terça-feira, 7 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Renato Pires, Formador / Bartender, no Agrupamento de Escola José Belchior Viegas (São Brás de Alportel) e na Escola Secundária de Loulé.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Estamos a viver um momento de grande apreensão, mais de 22 mil pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 500 mil colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal.

#fiqueemcasa

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto e o André Almeida, de Braga.



Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


Na diversidade de informação, o trigésimo convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Renato Pires, Formador / Bartender, no Agrupamento de Escola José Belchior Viegas (São Brás de Alportel) e na Escola Secundária, de Loulé.


Renato Pires, nasceu em Loulé decorria o ano de 1977, no entanto é São Brás de Alportel, que traz no coração. Um profissional de mão cheia, um estudioso do mundo do bar, sempre disponível para partilhar os saberes com todos os que pretendem evoluir nesta profissão.


Renato, é um dos mais premiados Bartenders de Portugal, com as suas participações tem honrado os profissionais de bar portugueses além-fronteiras, com o apoio incondicional da Associação Barmen do Algarve / Portugal.


A sua paixão pelos cocktails é a sua imagem de marca.


Renato Pires, qual o teu local de trabalho?

Atualmente trabalho no Agrupamento de Escola José Belchior Viegas (São Brás de Alportel) e na Escola Secundária de Loulé.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Formador, quer no Agrupamento de Escola José Belchior Viegas (São Brás de Alportel) onde sou Formador de Restaurante e Bar, do Curso de Educação e Formação e Delegado de Grupo dos Técnicos Especiais, quer na Escola Secundária de Loulé, onde sou Formador de Restaurante e Bar, do Curso Profissional Técnico de Restauração e Bar.


Qual tem sido o teu percurso, em termos da tua formação profissional?

Iniciei o meu percurso profissional, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro) ingressando no Curso de Restauração e Bebidas no ano de 1994, o qual me deu todas as bases para seguir a profissão que escolhi a restauração em particular o bar.


Certo da importância da formação, para poder evoluir pessoal e profissional, implementei a mesma frequentando várias formações entre as quais destaco:

Curso de Escanção (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve)

Curso de Higiene e Segurança Alimentar (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve)

Curso de American Bartending (Cocktail Academy)

O que me permitiu alargar os meus conhecimentos sobre as diversas temáticas e de extrema importância para o perfeito desempenho da minha profissão.


Qual tem sido a tua experiência profissional na Restauração?

Ao longo da minha atividade profissional tive a oportunidade de trabalhar, em várias unidades hoteleiras da região do Algarve, com experiências muito positivas, das quais destaco:

- Vilar do Golf
- Hotel Dª Filipa
- Hotel Faro
- Hotel Quinta do Lago
- Clube Casa do Castelo
- Galeria Bar Património
- Gecko Clube


E no que refere à tua actividade como Formador?

No que se refere à atividade como Formador, tenho o privilegio de desempenhar esta função, da qual gosto muito, partilhando os meus conhecimentos, com todos aqueles que pretendem adquirir as ferramentas necessárias, para um bom desempenho na sua atividade profissional. Sinto-me honrado por ter contribuído para o crescimento pessoal, escolar e profissional de muitos jovens, bem como, para uma qualidade de serviço que pretendemos que seja de excelência.


Como Formador leccionei em varias instituições tais como:

         - Formador de Bar Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)
- Formador Técnicas de serviço de Bar (Programa + Algarve)
- Formador Organização e Gestão de Serviços de Catering Associação Vicentina
- Formador Técnicas de Serviço de Bar (Engiárea) (Hotel Alto Lido - Funchal)
- Formador Técnicas de Serviço de Restaurante/Bar (Cruz Vermelha Portuguesa Tavira)
- Formador Serviço de Restaurante e Bar (I.E.F.P. Olhão)
- Formador Técnicas de Serviço de Restaurante (Programa Melhor Restauração)
- Formador Serviço de Bar Curso EFA Partnerhotel (Portimão)
- Formador Serviço de Bar Inovinter (Vila Real de Santo António)
- Formador Curso de Restaurante e Bar Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
- Formador Curso de Restaurante e Bar Agrupamento de Escolas Albufeira
- Formador Curso de Restaurante e Bar Agrupamento de Escolas Jorge Augusto Correia
- Formador Curso de Restaurante e Bar Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.


Renato Pires, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Recomendo a minha última receita “Puro branco Lusitano”, um cocktail que visa homenagear o cavalo de origem portuguesa, claro está, que o nome tem origem na decoração. Sem dúvida um excelente digestivo, fresco, harmonioso, perfeito para um final de refeição.


“Puro branco Lusitano” by Renato Pires

Ingredientes:

1 cl. Clara de ovo
1 cl Sumo de romã
2 cls Sumo de limão
1 cl Xarope de pepino Monin
1 cl Puré de morango Monin
1 cl Xarope de grenadine
4 cls Gin Sul.


Método de preparação:

No shaker adicionar os ingredientes, gelo. Agitar vigorosamente e verter para a taça.

Decoração: Physalis, baunilha, nabo, tomilho, amêndoa e perpetua roxa.


Renato Pires, o Cocktails & Mistura Fina sabe das excelentes capacidades na arte de criar e decorar os cocktails. 

Quanto à participação em vários concursos de cocktails a nível nacional e internacional, quais os que destacas e que classificações?

Resultado de muito trabalho, estudo e dedicação, felizmente tenho tido o reconhecimento por parte dos jurados e obtido honrosas classificações. Aqui vos deixo algumas participações:


-Campeão Nacional de cocktails ano de 2002 no Funchal, ficando apurado para o campeonato mundial que se realizou na Eslovénia no mesmo ano.

 -Campeão Nacional de cocktails ano de 2004 em Albufeira, ficando apurado para o campeonato mundial que se realizou nos Estados Unidos (Las Vegas) no mesmo ano.

-Vice-Campeão Nacional de cocktails ano 2013, em Albufeira.

-3ºClassificado Concurso Nacional de cocktails ano 2015, no Funchal.

-Vice-Campeão Nacional de cocktails ano 2018, noFunchal.

-Vice-Campeão Nacional de cocktails ano 2019, em Loulé.


-Participação no I Campeonato Ibero-Norteamericano realizado em Tenerife no ano de 2015, obtendo o 2º lugar a nível mundial.

-Participação no XXII Congresso e Campeonato Panamericano de cocktails realizado em Havana no ano de 2018.

-Participação no XXIII Congresso e Campeonato Panamericano de cocktails realizados no Panamá no ano de 2019.


Projetos profissionais para o futuro…

Continuar na formação profissional! 

Renato Pires, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Estamos perante uma crise nova, séria, grave e sem precedentes. Cada um de nós é parte da solução. Sem dúvida que este vírus nos vem dar uma lição de solidariedade e união, devemos refletir e dar mais valor às pequenas coisas que nos fugiam no stress do dia a dia, em que nos faltava tempo para o mais importante, a relação com os outros, com a natureza, com os animais…


Este vírus não nos vencerá, estou certo, a esperança e a fé serão mais fortes.

Quanto ao futuro principalmente da hotelaria e do bar em particular, estou certo de que tudo faremos para voltar ao que éramos até pouco tempo atrás. Somos um destino ímpar, recheado de qualidade e de bem receber. A par disso temos excelentes profissionais e ótimos alunos que anseiam a ingressão na carreira.


Renato Pires, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: