domingo, 22 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Carlos Santiago, Bar Manager, no Grupo Jase Hotels, Porto.


Olá caros amigos estou de volta ao meu, vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.

Estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.


O meu segundo convidado nesta “Rubrica” é o meu grande amigo e profissional de excelência, dotado de grande conhecimento e sempre disponível para o partilhar, Carlos Santiago, Bar Manager, no Grupo Jase Hotels, Porto e Douro.


Carlos Santiago qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Grupo Jase Hotels, mais propriamente no Royal Douro Valley, Douro Palace e Porto Royal Bridges.


Qual a função que desempenhas?

A minha função é a de Bar Manager.


Carlos Santiago qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo é o “Candlelight” tem por objetivo demonstrar as minhas capacidades e criatividade, onde um dos ingredientes é o vinho do Porto, produzido na região Demarcada do Douro, classificada pela UNESCO, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares.


Cocktail: Candlelight by Carlos Santiago

Ingredientes:

40ml Cardhu 12
15ml Porto Ruby
15ml Grand Marnier
5ml óleo saccarhum
4 dash bitter chocolate e Morita Chipotle

Método de preparação:

Copo: Old-fashioned

Garnish: quadrado chocolate, fumo chá chocolate

Candelabro com vela acesa

Como preparar o Bitter,

Preparação Bitter Chocolate e chilli Ancho:

2gr Morita Chipotle
40gr chocolate
200ml vodka
20ml Agave
20ml Infusão Absinto

Como preparar o Óleo Saccarhum,

Preparação Óleo Saccarhum:

Zest de 10 limões
500gr de açúcar

Colocar tudo num saco de vácuo e deixar repousar por 48h em maceração para obter o óleo.

2 horas em sous vide a 65°c


Carlos Santiago deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e do maldito vírus Covid-19?

Vivemos uma autêntica revolução na nossa indústria, repleta de grandes valores e profissionais a valorizar a cada dia a nossa arte.

Uma época repleta de excelentes locais onde os cocktails são Reis e os bartenders as estrelas.


No entanto, não podemos deixar-nos deslumbrar com tudo isto e é muito importante nunca esquecermos que trabalhamos em hospitalidade e que fazer com que os nossos clientes vivam uma experiência inesquecível a cada visita é imprescindível.


A título pessoal este último ano foi altura de abraçar um projecto novo numa posição nova, que a cada dia me coloca desafios, mas que pouco a pouco são ultrapassados, ganhando com isso uma enorme satisfação de objectivo cumprido. Uma fase em que estar atrás do balcão a fazer o que adoro não acontece frequentemente, mas tenho a oportunidade de partilhar o meu conhecimento com a minha equipa e vê-los crescer e a aumentar a sua confiança é muito recompensador.


Enfrentamos agora uma fase muito complicada, mas tenho a certeza que iremos resistir e sair mais fortes.

Acerca do maldito vírus Covid-19…

Numa altura em que o old-fashioned, negroni, daiquiris ou margaritas não são o tema de ordem, mas sim o maldito Covid-19, nada me deixa mais feliz que ver a união da nossa comunidade nas redes sociais com partilha de conteúdos e engagement com os famosos desafios, mas também com grupos de partilha onde trocamos informação e preocupações. Olho para isto e o que vejo é uma garra enorme, que me faz acreditar que daremos a volta por cima e em breve os Shakers voltarão a rugir com toda a força.

Encontramo-nos em breve num bar por aí!!!

Always Shake with Heart and Soul!

Carlos Santiago, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: