quarta-feira, 1 de abril de 2020

“Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, com Tiago Moreira, Chefe de bar, do Rib Beef & Wine e do Heritage Bistrô & Bar, Pestana Vintage Porto, Porto.


Olá amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal,  o Marco Monteiro de Lagos, o João Machado, Toronto, Canada e o Luís Soares da Madeira.


Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!

O vigésimo primeiro convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Tiago Moreira, Chefe de bar, do Rib Beef & Wine e do Heritage Bistrô & Bar, Pestana Vintage Porto, Porto.
O Tiago Moreira, tem vindo a evoluir na sua carreira, tem demonstrado um elevado grau de profissionalismo, técnica, criatividade, na preparação e decoração dos seus “cocktails”, com os quais delicia os seus clientes.


Tiago, é dotado de um conhecimento acrescido nas áreas dos vinhos, gastronomia e da hospitalidade. Com sua evolução e conhecimento permitiu-lhe abraçar a área da formação e atualmente prepara os profissionais do futuro, na restauração.

Tiago Moreira qual o teu local de trabalho?

“Antes de mais gostaria de agradecer o seu convite, para um blog proativo que partilha diversos assuntos sobre a nossa área.”


O meu local de trabalho é no Pestana Vintage Porto, no Porto.

Faz uma breve descrição…

O Pestana Vintage Porto é um hotel no coração da Ribeira do Porto, onde estou ligado à mais de 4 anos.


Este é um hotel onde assenta uma grande importância no que diz respeito a Food & Beverage, com um conceito forte como é o caso do Rib Beef & Wine, um restaurante e cocktail bar, ligado a outras duas vertentes, adega e programação musical.


No lobby do hotel, existe um outro bar, o Heritage Bistrô & Bar, um bar com um serviço de esplanada, com uma vista autêntica para o rio Douro.

Tiago Moreira qual a função que desempenhas?

No Pestana Vintage Porto desempenho a função de Chefe de Bar, onde tenho sobre a minha gestão o Bar Rib e o Heritage Bistrô & Bar. Dois conceitos distintos, com objetivos e dinâmicas igualmente diferentes.


No Grupo Pestana desempenho hoje em dia um papel de formador, juntamente com a Escola Profissional Técnica da Moita, desenvolvendo e formando os alunos para mais tarde serem profissionais de hotelaria.


Tiago Moreira, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o The Ultimate Chocolate Gin Tonic

Breve História:

Este cocktail nasce após a moda do gin tónico em Portugal, juntando alguns ingredientes que conseguem ir buscar o sabor clássico, acrescentando notas de chocolate. Uma combinação que nos traz o sabor de um gin tónico de chocolate, sem usar gin, água tónica, nem chocolate. Na boca, percebemos a transformação dos ingredientes, dos sabores, com o Hidromel juntamente com o Byrrh a irem buscar notas de chocolate. O bitter traz-nos as notas do gin e da tónica, juntamente com o amargo Byrrh. Uma forma diferente de interpretar o clássico G&T.


Espero que gostem desta minha criação.

The Ultimate Chocolate Gin Tonic by Tiago Moreira

Ingredientes:

15ml de Hidromel
10ml Byrrh
10ml Solução Cítrica
2 dash's Bitter de Zimbro e Quinino
Top Up Soda Club

Método de preparação:

Colocar todas as bebidas diretamente no copo, acrescentado gelo (de preferência grande e cristalino).

Mexer levemente para envolver todas as bebidas.

Decorar e servir.

Decoração: Folha de cardamomo


Tiago Moreira, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Estamos a atravessar um momento complicado, não só nesta indústria, mas sim em tudo o que envolve a vida humana. É uma fase que nos faz pensar que apesar de toda a força que o ser humano tem, por vezes é ultrapassada por fatores diversos. Acredito que nada vem por acaso e acho que é um momento para fazer uma retrospectiva, de percebermos que ninguém é mais que ninguém e que todos lutamos pelo mesmo objetivo. São tempos de mudança que devemos encarar positivamente, confiando que tudo voltará ao normal, com o tempo necessário obviamente.

Muita força para todos, estamos todos a torcer para que a situação atual se inverta.


“Francisco, mais uma vez obrigado pelo convite e continuação de um excelente trabalho que tem vindo a desenvolver, ajudando no crescimento da nossa área.”


Tiago Moreira, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: