domingo, 5 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Bruno Costa, Barman, na “Drink Lovers”, na Ilha do Faial, Açores.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa, o Pedro Edgar do Porto e o Sérgio Vicente de Alvor, Portimão.


Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


Na diversidade de informação, o vigésimo sexto convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Bruno Costa, Barman, na “Drink Lovers”, na Ilha do Faial, Açores.

Bruno Costa, é um profissional de bar e empreendedor, atento ao que rodeia procura promover a sua arte junto dos seus clientes quer sejam turistas, quer sejam habitantes da magnifica Ilha do Faial, nos Açores.

Bruno Costa, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é na “Drink Lovers”.

Qual a função que desempenhas?

Sou um pequeno empresário, e desempenho também a função de Barman.


Fala-nos um pouco desse teu projecto? 

Criei uma pequena empresa, a “Drink Lovers”, faço serviços de catering e também participo em eventos da rua onde o serviço que oferece é baseado em “Perfect Serves de Gins”.

Sinto-me apoiado por várias entidades e empresas.


Qual o teu Perfect Serve de Gin preferido?

O meu “Perfect Serve” preferido é o do Gin Tanqueray:

Ingredientes:

5 cl de Gin Tanqueray
20 cl de água tônica 1724
Uma zest de toranja
Meia fatia de toranja
E baga de zimbro.

Método de preparação:

Encha o seu copo balão com gelo.

Mexa bem o gelo até o copo ficar bem refrescado.

Retire a água em excesso com o seu strainer (ou coador).



Não se esqueça: um bom gelo é meio caminho para o sucesso e longevidade de um gin tónico. Bom gelo são cubos grandes e secos. Mau gelo é o gelo lascado próprio para uma caipirinha, por exemplo.

Aromatize o seu Tanqueray com meia fatia de toranja, com zest de toranja e com bagas de zimbro

Adicione 5 cl de Tanqueray, preencha com 20 cl de tónica 1724, deitando a tónica suavemente, para perpetuar o gás.

Finalize passando a colher pelo fundo do copo para misturar o álcool do gin com a água da tónica, que é sempre mais leve.

O seu Gin tónico está pronto.


Qual a tua formação a nível de bar?

Como formação de bar, estudei na Escola Profissional de Capelas, na Ilha de São Miguel, frequentei o curso Restaurante / Bar, e adquiri os conhecimentos para iniciar a minha atividade no mundo do bar.


Bruno Costa, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o “The Basil Blast”. Espero que gostem.

Breve história…

The Basil Blast é uma bebida atraente, de tonalidade verde-Hulk e um verdadeiro toque fresco, resultado da adição do manjericão fresco.

“The Basil Blast, é um cocktail que combina com um dia de verão sufocante, do tipo que deixa você arrastando padrões para a condensação na lateral do copo e sonhando acordado em mergulhar de cabeça em um lago frio.” 


The Basil Blast by Bruno Costa

Ingredientes:
60 ml de Gin
30 ml Sumo Limão
20 ml de xarope de açúcar
4-6 folha de manjericão

Método de preparação:

No copo do Boston Shaker introduzir as folhas de manjericão, o sumo de limão e o gin.

De seguida com um pilão macerar para extrair os óleos das folhas de manjericão. 

Introduzir gelo no Boston shaker e bater vigorosamente.

Verter para copo on the rocks utilizando a técnica de dupla colagem.

Decoração folha de manjericão


Bruno Costa, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Nesta fase complicada que vivemos atualmente, é importante referir que mesmo o coronavírus (Covid-19), veio para unir as pessoas e nada está acabado, temos que ter fé que tudo irá voltar à normalidade e que vamos voltar a fazer aquilo que mais gostamos, junto com aqueles que fazem parte da nossa vida.

No entanto o coronavírus está a mexer com a economia, os avisos aos turistas para não visitarem a nossa ilha, são bem vistos pelos hoteleiros, empresários e população cá da ilha onde vivo, o Faial, concordam com as medidas do governo, pois desta forma podem ajudar a Hotelaria e a economia da região.


Eu como Barman sei que vão ser dias difíceis, pois a situação em que estamos, devido à falta de clientes, na última semana em que trabalhei nem um cliente atendi, o que é compreensível neste momento, devido ao medo de estar em contacto com um elevado número de pessoas e correr o risco apanhar o vírus.

Espero que depois desta situação, as pessoas tomem mais cuidado, mas que não deixem de fazer as suas rotinas normalmente, e que possam voltar à Ilha, tomarem bom cocktail e apreciarem a nossa gastronomia.


Quero aqui deixar uma mensagem a todo mundo se cuidem, não saem de casa só para ir ver o mar, não ocupem as praias, não comprem todo o papel higiénico e latas de atum, em vez disso lavem frequentemente as mãos.

Fiquem em casa.

#Fiqueemcasa

Bruno Costa, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: