terça-feira, 24 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Bruno Barros, Chefe de bar, no Restaurante / Bar, Cais da Pedra, em Santa Apolónia, Lisboa.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizem um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional. Obrigado!


Na diversidade de informação e depois da Sónia Pereira de Londres, de Carlos Santiago do Porto, José Domingues do Algarve, do Alberto Silva da Madeira, do Diogo Da Costa dos Açores, do André Costa de Tenerife, Espanha, e do Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o meu oitavo convidado nesta “Rubrica”, é um profissional em ascensão, sempre na procura em adquirir mais conhecimentos , um estudioso do mundo do bar, em particular dos cocktails, , atento á sustentabilidade, aposta  na inovação, na criatividade, na qualidade, na diversidade, todos estes itens são de relevância, na indústria da hospitalidade, é o Bruno Barros, Chefe de bar, no Restaurante / Bar Cais da Pedra, em Santa Apolónia, Lisboa. 
   


Bruno Barros, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Cais da Pedra, em Santa Apolónia, Lisboa. 

Qual a função que desempenhas?

A minha função no Cais da Pedra é de Chefe de Bar.


Bruno Barros faz uma breve descrição do Cais da Pedra Bar?

O Cais da Pedra localiza-se junto ao Porto de Lisboa, e tem uma privilegiada vista sobre o Tejo.

No início deste ano fizemos uma alteração dos nossos menus, onde o Chef Henrique Sá Pessoa fez transportar uma cozinha mais Portuguesa e moderna. E claro não podiam faltar os cocktails, que continuam fortemente presentes no conceito.


Bruno Barros qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

A minha sugestão vai ser o Jardim do Cais (Twist do Gin Fizz), cocktail que faz parte do novo menu do Cais da Pedra.

Numa altura em que todos temos o dever de estar em casa, sugiro algo simples, com ingredientes que facilmente todos nós dispomos em nossas casas, e sobretudo algo que todos nós, profissionais ou não, consigam o fazer no conforto de suas casas… já que temos os nossos bares fechados.


Jardim do Cais

Ingredientes:

50ml Beefeater Dry Gin
40ml Sumo Natural de Limão
25ml Xarope de Açúcar  
40ml Clara de Ovo  
8 folhas de manjericão
Topping Água Castelo

Método preparação:

Colocar num shaker o manjericão e esmagar;

Colocar de seguida os restantes ingredientes com exceção da Água Castelo;

Bater fortemente;

Coar tudo para um copo alto, para que não fiquem pequenos pedaços de manjericão no nosso cocktail, colocar gelo, e o Topping de Água Castello.

NOTA: em substituição ao shaker usar um frasco de vidro com tampa. É um shaker caseiro.

Decoração:

Lima desidratada e pó de limão.


Como preparar o xarope de açúcar:

No fogão: juntar numa panela, partes iguais de água e açúcar branco. Colocar em lume brando, e retirar após o açúcar estar dissolvido. Deixar arrefecer.

No Blender / Bimby: juntar no copo do blender / bimby partes iguais de água e açúcar e triturar até o açúcar estar completamente dissolvido.


Como preparar o Pó de limão:

Este pormenor na decoração é apenas um método de aproveitar as cascas do limão que sobram e deitamos fora, quando esprememos para fazer sumo do mesmo.

É bastante simples, colocar numa desidratadora as cascas do limão, e deixar secar por completo. De seguida adicionar para o mesmo peso de cascas de limão já desidratadas, açúcar em pó e triturar tudo. (Rácio: 50gr cascas de limão desidratadas, 50gr açúcar em pó).

Como desidratar Lima / Casca de limão p/pó:

Numa desidratadora a cerca de 55-65 graus. O Tempo depende mediante a espessura de cada produto.

Pode se usar um forno convencional, mas há que ter cuidado com as temperaturas, caso contrário a fruta queima ao invés de desidratar. Sugiro que se faça com a porta do forno meio aberta e com a temperatura no mínimo, para que não haja grande acumulação de temperatura.


Bruno Barros deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e do maldito vírus Covid-19?

Atualmente estamos perante uma grande revolução gastronómica a nível mundial. E como é lógico os bares e os cocktails são cada vez mais procurados pelo publico. 

Lembro-me que quando saí da escola de hotelaria havia poucos sítios bem referenciados em Lisboa para se beber um cocktail. Hoje quando vou beber um copo, levo imenso tempo a decidir onde vou. É incrível.


Com toda esta procura e revolução os bares mudaram, os cocktails e as bebidas também. Hoje o mercado é maior e mais competitivo. Faz nos estar finalmente à altura das cozinhas e dos Chefs, que têm de dar o seu melhor todos os dias para que o seu trabalho seja reconhecido, têm que constantemente ir à procura de novas ideias, novos conhecimentos. Isso é fantástico. É essa pressão que nos move todos os dias a sermos melhores bartenders.


e o maldito vírus Covid-19…

É uma altura difícil para todos nós, no mundo inteiro.
O nosso presente e futuro estão ambos comprometidos, mas nós sempre soubemos dar a volta a isto.

Vamos aproveitar para estar em casa, o pessoal da restauração tem pouco tempo para estar junto das suas famílias, esta é a oportunidade, aproveitem.
Um agradecimento especial a todas as plataformas que na última semana têm partilhado master class’s online, para que este vírus não nos faça parar por completo, e que voltemos aos nossos bares com mais conhecimento ainda.


Em breve estaremos todos de volta aos nossos bares! Até lá bebam em casa.

Obrigado.

Bruno Barros, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: