domingo, 12 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: é Cristiano Guerreiro, Head Bartender, OPIUM Lounge, em Dublin, na Irlanda.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Estamos a viver um momento de grande apreensão, mais de 23 mil pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 600 mil colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal.

#fiqueemcasa

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


Na diversidade de informação, a trigésimo oitavo convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Cristiano Guerreiro, Head Bartender, OPIUM Lounge, em Dublin, na Irlanda.

Cristiano Guerreiro, começou a trabalhar como Barman, no Aloha Bar, na Praia da Rocha, Portimão.

Autodidacta, o Cristiano, ainda em Portugal, dedicou-se ao estudo de temas relacionados com o bar, em particular dos cocktails.


Cristiano Guerreiro como tem sido o teu percurso profissional na Irlanda?

Em 2015, à procura do meu bem-estar e evolução profissional, decidi vir viver e trabalhar, em Dublin, na Irlanda, onde começei a trabalhar como Barback, no Fire Restaurant and Lounge and THE Mansion House.

Com muito trabalho, estudo e dedicação, passados 6 meses de formações e workshops dados pela empresa, passei a ser Bartender.


Em 2017 foi me oferecida a proposta para trabalhar para a segunda maior empresa de hotelaria da Irlanda (THE Mercantile Group).

Comecei na abertura de um espaço chamado NoLIta (North Little Itally), que tinha como ideia ser um espaço com estilo Nova Iorque, mas que serve comida Italiana.


Dois anos depois fui convidado pela mesma empresa, mas noutro espaço para ser Head Bartender. É foi aí que vim para ao “Opium”.


O Cocktails & Mistura Fina sabe que tens investido na tua formação pessoal e profissional e tens participado em varias formações…

Fala-nos um pouco sobre…

Aprendi bastante aqui na Irlanda.

Tenho participado constantemente, em workshops e formações pelas dadas por empresas e destilarias locais, como por exemplo, a Jameson, a Teeling e mais recentemente Roe & Co., um whisky criado pela Diageo, o que tem permitido adquirir mais conhecimentos e as ferramentas para o meu desempenho profissional.


Cristiano Guerreiro, qual o teu actual local de trabalho?

O meu actual local de trabalho é no OPIUM Lounge, em Dublin, na Irlanda.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Head Bartender.


Faz uma breve descrição do OPIUM Lounge?

OPIUM Lounge é a casa dos vibrantes sabores Asiáticos, com Restaurante, Cocktail Bar, Jardim Botânico, Rooftop Terrace e ainda uma Discoteca.

Ao visitar-nos prepare-se para viver a vida mais ousada, em Opium, na Wexford Street, em Dublin, onde pode explorar os sabores do Oriente, pois o Opium combina inspiração do Vietnam, da Tailândia e do Japão.


Pode também mergulhar nas cores de um local noturno o Opium, e deliciar-se com coquetéis espetaculares, no nosso Lounge ou escapar-se para o tranquilo e deslumbrante Jardim Botânico.


Cristiano Guerreiro, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo é o Lady Dragon.

Breve historia…

Ao participar num evento da KETEL One, onde teríamos que recriar um cocktail, de entre os 3 cocktails (Moscow Mule, Expresso Martini e Bloody Mary) optei por escolher fazer um twist no Bloody Mary pois penso que este “cocktail” começa a ficar esquecido nos dias de hoje.


Como o bar onde trabalho é de sabores Asiáticos decidi juntar um schrub caseiro de Pitaya, para dar textura e paladar ao cocktail, mas ainda pelo seu benefício para a nossa saúde.

Fiz então uma infusão de Chillies, Gengibre e Tomate, com a Vodka Ketel One pelo período de 6 dias.

E assim nasce o cocktail Lady Dragon, espero que gostem.


Lady Dragon by Cristiano Guerreiro

Ingredientes:

40ml de Vodka Ketel One (infusionada com chillies, Gengibre e tomates cereja.)
15 ml de Cognac Hennesey
20 ml de Sumo tomate
20 ml de Sumo limão
40 ml de Schrub de fruta do Dragão (Pitaya)

Método de preparação:

Juntar todos os ingredientes no shaker e agitar vigorosamente.

Utilizar a técnica Double strain e verter para o copo.

Decoração: toranja desidratada ou mesmo uma fatia de pitaya.


Cristiano Guerreiro quais os projectos que tens para o futuro?

Sim o meu objectivo a curto prazo é de me tornar Bar Manager e a longo prazo gostaria de abrir o meu próprio cocktail bar.


Cristiano Guerreiro, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Desejo que esta pandemia acabe depressa, para bem de todos nós.

Aqui em Dublin todos os Bares e Pubs encontram-se encerrados como outras actividades económicas, até mesmo, o grande Festival (St. Patricks Day) foi cancelado devido a este enorme monstro que é o Covid-19.

Vamos-nos unir e ajudar para que brevemente possamos voltar todos a trabalhar e a fazer o que mais gostamos.

Muita Força!


Cristiano Guerreiro, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras.


Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto, o André Almeida, de Braga, do Renato Pires de São Brás de Alportel, Algarve, o Frederico Gonçalves, de São Miguel, Açores, a Debora Santos do Funchal, Madeira, o João Estevam de Tenerife, nas Canárias, Espanha, o Fernando Santos de Lisboa, o Hélder Ferreira de Santa Maria da Feira, o Paulo Pereira de Arganil, o Luís Lopes, de Lagos, Algarve e o António Saldanha de Oliveira de Copenhaga, Dinamarca.

Muito obrigado a todos!!!

Sem comentários: