sábado, 28 de março de 2020

“Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, com Rui Pereira, Bartender, no Hotel Feel Viana, Viana de Castelo.


Olá amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso e o Miguel Botelho se São Miguel, Açores.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


O décimo quinto convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Rui Pereira, Bartender, no Hotel Feel Viana, Viana de Castelo.

Uma das facetas pelo qual podemos definir o Rui, como profissional, é o cuidado que ele demonstra acerca do que nos rodeia, preocupa-se com o futuro, bem como, com a sustentabilidade e meio ambiente.

Para além disso está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, na área da hospitalidade, em particular o mundo do bar, nas diversas vertentes do mesmo, sempre como meta contribuir para um melhor serviço aos seus clientes.


Rui Pereira, qual o teu local de trabalho?

Sr. Francisco, agradeço imenso o convite, é uma grande honra poder dar o meu contributo. Bem-haja e muita força para continuar o excelente trabalho.


O meu local de trabalho é no Hotel Feel Viana.

Faz uma breve descrição…

É um Sport Hotel sustentável, localizado no pinhal, da Praia de Cabedelo, em Viana do Castelo.


O Hotel conta com 3 bares com identidades destintas: "Beach Bar", "Pool Bar" e "The Tavern".


O "The Tavern" permite que o cliente aprecie a sinergia existente entre uma carta de petiscos, desenhada pelo Chef Luís Borlido, e a carta cocktails, de clássicos e de autor.


Rui Pereira qual a função que desempenhas?

A função que desempenho é a de Bartender.

Rui Pereira, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo aos seguidores do Cocktails &Mistura Fina é o “Catarsis”.

Breve História:

Num dia normal de março, igual a tantos outros, descubro que tudo o que tinha como dado adquirido pode deixar de ser. Vejo o meu mundo de pernas para o ar e refugiado dentro da minha própria casa. No meio de um tsunami de emoções, procurei algo catártico. Algo que me libertasse da ansiedade que me dominava. Como amante de rum, que facilmente me (tele)transporta para as emoções “calientes” do caribe, peguei numa garrafa de Bacardi Reserva Ocho …


Mas como a criatividade flui nos momentos em que me encontro mais destabilizado, resolvi ao rum juntar Chutney de manga, Shurb de tangerina, sumo de lima e água de Castelo. O toque agridoce de Chutney de manga representa, neste drink, a reavaliação positiva que temos de fazer dos acontecimentos cataclísmicos que nos surpreendem e nos fazem estremecer. A harmonia obtida entre os ingredientes representa a adaptação e a mudança: neste mundo, nada muda, SE NÃO MUDARMOS.


Catarsis By Rui Pereira.

Ingredientes:

50 ml Bacardi Reserva Ocho
15 ml Shrub tangerina
10 ml Sumo de lima
2 Barspoon Chutney de Manga
Top up água Castelo

Método de preparação:

Juntar todos os ingredientes no shaker, excepto a água Castelo, verter num copo on-the-rocks cheio de gelo, fazer o top up com água Castelo.

Decorar com lima desidratada.


Preparação do “Chutney de Manga”

Ingredientes:

150 gramas de vinagre de cidra
150 gramas de açúcar
300 gramas de manga verde
1 estrela de anis
3 bagas de cardamomo
3 cravos da Índia
1/3 de vagem de baunilha

Cozer tudo em lume brando até atingir os 115*C.

Depois separar a estrela de anis, os cravos da Índia e a vagem de baunilha.

Passar na bimby.

Depois de frio juntar 100 ml de Aperol. (Este vai dar um amargor suave ao chutney).

Preparação do “Shrub” Tangerina

Ingredientes:

200 gramas de vinagre de cidra
150 gramas de açúcar demerara
200 gramas de água
3 gramas de flor de sal
1 pau de canela
1 pau de citronela
2 estrelas de anis
1 vagem de baunilha
5 bagas de pimenta Szechuan
10 gramas de gengibre

Cozer todos os ingredientes, depois de frio juntar as tangerinas selar e deixar repousar por 3 dias.


Rui Pereira, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Sou alguém que tenta sempre ver o lado positivo dos acontecimentos, não acredito que o mundo vá acabar, mas espero e desejo que a nossa forma irresponsável de viver e habitar o planeta mereça hoje, mais do que nunca, um momento sério de pausa, reflexão e necessária mudança. Quando chegamos ao limite da irresponsabilidade a natureza revolta-se, podemos até dizer que foi um pangolim cruzado com um morcego, algures num mercado chinês – um azar. Mas não foi um azar – foi um aviso da natureza. Está na hora de nos focarmos nos erros cometidos e, efetivamente, pensarmos no que é a sustentabilidade.

No fundo, encararmos isto como uma dura mas necessária lição, pois precisamos estar advertidos e conscientes de que a sustentabilidade é igual a sobrevivência. Mas para vivermos sustentáveis, temos de aprender a promover a sustentabilidade, ou seja, a assumir que a sustentabilidade é uma responsabilidade de cada um de nós.


Enquanto cidadão e barman, defendo escolhas sustentáveis: reduzir gastos energéticos, minimizar o desperdício, promover os mercados locais, fazer escolhas mais ecológicas …

Sustentabilidade é muito mais do que rentabilidade, é saber proporcionar grandes experiências ao cliente com “pouco”. E o “pouco” não significa menos qualidade, muito pelo contrário. Afinal, “less is more”, vamos então dar sentido a esta afirmação.

Stay safe, stay humble, keep shaking.

Rui Pereira, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: