quinta-feira, 9 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Hélder Ferreira, Bar Manager, no Restaurante LAGO, no Europarque, em Santa Maria da Feira.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Estamos a viver um momento de grande apreensão, mais de 22 mil pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 500 mil colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal.

#fiqueemcasa

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!




Na diversidade de informação, a trigésimo quarto convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Hélder Ferreira, Bar manager, no Restaurante LAGO, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Hélder Ferreira qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Restaurante LAGO, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

Qual a função que desempenhas?

A função que desempenho é a de Bar Manager. Neste momento, e tendo em conta que iniciei funções recentemente, estou o trabalho está focado na reorganização do serviço de bar nos eventos promovidos pelo LAGO.


Faz uma breve descrição do Restaurante LAGO?

O Restaurante LAGO inspira o seu nome na extraordinária vista para o lago e jardins deste espaço.

É um restaurante conjuga vários espaços: Lounge, Bar, Restaurante e Esplanada com uma decoração moderna e requintada.


A experiência começa na receção personalizada a cada cliente acompanhada pela sugestão de um aperitivo, segue-se a apresentação da ementa e pratos de referência do restaurante, assim como, a sugestão do vinho ideal para acompanhar cada refeição. No final os clientes são convidados a saborear uma sobremesa e a usufruir do nosso espaço de bar com uma paisagem fantástica sobre o lago, e no qual poderão desfrutar de uma carta de bar que vai desde as bebidas mais simples aos cocktails de autor.


Os nossos serviços vão além dos pedidos à carta, este é o local perfeito para almoços ou jantares de família, reuniões, festas de empresa, casamentos, batizados ou comunhões.


Hélder Ferreira, sabe do teu empenho em te valorizares pessoalmente e profissionalmente, quais as formações que destacas?

Sim, acho de extrema importância a formação, daí ter ao longo da minha vida procurado obter mais conhecimentos e em adquirir as ferramentas necessárias para um perfeito desempenho, na minha atividade profissional.

Fiz várias formações com a Cocktail Academy by Paulo Ramos, Black Pepper & Basil, Bartending Project, Mr. & Mrs. Bartender, entre as quais destaco:

Na Cocktail Academy, fiz o nível 1 de Técnicas Americanas de Bar,

Na Black Pepper & Basil, fiz o “Balance”,

Na Bartending Project fiz o Cocktail Art, o Bar Chef Mixology, o Mixologia Moderna e Bartending Sustentável,

Na Mr & Mrs Bartender, fiz o Cocktail Signature e o de Working flair, bem como várias Masterclass,


Fiz também o Introdução ao Flair Bartending - nível 1, na Gimc Escola de Bar.
Como gosto de partilhar os meus conhecimentos, sou também formador certificado pelo IEFP.

Aconselho a todos que invistam na vossa formação, pois só assim podemos proporcionar um serviço de qualidade aos nossos clientes, proporcionar experiências, aumentar o volume de negocio e fidelizarmos os mesmos no espaço onde trabalhamos.


Hélder Ferreira, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que selecionei e recomendo é o «Fogaceira Minha».

Optei por pelo “Fogaceira Minha” tendo em conta vários fatores: a minha cidade (Santa Maria da Feira), a sua história e, por analogia, a situação que vivemos atualmente.

Breve história…

O cocktail nasce de uma tradição na cidade que remonta a 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que matou parte da população. Em troca de proteção, o povo, num voto ao mártir S. Sebastião, prometeu a oferta de um pão doce chamado fogaça (farinha, ovo, açúcar, canela, limão). A tradição foi quebrada durante 4 anos e a peste regressou. Desde então, esta tradição é realizada todos os anos ao dia 20 de janeiro, feriado municipal.

O nome do cocktail são as primeiras palavras do refrão do fado das fogaceiras.


«Fogaceira Minha» by Hélder Ferreira

Ingredientes:

40 ml Vodka
20 ml Licor de fogaça (home made)
20 ml Xarope de fogaça (home made)
20 ml Solução cítrica
Clara de ovo
5 Gotas de Bitter de chocolate

Método preparação:

Num shaker colocamos todos os ingredientes com exceção do bitter de chocolate.

Agitamos vigorosamente.

Fazemos double strain para uma coupette previamente gelada.

Por fim, adicionamos 5 gotas de bitter de chocolate.


Hélder Ferreira quais os projectos profissionais?

Profissionalmente estou focado no projeto a desenvolver no LAGO, não colocando de lado um projeto de bar catering que, entretanto, criei.

Por regra todos os bartenders sonham ter um espaço seu… Eu já tive o meu até junho do ano passado em Santa Maria da Feira, o Praça Viva, um projeto que felizmente correu muito bem. Agora pretendo evoluir cada vez mais, partilhar experiências e conhecimento.


Hélder Ferreira, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

A mensagem de deixo a toda a comunidade é de esperança e perseverança.
A esperança de que esta enfermidade passe o mais rápido possível para que todos possamos voltar a fazer o que mais amamos; e, perseverança porque os próximos tempos irão ser muito complicados e temos de ser perspicazes, audazes e continuarmos a trabalhar afincadamente pela industria de bar em Portugal.

Estamos juntos!

“Quero agradecer ao Sr. Francisco Guerreiro o convite para participar na rúbrica "Um Bartender, um cocktail, uma mensagem sobre a atualidade". Foi com muito gosto que o fiz e espero que nos encontremos por aí...”


Hélder Ferreira, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto, o André Almeida, de Braga, do Renato Pires de São Brás de Alportel, Algarve, o Frederico Gonçalves, de São Miguel, Açores, a Debora Santos do Funchal, Madeira, o João Estevam de Tenerife, nas Canárias, Espanha e o Fernando Santos de Lisboa.

Muito obrigado a todos!!!

Sem comentários: