sábado, 11 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: é António Saldanha de Oliveira, Beverage Manager, no Nimb Hotel / Tivoli Gardens, em Copenhaga na Dinamarca.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Estamos a viver um momento de grande apreensão, mais de 23 mil pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 600 mil colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal.


#fiqueemcasa

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


Na diversidade de informação, o trigésimo sétimo convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é António Saldanha de Oliveira, Beverage Manager, no Nimb Hotel / Tivoli Gardens, em Copenhaga na Dinamarca.

António Saldanha de Oliveira, é um profissional de excelência onde o detalhe e a qualidade é a parte sublime da hospitalidade. A arte de bem receber está bem patente na sua personalidade!

Prezo a sua amizade…


António Saldanha de Oliveira, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Nimb Hotel / Tivoli Gardens, em Copenhaga.

Qual a função que desempenhas?

A função que desempenho é de Beverage Manager.

Como Beverage Manager tenho a meu encargo 4 bares - The Main Grand Piano Bar, Lobby bar, Rooftop Bar and a Restaurant bar.

Para alem disso dou suporte de operações a todos os 5 restaurantes do Hotel e ao departamento de eventos que faz eventos desde 20 a 3000 pessoas.


António Saldanha de Oliveira, faz uma breve descrição do Hotel Nimb?

Hotel Nimb é um pequeno hotel de luxo no coração de Copenhaga, parte do famoso e o segundo mais antigo parque de diversões do Mundo, Tivoli Gardens.

Nimb não é apenas um hotel, tem um legado pesado e é um grande ponto de referencia para a Dinamarca.

Inspirado pela família Nimb, que foi umas das mais importantes e respeitadas famílias de restauração do País, abrindo o Restaurant Nimb em 1909 exatamente na mesma localização onde hoje o Hotel está localizado.


Hotel Nimb abriu oficialmente em 2009 respeitando a fachada original que é uma replica 1:16 do Taj Mahal, em memoria ao mercado arábico que estava no mesmo local aquando da abertura do Tivoli Gardens em 1843.


Rapidamente após a abertura Nimb ganhou a reputação como um dos melhores hotéis de luxo do Mundo e ganhou o prémio de melhor Hotel de luxo no Mundo em 2015.


No mesmo ano veio na lista de top 40 hotéis do Mundo pela Conde Nast traveller.

Em 2019, entre uma grande lista, Nimb foi galardoado na "Gold List" da Conde Nast traveller como um hotel líder dentro dos melhores hotéis no Mundo sendo o único selecionado no Norte da Europa.


Nimb. é um hotel exclusivo com 39 quartos. Em contrapartida tem uma operação de F&B incrível, com 5 restaurantes 4 Bars, uma piscina no Rooftop, Spa & Wellness e mais de 12 localizações para eventos e salas de reunião.

Mais do que estadias, o Hotel Nimb oferece experiências e um dos maiores focos são as ofertas de comida e bebida únicas.


António Saldanha de Oliveira, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail recomendo é o “Little Mermaid”, espero que gostem.

Breve historia…

Porquê o Cocktail Little Mermaid?

Porque foi o primeiro cocktail no qual trabalhamos para desenvolver o nosso mais recente "Fairytale menu" teve um processo criativo de 8 meses e um desenvolvimento de mais de 3 meses.


Este cocktail diz-me muito porque foi talvez o maior desafio visto o que queríamos atingir com o "flavour profile" e a apresentação ao cliente.


Little Mermaid

Ingredientes:

50ml Absolut Elyx vodka
60ml Spirulina coconut water*
15ml Óleo saccharum lima
30ml Sumo de lima
40ml Sumo de líchia

Método de preparação:

Adicionar todos os ingredientes num mixing glass, efectuar um stir de aproximadamente de 20 vezes.

Após isto, fazer um strain, para o copo.

Garnish: uma rama de aneto fresco ou se em época, salicórnia.

Como preparar a “Spirulina coconut water” …

Infusionar em 300 ml de agua de coco, 0,5 gramas de pó de espirulina.

Espirulina é um pó de algas marinhas e considerado uma super food pelas suas propriedades regeneradoras.


Infusão a “room temperature” por 20 minutos, após isso, filtrar com um filtro de café a mistura. Irá ocorrer uma transformação da cor da mistura de um verde marinho para um azul marinho cristalino.

Todos os cocktails neste menu foram criados de forma e ter vários tipos de maneirismos na apresentação do cocktail. Neste caso nos servimos o cocktail numa concha marinha e o sumo de lima é servido à parte pelo cliente. Isto porque toda a mistura do cocktail leva antes uma infusão de butterfly pea flower para reforçar a cor marinha do cocktail e fazer com que ocorra uma mudança de cor aquando da adição do sumo de lima no cocktail para uma cor roseada.


“There’s something about serving people... that you just can’t explain...

The smiles in their faces, the reactions, the gratitude, the connection, the experience, the relationship... they pay off all the late nights, all the back pains, all the swollen feet.
Because being of service is one of the most humble and empowering virtues a human can have.”


António Saldanha de Oliveira, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Não posso deixar de mencionar esta situação que estamos a sofrer devido à pandemia do COVID-19, especialmente atacando a industria de hospitalidade e restauração.

De uma coisa tenho certeza, nós vamos sair desta. O Mundo já passou por bem pior e sobreviveu prosperamente.

Preocupa-me muito os colegas de industria em situações menos favoráveis, sujeitos a perder os seus empregos e ate mesmo os seus empreendimentos.
Quero deixar uma mensagem para meus colegas de industria e principalmente aquelas pessoas que perderam os seus trabalhos ou que se sentem em possível situação de serem dispensados:


Façam um favor a vocês mesmo e tornem-se indispensáveis. Como fazer isso?

Estudem e desenvolvam. Desenvolvam as vossas capacidades, desenvolvam o vosso conhecimento para outras áreas como principalmente economia e gestão, especifica para F&B, desenvolvam conhecimento na área, não só coquetelaria mas também vinho, serviço de mesa, hospitalidade, espíritos, ciência e química que envolva processos de produção e destilação de produtos que estão nos vossos bares.


Para além disso, sejam polivalentes e desenvolvam outras skills que possam vir a ser de uso, especialmente se algo deste género acontecer novamente e atacar a nossa industria. Desenvolvam capacidades como design, construção de um bar ou restaurante, conhecimento de manutenção de maquinaria desde maquina de café a maquinas de gelo e afins. Nunca sabem quando irão precisar desse conhecimento e caso queiram, podem sempre saltar e trabalharem com um dos vossos fornecedores/parceiros ou até mesmo fazer as vossas próprias consultorias com o conhecimento adquirido.


António Saldanha de Oliveira, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras.


Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto, o André Almeida, de Braga, do Renato Pires de São Brás de Alportel, Algarve, o Frederico Gonçalves, de São Miguel, Açores, a Debora Santos do Funchal, Madeira, o João Estevam de Tenerife, nas Canárias, Espanha, o Fernando Santos de Lisboa, o Hélder Ferreira de Santa Maria da Feira, o Paulo Pereira de Arganil e o Luís Lopes, de Lagos, Algarve.

Muito obrigado a todos!!!

Sem comentários: