segunda-feira, 30 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Nelson Matos, Bar Manager / Gerente, do The Royal Cocktail Club, no Porto.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa, o Nuno Faria de Santo Tirso, o Miguel Botelho de São Miguel, Açores, o Rui Pereira de Viana do Castelo, o Marco Monteiro de Lagos e o Nuno Carreira da Moita, Setúbal.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


O décimo oitavo convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE, é Nelsom Matos, Bar Manager / Gerente, do The Royal Cocktail Club, no Porto.  
  
O Nelson Matos, é um amigo de longa data, desde que o conheço evidenciou sempre um elevado grau de profissionalismo, o gosto pela partilha de saberes com todos aqueles que desejam evoluir na profissão, prima pela arte, inovação, criatividade, diversidade e decoração dos “cocktails”.


Tem participado em concursos de cocktails, onde tem vindo a obter honrosas classificações e representado condignamente os barmen portugueses.

Um estudioso do mundo do bar está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, tendo como finalidade oferecer o melhor serviço aos seus clientes, com o objetivo de atingir a excelência.


Nelson Matos, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no The Royal Cocktail Club, no Porto.

Como descreves o The Royal Cocktail Club?

Bar dedicado à cockteleria de autor e que alia o conforto à qualidade de serviço.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Gerente / Bar Manager.


Nelson Matos qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo é o Echoes of History.

Breve historia…

O Echoes of History é um cocktail é inspirado no canto 3 do Lusíadas. Escrito pelo aclamado poeta e pai da língua portuguesa Luís Vaz de Camões. Conto que nos remonta à conquista de Portugal aos mouros.

Neste cocktail encontra-se Tanqueray Ten (em alusão a Inglaterra que nos ajudou a defender o país e sabores de norte a sul de Portugal, incluindo nuances de Cataplana de marisco que é o prato mais carismático da minha região e última a ser conquistada.


Echoes of History by Nelson Matos                                                                      
18% VOL

Ingredientes:

35ml Tanqueray                                                                                       
10ml Redestilação de Ketel One com Cataplana de marisco
25ml Porto Reserva Ruby
25ml Moscatel Roxo 
20ml Solução Cítrica
10ml Xarope de Açúcar
3 Drop Bitter Laranja
60 ml Espumante de Vinho Verde
1 Casca de Limão

Copo: Riedel Pinot Noir


Método de preparação: Throwing

MOP: adicionar todos os ingredientes (exceto o Espumante) e mexer para dissolver o acido cítrico.

Adicionar o espumante no copo e posteriormente o resto do cocktail.

Adicionar gelo, decorar e perfumar com óleos de limão.

Decoração: Rebentos de ervilha e folhas de sorrel.


Nelson Matos, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Em tempo de uma crise sem precedentes é impressionante ver esta corrente solidariedade do povo português. Temos sido exemplares.

Convém com isto não esquecer que para alem de todo o flagelo à volta desta pandemia, existem famílias com crianças e sem abrigo em situações de extrema dificuldade e devemos ajudar as associações que todos os dias lutam para que comida, roupa e abrigo chegue a todos.


Um enorme obrigado e respeito aqueles que são os verdadeiros heróis no combate a este vírus, Profissionais de saúde, Bombeiros, polícia e voluntários.
Sem esquecer todas as pessoas e identidades que generosamente tem contribuído com materiais e desinfetantes aos nossos hospitais.

Não esquecer que quarentena não é ferias e que devemos ficar em isolamento social para assim não espalhar mais o vírus. Respeitem os vossos familiares, grupos de risco e a sociedade.

Avizinham-se tempos complicados e convém continuar motivados e motivar o próximo.

É certo que a indústria nunca mais vai ser a mesma e convém aproveitar este tempo para refletir tentar ser melhores para assim pudermos juntos mudar o mundo.


Bem-haja a todos e não se esqueçam de lavar as mãos.

Juntos somos mais fortes.

Saúde!

Nelson Matos, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: