terça-feira, 14 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: é Igor Monteiro, Bartender, Five Seas Hotel Cannes, em Cannes, na França.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Estamos a viver um momento de grande apreensão, mais de 23 mil pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 600 mil colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal.

#fiqueemcasa


Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


Na diversidade de informação, a quadragésimo primeiro convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Igor Monteiro, Bartender, no Five Seas Hotel Cannes, em Cannes, na França.

Igor Monteiro, é um jovem profissional em evolução, disponível para participar em iniciativas, que o possibilitam a sua valorização pessoal e profissional, bem como para implementar os seus conhecimentos e adquirir as ferramentas necessárias para um perfeito desempenho da sua função.


À procura de melhores condições de trabalho e de vida, partiu para França.

Igor Monteiro, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Five Seas Hotel Cannes, França.


Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.


Igor Monteiro faz uma breve do Five Seas Hotel Cannes.

É um Hotel 5 ***** localizado na zona do Suquet, a dois passos da Croisette.
Um Hotel com 45 quartos e suítes, um Spa e um Rooftop onde se situa o "Le Roof", Restaurante Bistrô Chic e o Cocktail Bar onde trabalho.


Qual o tipo de serviço que praticam?

No Bar Lounge praticamos um serviço de 5*, mas com ambiente muito descontraído. Serviço maioritariamente de cocktails, clássicos com twists e criações.


Foco principal é a satisfação do cliente e por isso somos n°1 dos estabelecimentos de Cannes, em vários sites, tipo The Fork ou Booking.

Qual tem sido o teu percurso?

Iniciei no estabelecimento na função de Barman no mês de fevereiro deste ano e infelizmente apareceu este maldito vírus porque estávamos a fazer um início de época brutal.


Igor Monteiro, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Infelizmente não sou muito de tirar fotografias durante o serviço e por isso não tenho muitas, alem disso a minha carreira num cocktail bar "a séria" só começou a pouco tempo por isso não tenho muitas criações minhas, no entanto aqui vai.


O cocktail que recomendo é o “Portuguese Old Fashioned”.

Breve historia:

À uns anos atrás não era muito apreciador do nosso licor beirão. Com os amigos estávamos sempre a beber shots de whisky até que um dia me deram a provar um 50/50 de whisky e beirão e foi amor ao primeiro golo. Quando foi para criar um twist no “Old Fashioned” foi o primeiro aroma que me veio à cabeça.


Portuguese old fashioned by Igor Monteiro

Ingredientes:

50 ml de Whisky Red Label com infusão de canela e laranja
20 ml de Licor Beirão
2 Dashs de Old Fashioned Bitters / Orange Bitters

Método de preparação:

No Mixing Glass adicionar os ingredientes, gelo, efectuar um Stir.

Servir no copo on-the-rocks fumado com canela e laranja

Decoração: zeste laranja espremida (descartar), adicionar laranja desidratada.


Quais são os projectos para o futuro?

Há 11 anos atrás fui proprietário de um bar, em Portimão, o que me fez ter mais o bichinho de ser barman. Não correu como queria pois não tinha formação e decidi fechar e ir para a escola de hotelaria.

Um bar que estava perto da Alameda, em Portimão, numa rua paralela à rua do Comercio, o Bar Prós Copos😅😅.

Se na altura tivesse os conhecimentos que tenho hoje penso que ainda estaria aberto.


Foi difícil para mim conseguir entrar num bar depois da escola, mas nunca desisti e aos poucos lá consegui dedicar me completamente ao bar, efectuar várias formações na Bartending Project, masterclass com o Nelson Bernardes, entre outras formações.


Mais tarde gostaria de abrir novamente um bar, com o meu irmão, Ivan Monteiro, que também é barman aí em Lisboa.



Igor Monteiro, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Este maldito veio numa altura em que estávamos a ter um inicio de época excelente. No entanto há que ser positivo e esta paragem obrigatória permite nos na mesma continuar a aprender, seguir várias masterclass e outras conversas iniciadas por vários colegas em Portugal, aqui em França e no mundo e ter tempo para refletir sobre o futuro.


Penso que maioria das pessoas tem seguido, e bem, esta fase de confinamento e quando voltarmos estaremos muito mais fortes. Avizinham se tempos difíceis para a indústria, mas unidos poderemos fazer a diferença.

Um abraço a toda a comunidade de bar de Portugal.

Agradeço esta oportunidade Mestre Guerreiro.


Um aparte conheci o Sr. Guerreiro, no concurso Flavors & Cinema á uns anos atrás na EHT de Faro, onde participei com a EHT de Portalegre, um grande abraço e boa continuação para seus projectos.


Agradeço por esta oportunidade em poder estar presente na sua rubrica.

Mais uma vez muito obrigado pela oportunidade de aparecer no seu Blog.


Igor Monteiro, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto, o André Almeida, de Braga, do Renato Pires de São Brás de Alportel, Algarve, o Frederico Gonçalves, de São Miguel, Açores, a Debora Santos do Funchal, Madeira, o João Estevam de Tenerife, nas Canárias, Espanha, o Fernando Santos de Lisboa, o Hélder Ferreira de Santa Maria da Feira, o Paulo Pereira de Arganil, o Luís Lopes, de Lagos, Algarve, o António Saldanha de Oliveira de Copenhaga, Dinamarca  o Cristiano Guerreiro de Dublin, na Irlanda, o Tiago Jorge, de Reykjavik, na Islândia e o Gustavo Maya de Oliveira do Bairro.

Muito obrigado a todos!!!

Sem comentários: