segunda-feira, 13 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: é Gustavo Maya, Formador / Master Distiller / Master, Mixologist, no Amaka Gin, de Oliveira do Bairro.

Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.




Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.


Estamos a viver um momento de grande apreensão, mais de 23 mil pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 600 mil colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal. 


#fiqueemcasa 


Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional. 


Obrigado!




Na diversidade de informação, a quadragésimo convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Gustavo Maya, Formador / Master Distiller / Master, Mixologist, no Amaka Gin, em Oliveira do Bairro.


Tenho acompanhado o extraordinário trabalho de Gustavo Maya, na formação de grandes profissionais, motivando-os e transmitindo os seus conhecimentos acerca do mundo do bar e dos cocktails.


Gustavo Maya tem vindo a contribuir de forma decisiva com as formações ministradas para incentivar os mais novos a progredir na sua carreira profissional.



Recentemente publicou o livro de Cocktails Angolanos, destinado a Angola, tendo por objectivo ser um Manual Técnico, que possibilite a partilha do conhecimento, contribuir para esclarecer o publico, em geral, bem como para os futuros e profissionais de bar / restaurante. Esta acção espelha bem o profissionalismo e paixão de que é dotado Gustavo Maya.



Além destes feitos criou o Amaka Gin, do qual é o Master Distiller / Master Mixologist da empresa.




Gustavo Maya qual o teu local de trabalho?


O meu local depende da atividade que estiver a desempenhar, assim posso dizer que trabalho, no Amaka Gin, na Angola Bartenders School, na Formação e Consultoria e no Hotel Paraíso.




Qual a função que desempenhas?


Desempenho a função de Master Distallery / Master Mixologist na empresa Amaka Gin, Formador e Consultor da Angola Bartenders School, em Angola, em Portugal também dou algumas formações e consultoria quando solicitado tanto em Bares e Restaurantes para o seu próprio Staff, como também em outras entidades relacionadas como o ensino.




Sou ainda o Supervisor de Restaurante e Bar, do Hotel Paraíso, em Oliveira do Bairro.

#umcocktailemcasa, #fiqueemcasa, #amakagin, #gustavomaya.


Gustavo Maya, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina? 

O cocktail que recomendo é o Amaka Tiramisu. 

Este Cocktail foi criado durante a minha quarentena, é um Tiramisu bebível, aromatizado com Amaka Gin, uma proposta que qualquer pessoa pode fazer em casa. Espero que se deliciam com o cocktail Amaka Tiramisu.


Amaka Tiramisu 

Ingredientes: 

1 Colher de Sopa de Queijo Mascarpone 
2 cl ou 2 Colheres de Sopa de Leite Condensado 
2 cl ou 2 Colheres de Sopa de Licor Creme de Whisky 
5 cl ou 5 Colheres de Sopa de Café 
2 cl ou 2 Colheres de Amaka Gin 



Método de preparação: 

No liquidificador colocar todos os ingredientes, adicionar gelo.

Verter para o copo. 

Decorar: polvilhar com chocolate em pó. 



Gustavo Maya quais os teus projectos para o futuro a nível pessoal e profissional? 

Ainda tenho alguns projectos para acabar sim, como por exemplo a continuação do meu Amaka Gin, que era para ser lançado em principio de meados de março, o Amaka Gin, desta feita com o Kiwi Amarelo, Kiwi Vermelho e o Kiwi Baby, mais 3 tipos de Amaka Gin com sabores diferentes. 



Estou neste momento acabar mais um Livro de Bar, que no fundo é um tipo de caderno Prático de Bar, que vai desde a Cafetaria de Bar, Bebidas Simples e Cocktails Clássicos, para lançar em Angola, afim de dar oportunidade a todos as pessoas e principalmente aos Profissionais para combater as imensas lacunas que ainda existem, no país irmão. 



E claro não vou ficar por aqui…ainda tenho mais dois projectos que ainda não os posso divulgar neste momento, já que o segredo Profissional é muitas vezes estarmos calados, para tudo correr da melhor maneira. 



Gustavo Maya, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19? 

É uma crise recente e nova no Mundo e grave, é sem dúvida que este vírus nos vem dar uma lição moral a todos nós, devemos meditar e refletir neste momento, dar ainda mais valor às pequenas coisas que antigamente nos fugiam no stress do dia a dia, em que muitas vezes nos faltava tempo para o que era mais importante. 



Tenho a certeza que vai passar rápido e vamos voltar ao que nós éramos, mais vamos pensar que esta foi uma grande lição de VIDA para muita gente. 

É só esperar pelo seu tempo…. E vamos até lá FICAR EM CASA, até tudo ficar na normalidade. 



Gustavo Maya, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde. 

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras. 

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto, o André Almeida, de Braga, do Renato Pires de São Brás de Alportel, Algarve, o Frederico Gonçalves, de São Miguel, Açores, a Debora Santos do Funchal, Madeira, o João Estevam de Tenerife, nas Canárias, Espanha, o Fernando Santos de Lisboa, o Hélder Ferreira de Santa Maria da Feira, o Paulo Pereira de Arganil, o Luís Lopes, de Lagos, Algarve, o António Saldanha de Oliveira de Copenhaga, Dinamarca o Cristiano Guerreiro de Dublin, na Irlanda e o Tiago Jorge, de Reykjavik, na Islândia.

Muito obrigado a todos!!!

1 comentário:

Unknown disse...

Grande Gustavo, forte abraço