terça-feira, 7 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Frederico Gonçalves, Bartender, no The Gardener Bar, Terra Nostra Garden Hotel, nas Furnas, São Miguel, Açores.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Estamos a viver um momento de grande apreensão, mais de 22 mil pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 500 mil colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal.

#fiqueemcasa

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto, o André Almeida, de Braga e o Renato Pires de São Brás de Alportel, Algarve.


Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


Na diversidade de informação, o trigésimo primeiro convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Frederico Gonçalves, Bartender, no The Gardener Bar, Terra Nostra Garden Hotel, nas Furnas, São Miguel, Açores.

Frederico Sousa, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no “The Gardener Bar, no Terra Nostra Garden Hotel, nas Furnas, em São Miguel.

O Terra Nostra Garden Hotel, situa-se dentro de um jardim botânico fantástico, cheio de pureza, flores e piscinas termais.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Barman de 1ª.


Breve descrição do THE GARDENER…

“Rodeado pelo forte envolvente do Parque Terra Nostra, o The Gardener apresenta uma carta cheia de fantásticos cocktails, entre eles, o delicioso Passion Mint e o Lazy Days.

Acompanhe estas refrescantes bebidas com uns verdadeiros snacks entre eles o delicioso hamburguer de novilho em bolo lêvedo.

O The Gardener é, sem dúvida, uma promessa de bem-estar, de tranquilidade e sobretudo de exclusividade para os seus clientes. Aberto ao público e a hóspedes.”. In https://terranostra-gardenhotel.com/index.php#.


Frederico Gonçalves, apresenta-te aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Sou Frederico Sousa, tenho 26 anos, e neste momento sou um apaixonado pela aprendizagem da vida de Barman.

Sou dos Açores, da ilha de São Miguel, e vivo na freguesia de Furnas que se situa dentro de um vulcão adormecido.


Estudei, desporto, no entanto pelo gosto que criei por esta profissão, decidi apostar na minha formação e frequentei vários cursos em diversas escolas de bar, os quais se tornaram uma mais valia para a minha evolução profissional.

Quais as formações que destacas?

As que destaco foram as feitas na Bartending Project, de Luca Ciapponi, onde   fiz os cursos de Cocktail Art, o Bar chef mixology, o Mixologia modernan, Bartending sustentável e Bar Manager, no Algarve.


Frederico Gonçalves, que projectos tens para o futuro?

Criei recentemente uma página de “Cocktails & Natureza”, na rede social Instagram onde partilhe toda a minha paixão por esta área e pelo meu meio envolvente.

A minha página tem como tema, “Azores Bar Adventure “, fazendo ligação entre a “Natureza e os Cocktails”, nos melhores trilhos / paisagens, de São Miguel.



Ou seja, tenho como projetos para o futuro é simplesmente continuar a adquirir conhecimentos quer na vida de bar ou Hotelaria, estar cada vez mais presente no mundo do Bar e desenvolver cada vez mais o meu trabalho nas minhas páginas e no meu local de trabalho.


Frederico Gonçalves, qual o cocktail, que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo é o Negroni, para além de ser o meu clássico favorito achei interessante dar um twist não no cocktail, mas sim no gelo que utilizei.

Breve historia…

Para quem não sabe, nas Furnas existem inúmeras nascentes de águas gaseificadas e lisas com aromas diferentes e então fui buscar as Caldeiras das Furnas a famosa “água azeda “(água com gás e com um intenso sabor a ferro) e fiz umas pedras de gelo translúcido e com toda a beleza do meio e que me situava criei o NEGRONI.


Negroni

Ingredientes:

3cl Martini Robino
3cl Gin Mare
3cl Campari

Método de preparação: juntar todos os ingredientes no Mixing Glass, efectuar um “Stir “mais longo para diluir um pouco mais o gelo e intensificar o sabor da água no cocktail.

Com a técnica strain verter a bebida sobre o Gelo de “água azeda “, por fim adicionar uma “flor da lantana “ou “cambará “para dar uma cor extra ao Negroni.


Frederico Gonçalves, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Estamos sem dúvida a passar por uma tragédia nível mundial, é preocupante as próximas temporadas, claro, mas somos por natureza e um povo trabalhador e acho que vamos dar a volta por cima, voltar mais fortes e com mais vontade de acolher, servir e proporcionar momentos muito bons com os nossos cocktails.


Não sair de casa é uma enorme ajuda para todos, e agora é tempo de cuidar de nós e dos nossos.


Abraço e Obrigado pelo convite.

Frederico Gonçalves, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: