quinta-feira, 2 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Pedro Edgar, Bartender, do The George Gastro & Cocktail Bar, no Porto.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa e o Jil Murteira de Lisboa.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!

O vigésimo quarto convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é o Bartender, do The George Gastro & Cocktail Bar, no Porto.


Pedro Edgar, é um excelente profissional, com uma paixão enorme pelo bar e pelos cocktails em particular, sempre atento ás diversas formações que possam permitir a sua evolução.

O sonho comanda a vida e Pedro tem tudo para atingir seus sonhos.


Pedro Edgar qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no The George Gastro & Cocktail Bar, no Porto.
Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.


Pedro Edgar em termos de formação na área de bar, o que destacas?

Sempre apostei na minha formação com finalidade de obter os conhecimentos e ferramentas para o cabal desempenho da minha função, sou Técnico de Restaurante e Bar, com o qual terminei o 12º ano.

Implementei a minha formação com os cursos da Cocktail Academy by Paulo Ramos (Nível 3) e da Bartending Project (Bar chef Mixology), as quais me facultaram mais saberes, acerca do mundo do bar e me fizeram evoluir a nível pessoal e profissional.


Pedro Edgar fala-nos acerca do teu percurso profissional?

Sou nascido e criado no Algarve, aos 17 iniciei o meu percurso atrás do bar no Voxx em Portimão, onde estive 3 anos.

Entretanto dado que minha família trabalha na indústria do vinho há 35 anos e surgiu a oportunidade de iniciar um projecto junto do Chefe Rui Paula na abertura dos seus espaços hoteleiros DOC e DOP, onde até a data mantenho consideração máxima, porque foi ali que aprendi a respeitar o que faço.

Aos 25 anos viajei para NYC, onde exerci a profissão de bartender durante 3 anos.

Recentemente voltei para Portugal e encontro-me na cidade do Porto, a trabalhar na Sandeman, onde procuro continuar a aprender e evoluir como profissional.


Pedro Edgar faz uma breve descrição do The George Gastro & Cocktail Bar? 

Uma viagem pelo rio Douro, das montanhas até à foz, com raízes nortenhas num ambiente urbano:  esta é a proposta do The George Gastro & Cocktail Bar. 


Numa localização única junto ao rio Douro e com vista para a Ribeira, o The George apresenta os paladares típicos do norte do país com novas e irreverentes reinterpretações, acompanhados pelos melhores vinhos portugueses. A carta de cocktails apresenta uma variedade de criações originais e cocktails clássicos inspirados pelo vinho no Porto, num ambiente ímpar em frente ao rio.


Pedro Edgar, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o GOOD NIGHT & GOOD LUCK.

Este Cocktail tem assinatura directa de um cliente apaixonado que quando sentado no bar me diz " Ela é a melhor pessoa que já conheci" queremos algo para picar e não sei o que pedir para acompanhar, ela é charmosa elegante e por vezes é difícil entender o seu comportamento, talvez alguma coisa com rosas, mas não muito doce.

Depois de confecionado dirigi-me ao cliente e disse GOOD NIGHT & GOOD LUCK.

E assim nasce o nome deste cocktail elegante e complexo.


GOOD NIGHT & GOOD LUCK by Pedro Edgar

Ingredientes:

15ml agave
50ml sumo de toranja fresco infusionado com curcuma
5/6 bagos de pimenta rosa
15ml Chambord Liquor
20ml Patron Silver Tequilla
30ml Mezcal San Cosmo
4/5 Gotas Fee Foam Bitter

Decoração: toranja desidratada (opcional).

Pairing: Batatas doces polvilhadas com paprika

Método de preparação:

Dry shake e shake energicamente e usar a técnica double strain para um Globet previamente gelado e decorado com pimenta rosa🌹.


Que objetivos para o futuro…

A nível pessoal, entristece-me o facto de ao longo de todos estes anos de trabalho e dedicação de toda a indústria de bar, em Portugal não destacar um cocktail representativo clássico e da nossa cultura.

Temos grandes profissionais em Portugal e certamente este assunto já passou na cabeça de muitos, mas infelizmente nunca foi executado por ninguém, assim, a nível profissional a minha posição será no sentido de que um dia possamos receber qualquer amante de cocktails do mundo e pedir o um reconhecido clássico Português.


Pedro Edgar, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Neste momento difícil, importa que o nosso setor de posicione de forma pró-ativa, imbuído de um espírito de atenção, serenidade e de união entre todos.


“Gostaria de agradecer o honroso convite que me foi endereçado pelo professor Francisco Guerreiro em participar em sua rubrica Cocktails & Mistura fina.

Trata-se de uma iniciativa que gosto e acompanho diariamente, pela sua experiência profissional e partilha de conhecimento”

Obrigado

Pedro Edgar, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: