segunda-feira, 23 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Diogo Da Costa, Bartender, no Restaurante/bar Anfiteatro, na Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, Açores.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.


O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica.

Estou de volta ao meu, vosso, Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.

Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos "Cocktails", assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizem um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional. Obrigado!

Desta feita, na diversidade de informação e depois de Londres com a Sónia Pereira, de Carlos Santiago do Porto, José Domingues do Algarve, e do Alberto Silva da Madeira, o meu quinto convidado nesta “Rubrica”, é o meu grande amigo Diogo Da Costa, que tem 28 anos, é oriundo do concelho de Vila Franca Do Campo, Freguesia de Água D´Alto, São Miguel Açores.


Diogo, é jovem de elevado profissionalismo, bem como, um defensor dos produtos e tradições dos Açores, com o qual tive o privilegio de partilhar os meus conhecimentos acerca do mundo do bar, a quando da minha passagem pela Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.

Diogo Da Costa, é Bartender / empregado de mesa, no Restaurante Anfiteatro, Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, Açores. 



Diogo Da Costa, qual o teu local de trabalho?

Trabalho no Restaurante Anfiteatro, que é a unidade de aplicação da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.


Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender e empregado de mesa, desde 2017.

Diogo Da Costa, faz uma breve descrição do Restaurante /Lounge Anfiteatro?

A EFTH é um projeto pioneiro e único nos Açores, uma vez que dispõe de uma Unidade de Aplicação - o Restaurante/Lounge Anfiteatro - no qual decorrem as aulas práticas e grande parte dos estágios dos formandos dos cursos de cozinha/pastelaria e restaurante/bar.


O Restaurante/Lounge Anfiteatro está aberto ao público todos os dias, todo o ano com horário de Verão e Inverno. Alia-se assim desde o início das atividades letivas a teoria, a prática e a formação em contexto real de trabalho, visando dar uma resposta mais eficaz à crescente procura de profissionais qualificados para o setor turístico.


Diogo Da Costa, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail escolhido, e que recomendo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina, chama-se Vetor King.


Breve história do cocktail Vetor King:

É um dos cocktails que criei com mais significado para mim e está ligado ao meu passado. Criei este cocktail inspirado nos meus avós, principalmente na minha avó que fazia bolos lêvedos (que é um bolo tradicional de São Miguel), e comia várias vezes com uma compota que fazia, de gengibre e ananás caseiro. Por este motivo, criei o cocktail em homenagem aos meus avós, que já faleceram.


Vetor King by Diogo Da Costa

Ingredientes:

5 cls Rum Mulata Reserva 7 Anos
5 cls Polpa de Ananás
3,5 cls Sumo de Limão
3 cls Xarope de Ananás
Q.B Ginger beer Caseira

Decoração:

Ananás desidratado, Capim-limão;

Pairing de bolo lêvedo, compota de gengibre e Ananás.

Método de Preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker, bater muito bem e de seguida verter para o copo, por fim adicionar a ginger beer.

Decorar com Capim-Limão e ananás desidratado, pairing de compota caseira de ananás e gengibre, e com bolo Lêvedo.


O Bolo Lêvedo é um doce típico e regional do Vale das Furnas, na Ilha de São Miguel, Açores. Um bolo, em formato redondo e não muito alto sendo composto por ovos, farinha, açúcar, manteiga, fermento, leite e sal.


Diogo Da Costa, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e o maldito vírus Covid-19?

Nesta fase complicada que vivemos atualmente, é importante referir que mesmo com este vírus (Covid-19), nada está acabado, temos que ter fé que tudo irá voltar à normalidade e que vamos voltar a fazer aquilo que mais gostamos, junto com aqueles que fazem parte da nossa vida.


Muitas pessoas com esta situação estão a perder os empregos e a ver os seus negócios ir por água abaixo, precisamos de pensar em alternativas para ajudar o pessoal do setor da Hotelaria, especificamente o pessoal dos restaurante e bares do nosso país. É um setor muito importante na nossa economia, e na minha opinião, o governo deveria apoiar este setor de atividade, principalmente agora.


Como Bartender preocupa-me muito a situação em que estamos, devido à falta de clientes. As pessoas evitam sair de casa, e é compreensível neste momento, devido ao medo de estar em contacto com um elevado número de pessoas e correr o risco apanhar o vírus. Espero que depois desta situação, as pessoas tomem mais cuidado, mas que não deixem de fazer as suas rotinas normalmente, e virem beber uns bons cocktails com os bartender’s.
Por fim, deixo ao país uma mensagem de força: devemos estar unidos, porque a união faz a força.


#Fiqueemcasa

Diogo Da Costa

Diogo Da Costa, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: