sábado, 4 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Diogo Morais, Bartender, no Bar Nasoni, do Pestana Palácio do Freixo, Porto.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa, o Pedro Edgar do Porto, o Sérgio Vicente de Alvor, Portimão e o Bruno Costa do Faial, Açores.


Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


Na diversidade de informação, o vigésimo sétimo convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Diogo Morais, Bartender, no Bar Nasoni, do Pestana Palácio do Freixo, Porto.


Diogo Morais, apaixonou-se pelo bar muito jovem, quando no estudava Turismo, no secundário. Formou-se na Escola de Hotelaria do Porto onde tirou o curso de Restaurante / Bar, nível V.

Um estudioso do mundo bar e dos cocktails, procura constantemente adquirir mais conhecimentos para evoluir a nível pessoal e profissional.


Diogo Morais, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Bar Nasoni, do Pestana Palácio do Freixo, Porto, há cerca de 2 anos e meio.


Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender. Neste momento estou como barman no Pestana Palácio do Freixo onde assumo maioritariamente o papel de barman principal.


Diogo Morais, fala-nos sobre a tua formação?

Em relação a minha formação, iniciei no 10°-12° o curso de Técnico de Turismo, tendo aí iniciado o meu percurso em hotelaria, onde ganhei o bichinho de bar, durante o meu estagio no bar, do hotel Sheraton, no Porto.

Após ter finalizado o secundário, fui para a EHTP frequentando o curso de Restauração e Bebidas lvl 5, onde aprendi vários elementos essenciais na hotelaria não só de bar, mas de quase todas as funções em volta.

No final do curso, optei por fazer o meu estagio no Tivoli Marina, em Vilamoura. Onde tive contacto com um tipo de cliente que a meu ver se enquadra mais no meu tipo de serviço, tendo evoluído essencialmente o meu contacto com o cliente e mais algumas qualidades referentes a cocktails. 


Atualmente continuo a minha formação, mas infelizmente este ano iria ser o ano onde iria investir em mais formações certificadas nacionais e internacionais, mas terei de esperar um bocado mais.

Diogo Morais, faz uma breve descrição do Bar Nasoni?

O Bar Nasoni é um local cheio de história e esplendor. A sua arquitetura remonta ao século XVIII, tendo o bar herdado o nome do seu projetista, Nicolau Nasoni. Todos os mais ínfimos detalhes representam o esplendor da arte barroca.


Qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo é o “Love Potion”, espero que gostem.

Breve história…

Decidi apresentar um cocktail criado por mim e pelo meu chefe de bar José Almeida chamado “Love Potion”. O nome foi inspirado no gin “Amicis” que provém do termo “Amicci”, que significa “amigos” em italiano, representando a nossa paixão pelo bartending. Criado com o intuito de celebrar o “Dia dos Namorados” nada melhor do que relembrar uma época de muito amor e felicidade.


O “Love Potion” é da cor do amor com pequenas notas provenientes de especiarias, brilhando durante toda a experiência de degustação. Utilizamos “Amicis” por ser um gin destilado a partir de 14 notáveis botânicos entre eles flor de carqueja, noz, erva santa-maria, mel e citrinos. A utilização das rosas na infusão tem como finalidade atribuir uma nota mais floral e o toque das pimentas representam o espinho presente na flor. A lima adiciona um toque cítrico à laranja bravia da Beira Baixa utilizada na destilação do “Amicis”. O “St. Germain” devido à sua fácil harmonização e o seu doce natural proveniente da destilação do sabugueiro, concede o equilíbrio final.

Por fim, a utilização da gasificação da “7UP” e os glitters como tendência para este ano, adicionam glamour adicional ao cocktail.


Love Potion by Diogo Morais & José Almeida

Ingredientes:

5cl Infusão do Gin “Amicis” com Pimenta Rosa, Pimenta-de-Sichuan e Pétalas Rosa.
2cl Frutos Vermelhos macerados (Se possível retirar o mosto previamente)
1cl Sumo de Lima
2cl Licor de Sabugueiro “St. Germain”
Sevenup (7UP) TOP-UP
Glitter cinzento

Método de Preparação: macerar bem os frutos vermelhos, colocar a infusão, o sumo de lima e o licor no shaker.

Após agitar (shake shake shake), fazer double-strain para uma taça de champanhe previamente gelada.

Adicionar uma colher de bar de glitter cinzento e misturar bem até se observar o composto em constante rotação brilhando.

Para terminar fazer top-up com Sevenup (7UP).

Garnish: Framboesa, mirtilo e micro verdes de cidreira.


Diogo Morais, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Infelizmente vivemos uma fase muito complicada nas nossa vidas e a conjuntura atual necessariamente afetou o nosso setor. Muitos de nós vemo-nos impossibilitados de exercer as nossas funções com o habitual profissionalismo e orgulho.


Acredito vivamente que melhores dias virão, pois todos sabemos que haverá sempre alguém que necessite e que dê realmente valor ao que a arte de bar transmite e dá a experiênciar.

Até lá podemos sempre planear um regresso às nossas funções em grande, com muitas novidades e experiências inovadoras para dar aos nossos clientes que aposto que tanto anseiam.

Diogo Morais, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: