domingo, 19 de abril de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Carlos França, Barman 1ª, no Hotel Vila Porto Mare, Funchal, Madeira.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails &Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Estamos a viver um momento de grande apreensão, um elevado numero de pequenas, medias e grandes empresas, encerraram a sua atividade, estão a passar grandes dificuldades, tal como, cerca de 1 milhão colaboradores estão em layoff, deixando a economia do nosso país bastante débil. Em conjuntos temos que ter a força necessária para parar esta pandemia e reerguer novamente Portugal.

#fiqueemcasa

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!

Na diversidade de informação, a quadragésimo terceiro convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Carlos França, Barman 1ª, no Hotel Vila Porto Mare, Funchal, Madeira.

Carlos França é um profissional ligado à restauração, em particular ao bar, com percurso a assinalar, ao longo sua vida tem vindo a implementar os seus conhecimentos frequentando vários cursos e participando em acções de formação relacionadas ao mundo das bebidas, bem como dos cocktails.

Participa activamente nos concursos de cocktails, levados a cabo pela a Associação Barmen da Madeira.

Destaca-se pelo apoio e colaboração ás caudas associativas, onde marca presença nos mais variados eventos e iniciativas.

Por tudo isto a Associação Barmen da Madeira, atribuiu o galardão de “Barman do ano de 2019”.


Carlos França qual o teu local de trabalho?

Francisco Guerreiro antes de mais tenho a agradecer o convite feito por si, uma figura ilustre da nossa área de bar, muitos parabéns pelo blog.

O meu local de trabalho é no Hotel Vila Porto Mare.


Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Barmen de 1ª.

Carlos França, qual a tua formação a nível de bar?

Em termos de formação em bar, frequentei um curso de bar e também um curso de aperfeiçoamento de bar e mesa ministrado pela Associação Barmen da Madeira.

Tenho também participado em algumas formações, sobre bebidas e workshops sobre bar, ao longo dos anos, para aperfeiçoar o meu desempenho.


A Associação Barmen da Madeira tem tido um papel muito importante na formação?

Sim, sou sócio desta grande Associação Barmen Portugal [A.B. P.] Delegação da Madeira, desde o ano de 2000, a qual tem tido uma extrema importância na valorização pessoal e profissional dos Barmen Madeirenses.

Os sucessivos Corpos Sociais da Associação Barmen da Madeira, tem feito um trabalho espetacular na promoção turística da Ilha, bem como dos produtos da região, bem como em dignificar a nossa profissão.

Também tens participado em concurso de cocktails?

Sim tenho entrado em alguns concursos a nível regional, sendo que este ano passei a fase nacional do concurso de cocktails da Associação Barmen de Portugal a realizar-se este ano, na Ilha da Madeira.


Carlos França, fala-nos sobre o teu percurso profissional?

Durante o meu percurso profissional trabalhei no Grupo Pestana, mais concretamente, no Pestana Carlton e no Carlton Palms, tanto em bar, como na área de mesa, onde tive a oportunidade de aprender sobre o serviço de mesa, e a honra de trabalhar com grandes personalidades do bar e de mesa.


Em 2003, ingressei no respeitado Grupo Porto Bay, onde trabalho até hoje, como Barman de 1º, no Hotel Vila Porto Mare.


Faz uma breve descrição do Hotel Vila Porto Mare?

O hotel contempla 4 bares, dos quais 2 são cocktail bar, sendo um deles o bar Portofino, ostentando o nome de uma Riviera italiana.

O bar Portofino tem animação diária com a atuação de várias bandas regionais e um duo Italiano, com musicas dos anos 50,60,70 e até 80s.


Na nossa carta de bar temos os cocktails clássicos da I.B.A., mas também temos os cocktails de autor preparados por toda a equipa de bar.


E em termos de serviço?

O nosso serviço de bar é descontraído, sempre com o sorriso e simpatia que tanto nos caracteriza e com bebidas de qualidade.                             
A maioria dos nossos clientes já são tratados como amigos ou mesmo como família, sendo que a maioria dos clientes são habituais durante todo o ano e que vêem ao bar não só para beber, mas para conversar sobre tudo um pouco com o seu barman preferido.


Carlos França, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo hoje aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina, tem o nome de Ambassador of Madeira.

Breve historia…

Este cocktail foi preparado a pensar na sustentabilidade, apostar nas nossas bebidas regionais, numa altura em que temos de apoiar a nossa produção regional e nacional.  
                                    
O nome Ambassador vem a propósito do nosso tão aclamado vinho Madeira, embaixador da Ilha e de Portugal, em todos os cantos do mundo, desde a China, aos Estados Unidos da América, estando presente nas ocasiões mais importantes da historia e que tantos prémios ganha a nível internacional nos concursos da área dos vinhos.


Ambassador of Madeira by Carlos Franca

Ingredientes:

4cl Rum Agrícola da Madeira 3 anos [Engenho Novo Calheta]                                     
3cl Vinho Madeira Bual 5 anos [Cossart Gordon]             
3,5cl Licor Amora [William Hinton]                               
1,5cl Licor Tangerina [William Hinton]   
7cl Infusão de frutos vermelhos                          
1 cl Clara de ovo

Decoração: vagem de baunilha e fruto phisalys

Modo de preparação:

Primeiro preparar a infusão de frutos vermelhos.

Colocar todos os ingredientes no shaker, usar a técnica de dry shake, adicionar gelo e agitar vigorosamente.

Verter o liquido utilizando a técnica de double strain, para um copo previamente arrefecido.

Decorar: com uma vagem de baunilha e physalis.


Carlos França, quais os teus objectivos no futuro quer a nível pessoal que profissional?

Os meus objetivos são continuar a trabalhar na área de bar, de preferência interagindo sempre com o cliente. continuar a fazer um trabalho cada vez melhor em prol do cliente e claro da nossa área, tentar inovar cada dia mais, e aprender cada vez mais sobre a vasta área das bebidas e dos cocktails.  
   
o objetivo a curto prazo e que é essencial neste momento e que esta pandemia acabe para que possa estar novamente no meu local de trabalho a fazer o que mais gosto.


Carlos França, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Acho que temos de ver o lado positivo desta situação que tanto afeta a nossa área.

Agora temos tempo para nos reinventar, temos tempo para estudar mais, ler mais, estudar sobre a área das bebidas e do serviço ao cliente, treinar mais, e manter-mo-nos em contacto através das redes sociais, onde diariamente temos grandes profissionais da nossa área a trabalhar e a nos passar informação importante sobre a nossa industria.

um bem-haja a todos os colegas da área de bar e da nossa industria.
                              
E lembrem-se juntos saímos disto mais fortes, tanto a nível profissional como pessoal.

Finalmente espero ter contribuído com algo positivo para o seu blog, pois sou um simples e humilde barman com muito para aprender.

Carlos França, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras.


Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, o Nelson Matos do Porto, o João Machado do Canada, Luís Soares da Madeira, o Tiago Moreira do Porto, o Bruno Cardoso, de Lisboa, o Jil Murteira de Lisboa e o Pedro Edgar do Porto, o Bruno Costa do Faial, Açores, o Diogo Morais, do Porto a Sara Ferro, do Porto, o André Almeida, de Braga, do Renato Pires de São Brás de Alportel, Algarve, o Frederico Gonçalves, de São Miguel, Açores, a Debora Santos do Funchal, Madeira, o João Estevam de Tenerife, nas Canárias, Espanha, o Fernando Santos de Lisboa, o Hélder Ferreira de Santa Maria da Feira, o Paulo Pereira de Arganil, o Luís Lopes, de Lagos, Algarve, o António Saldanha de Oliveira de Copenhaga, Dinamarca  o Cristiano Guerreiro de Dublin, na Irlanda, o Tiago Jorge, de Reykjavik, na Islândia, o Gustavo Maya de Oliveira do Bairro, o Igor Monteiro, de Cannes, França e o Diogo Franco, de São Miguel, Açores.

Muito obrigado a todos!!!

Sem comentários: