quarta-feira, 25 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: João Gloria, Co-Gerente, do “Pomo” Restaurante, em Lagos


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!



De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.

Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizem um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional. Obrigado!



Na diversidade de informação e depois da Sónia Pereira de Londres, de Carlos Santiago do Porto, José Domingues do Algarve, do Alberto Silva da Madeira, do Diogo Da Costa dos Açores, do André Costa de Tenerife, Espanha, do Flávio Próspero de Braga / Aveiro, e do Bruno Barros de Lisboa, agora de volta ao Algarve com o meu Nono convidado nesta “Rubrica”,  um profissional de excelência, estudioso da indústria da hospitalidade, após 11 anos em Londres um regresso á cidade de Lagos, João Gloria, Co-Gerente, do “Pomo” Restaurante.
  
      
João Gloria, qual o teu local de trabalho?
        
O meu local de trabalho é no “Pomo” Restaurante de massa Italiana, em Lagos.

Qual a função que desempenhas?

Sou, Co-Gerente



João Gloria fala-nos do teu projecto?

Francisco, primeiro que tudo quero felicitá-lo por mais uma grande iniciativa neste seu blog o Cocktails & Mistura Fina, que sigo há já algum tempo.

De seguida, quero agradecer por este convite para participar e para “falar bebidas” ao fim do que parece ser uma eternidade “afastado”.



Regressei há mais ou menos um ano a Portugal, e tenho andando afastado do mundo da criação, neste momento trabalho em restaurante e não tenho criado muito em termos de bebidas ultimamente.



João Gloria o que te oferece dizer sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Depois de 11 anos em Londres, e sendo esta uma cidade cosmopolita, é natural que tenha feito amigos por todos os cantos do mundo. Quando esta situação do Covid-19 começou e á medida que foi evoluindo, vieram-me inúmeras vezes ao pensamento esses mesmos amigos, seguia (e sigo) as notícias e de há algum tempo para cá tenho pensado que “estamos todos no mesmo barco”. Não é um “bicho” que ataca só aos outros, não escolhe nacionalidade, cor, religião, estado social.



É um vírus que não discrimina e que nos vai ensinar ainda muita coisa.

João Gloria qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O nome do cocktail é No Mesmo Copo”

Quando me foi feito este convite, comecei a lembrar-me de conversas que mantinha com esses meus amigos. Vieram-me á ideia ingredientes e saiu esta receita que, num futuro breve, espero partilhá-la com alguns desses meus amigos espalhados pelo mundo.

Estamos todos no mesmo copo

Da china chega-nos a flor de ameixa, como flor da cidade de Wuhan (en.m.wikipedia.org), que usaremos como decoração da nossa bebida.

A Inglaterra, fornece-nos o Gin como é hábito na sua tradição.

De França vou usar um licor de ameixa para adocicar a bebida da amizade.

Espanha dá-nos as laranjas e a Itália os limões.

Nós por cá “carregamos” a bebida com vinho verde e os americanos alongam com club soda.

No Mesmo Copo by João Gloria

Ingredientes:

40 ml Bombay Sapphire
20 ml Prucia
80 ml Casal Garcia
50 ml Club Soda
Sumo de ¼ Limão
Sumo de ¼ Laranja

Método: Build

Decoração: Casca longa do Limão e da Laranja dentro do copo misturado com o gelo, Flor de Ameixa no topo da bebida (ou outra flor branca comestível)

Servir: Em taça a vinho tinto, ou outro copo com abertura ampla para que os aromas nos levem numa “viagem” pelo mundo

Um Spritz para ser bebido com os amigos, mas para brindar a todo o mundo.

Uma bebida de esperança para os tempos difíceis que são vividos de momento e para aqueles que se avizinham.


João Gloria qual a tua mensagem…

Entretanto, não quero deixar de pedir a quem lê esta receita, que até ao dia em que esse brinde seja possível, (e a quem tenha essa possibilidade), que fique em casa.



Que siga os conselhos da DGS.

E que cada vez que levantarem um copo, levantem bem alto para todos os profissionais que de uma maneira ou de outra “lutam no terreno” contra este inimigo invisível.

Quero agradecer-lhes por todo o esforço, dedicação, horas de trabalho, sacrifícios.

Um bem-Haja e um MUITO OBRIGADO.



João Gloria, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: