terça-feira, 31 de março de 2020

“Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, com João Machado, Bartender, nos bares, Bar Raval / Pretty Ugly Bar, em Toronto, no Canada.


Olá amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Nuno Carreira da Moita, Setúbal, e o Marco Monteiro de Lagos.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


O décimo nono convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é João Machado, Bartender nos bares, Bar Raval / Pretty Ugly Bar, em Toronto, no Canada.

O João Machado, é um estudioso do mundo do bar, sempre desempenhado as suas funções com elevado profissionalismo, tendo como meta prestar o melhor serviço ao cliente, com os quais cria uma verdadeira estima fidelizando os mesmos aos locais por onde tem trabalhado.

É detentor de reconhecidas competências e qualidades nas mais variadas vertentes do bar e hotelaria.

Ao longo da sua carreira desenvolveu conceitos e as mais variadas tendências no mundo do bar.

O estudo contínuo sobre as bebidas simples ou compostas permitiram-lhe elaborar cartas de bar temáticas, diferenciando os serviços com qualidade e inovação.

Procurou desenvolver a arte da mixologia avançada e molecular, bem como, o Flairtending, em particular o Working Flair, assim como, implementou os seus conhecimentos acerca dos vinhos e gastronomia.


João Machado qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é nos bares, Bar Raval / Pretty Ugly Bar, em Toronto, no Canada.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Bartender.

Faz uma breve descrição Bar Raval / Pretty Ugly Bar

Quanto O Bar Raval…


 É um projeto idealizado por três pessoas: Chef Grant van Gameren, Robin Goodfellow e Mike Webster, tornado realidade por um grupo de designers PARTISANS.

 A ideia seria criar “The World Best Bar”.

Este é inspirado num bairro do distrito da Cidade Velha, em Barcelona.

O interior incentiva as pessoas a movimentarem-se e interagirem, a sala contém um pequeno número de lugares sentados bem como divisórias.


A carta é composta por uma pequena seleção de conservas, bem como, alguns pinchos e tapas tradicionais em zonas do norte ao sul de Espanha.



Qual o tipo de serviço que oferecem aos vossos clientes?

O “Cocktail Program” tem como base “low Octane cocktails”, oferecendo uma vasta coleção de diferentes tipos de Sherry e Vermouth.


Quanto ao “Pretty Ugly Bar” …

O Pretty Ugly Bar, pertence à mesma família, é um pequeno cocktail bar localizado, em Parkdale Village, com uma extensa seleção de Mezcal, bebidas espirituosas de todo o mundo e licores e tinturas exclusivas da casa.


Os cocktails concentram se em ingredientes locais, sazonais e sustentáveis - com um toque único.


João Machado, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

There is Beauty in Simplicity...

O que precisamos nem sempre é o mesmo que queremos, e para entendermos isso às vezes pode ser difícil, mas não impossível. Na minha opinião, é preciso educar para inovar e somente quando nós concebermos essa ideia, somos capazes de mudar.


Breve historia…

A ideia deste highball está num Spanish Fizz onde é utilizado ingredientes que neste tempo todos nós encontramos em casa.

Have Fun!


Hate me Now by João Machado

Ingredientes:

50ml GO NUTS Vermouth
10ml Becherovka

Top: Cava

Garnish: Campo Real Olive, zest de limão

Copo: Old Fashioned

Technique: Build


Para preparação do Vermouth:

500ml Dry vermouth
150g Roasted Salted Pistácios Shells
6 Folhas Dry Lemon Balm. (1 saco de Chá de cidreira debé).
Tempo: 12h



João Machado que projectos profissionais para o futuro…?

No plans... improvising... waiting for the perfect wave…


João Machado, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

“As coisas não serão tão fáceis quanto apenas abrir novamente, haverá uma taxa de mortalidade nos negócios morbidamente alta.

Meu medo é que os restaurantes que sobreviverem sejam as grandes cadeias, e erradicar a mistura muito eclética que já se encontra em Portugal.
Assumindo que os gastos, os hábitos de consumo e os ritmos das pessoas serão afetados pelo menos no começo. O que não podemos fazer é projetar os meses seguintes usando a dinâmica que foram usados como referência: clientes que viajam no verão, o consumo aumenta durante as férias no final do ano ... tudo vai mudar.

Todos devem analisar a natureza de seus negócios e planejar cenários, incluindo ajuda governamental, créditos, e outras situações…”


João Machado, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: