sábado, 10 de agosto de 2024

Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, é com Luís Benjamim, Chefe Bar, no Santa Barbara Eco-Beach Resort, na Ilha de São Miguel, nos Açores.

Caros colegas e amigos estou muito agradecido pela aceitação do Cocktails & Mistura Fina, hoje estou de volta, movido pela minha paixão pelo mundo do bar, pelo turismo, pela formação e pela hospitalidade.

Ao sábado os amantes dos cocktails voltam a ter a oportunidade de ter acesso privilegiado a mais uma criação de profissional de bar, aqui no meu, Vosso Blogue, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”.

Esta rubrica tem por missão, divulgar os profissionais de bar, bem como, a sua criatividade, técnica, na elaboração dos cocktails, com as mais variadas texturas, aromas, sabores e cores, ao mesmo tempo dar a conhecer esta arte tão nobre, da hospitalidade, que é ser Bartender, assim como, os dar a conhecer aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais ligados ao mundo da gastronomia e bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais.

Este sábado é dia da Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, o eleito é Luís Benjamim, Chefe Bar, no Santa Barbara Eco-Beach Resort, na Ilha de São Miguel, nos Açores.

Luís Benjamim, continua a marcar a diferença entre os seus pares, tornando-se uma referência dos Bartenders Açorianos, ao longo do seu percurso profissional, procurou o conhecimento sobre as bebidas, novas técnicas, e, atento ás novas tendências, participou nas mais variadas formações, tendo como objetivo a sua evolução pessoal e profissional, bem como, proporcionar a satisfação dos seus clientes, colocando em primeiro lugar a qualidade, a criatividade e a inovação, fator importante para a fidelização os mesmos.

No seu dia a dia preocupa-se em utilizar produtos ecológicos e sustentáveis contribuído desta forma para a defesa do meio ambiente.

O Luís, é formado pela Escola de Formação Turística e Hoteleira, Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Luís Benjamim, qual o teu local de trabalho?

Francisco Guerreiro quero antes de mais, agradecer o convite, é sempre uma grande honra poder participar no seu blog.

Trabalho na empresa Singular Properties, nos Açores, na Ilha de São Miguel, é grupo onde tem o Santa Barbara Eco-Beach Resort, na Ribeira Grande e o White exclusive Suites & Villas, na Lagoa, Açores.

Qual a função que desempenhas?

Sou Chefe de bar, desde 2019, em ambas unidades.

Como defines o tipo de serviço que praticas?

Trabalho dentro do registo da sustentabilidade utilizando produtos da nossa horta que temos no Santa Barbara, que também fornece o White.

Priorizo os ingredientes locais para criação dos meus cocktails e também fazendo desde Xaropes, Cordiais, Bitter e etc. tudo caseiro de raiz.

Luís, como começou o gosto pela profissão?

O meu primeiro contato no mundo da restauração foi quando tinha 12 anos, nesse tempo comecei a ajudar o meu tio, que tem um restaurante Casa de Pasto (José do Rego), foi aí que despertou bichinho pela restauração.

Fui então tirar um curso de mesa bar, após, ainda tive um período a fazer serviço de sala e serviço de vinhos.

Houve um dia que fui ao Bar Cinco Lounge, em Lisboa, e depois de ter uma ótima experiência lá, decidi que queria seguir este ramo nesse mundo lindo que é o Bar.

Qual a tua formação em bar?

Tenho Curso profissional de Técnico de restauração, restaurante/bar Nível 4, na Escola de Formação Turística e Hoteleira, Ponta Delgada, São Miguel, Açores.

Afim de implementar os meus conhecimentos tenho vindo a participar nas mais variadas formações relacionadas com o mundo do bar.

Recentemente, ou seja, entre 2020 e 2021 fiz Master Classes com o grande barman João Sancheira.

Luís Benjamim, qual o cocktail, que vais partilhar, na Rubrica – “O Bartender Recomenda O Cocktail Da Semana”, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que escolhi apresentar aqui, é dos meus cocktails de assinatura que tenho na minha carta de bar, do Santa Barbara, que é Tea On The Rocks.

Escolhi esse cocktail porque é minha representação, e, meu tributo há ilha, de São Miguel.


Breve história…

“Tea On The Rocks”, tem como base alcoólica o nosso primeiro Gin Premium local o Rocha Negra.

Utilizo também chá local verde da Gorreana.

A Gorreana é a plantação de chá mais antiga da Europa.

“Tea On The Rocks”, passo a passo…

Para dar umas notas mais cítricas no cocktail, adiciono Xarope e Bitter caseiro de laranja, que para além do toque cítrico, leva-nos para uma parte da história dos Açores, no seculo XIX, nessa altura tínhamos uma grande exportação de laranjas para Inglaterra.

Finalizado com uma água com gás caseira, feita com nossa água azeda das nascestes naturais das Furnas.

É feito num bule de chá, não vai ao shaker é Stir.

É servido numa chávena, onde dentro da mesma tem uma pedra congelada a representar o nosso solo vulcânico e ramo de alecrim a representar o nosso verde dos Açores.

Para fazer o xarope de laranja, faço uma infusão primeiro com micro zest da laranja, depois é necessário coar a infusão e adiciona-se açúcar e sal.

No Bitter de laranja, num saco de vácuo meto zest de laranja, vodka, açúcar e depois vai para Ronner (sous vide) uma hora, a sessenta graus

A soda “water” caseira de água azeda, simplesmente uso um sifão de soda. Coloco a água, no sifão, e, uma carga de CO2.

“Tea On The Rocks” by Luís Benjamim

Ingredientes:

50ml de Gin Rocha Negra

70ml de Chá Verde

25ml de Xarope de Laranja caseiro

Dash de Orange Bitter caseiro.

200ml de Soda “Water”, de água azeda, das Furnas.

“Tea On The Rocks”, é um cocktail fresco, herbal, cítrico e Singular.

Luís Benjamim qual é teu cocktail favorito?

Eu acho que ter um cocktail favorito é relativo, há cocktails para cada um tipo de momento. Mas um que possa dizer que é um dos meus favoritos será o Whiskey Sour, é um cocktail fresco, que a meu ver serve para todo tipo de ocasião.

Whiskey Sour

Ingredientes:

50 ml de Bulleit Bourbon (ou outro Whiskey Bourbon qualquer, depende do gosto de cada um)

20 ml de Xarope de Açúcar

30ml ou 40 ml de Sumo de limão depende, eu meto 40ml porque gosto mais sour

30ml de Clara de Ovo ou Aquafaba

Método de preparação:

Colocar todos os ingredientes no Shaker, adicionar gelo e agitar vigorosamente. Com o strain, coar, verter para a taça Martini, ou Verter para o copo “on-the-rocks”

Decoração: meia rodela de Laranja, cereja Maraschino.

Luís Benjamim o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de muito sucesso pessoal, profissional e em particular de muita saúde.

Sem comentários: