terça-feira, 24 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Flávio Próspero, Bartender e Diretor de Formação da Escola de Bar Mr.& Ms. Bartender, em Braga.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!


De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.

Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.


Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizem um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional. Obrigado!


Desta feita, na diversidade de informação e depois de Sónia Pereira de Londres, de Carlos Santiago do Porto, José Domingues do Algarve, do Alberto Silva da Madeira, do Diogo Da Costa dos Açores, e de André Costa de Tenerife, Espanha, o meu sétimo convidado nesta “Rubrica”, é o meu grande amigo, profissional de mão cheia, com mais de 25 anos de actividade, um estudioso do vasto mundo das bebidas e dos cocktails, em particular da cultura Tiki, para além disso é dotado de valores de extrema importância para o desempenho da sua função, como, a inovação, a criatividade, a qualidade, muito relevante na indústria da hospitalidade, bem como sempre disponível para a partilha dos conhecimentos, o Flávio Próspero, Bartender e Diretor de Formação da Escola de Bar Mr.& Ms. Bartender, em Braga.


Flávio Próspero, qual o teu local de trabalho?

Sou Bartender de Profissão á 25 anos, neste momento estou a trabalhar, a convite do Mário Valério, na Escola de Bar Mr.& Ms. Bartender, em Braga.
Trabalho também como Bartender em part-time no Restaurante Me.at e no Classe Bar, ambos em Famalicão.


Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Diretor de Formação da Escola de Bar Mr.& Ms. Bartender, em Braga, e em part-time no Restaurante Me.at e no Classe Bar, ambos, em Famalicão.


Flávio Prospero, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Meus amigos o cocktail que recomendo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o Peralta, espero que gostem.

Esta foi a minha receita para a competição da Mistura Beirão.


Breve historia:

O Peralta surge da historia de amor entre o neto carranca redondo e a princesa peralta, uma princesa muito conhecida na região, como ele ainda não tinha idade para cortejar a princesa, decidiu criar um produto novo baseado no melhor licor português, envelheceu uma aguardente vínica em barricas novas durante 2 anos, ate que no dia do seu aniversario, levou a princesa ao lugar mais magico da serra, o talasnal e presenteou-a com um Cocktail d'honra. Ainda hoje la existe a casa da princesa.


PERALTA by Flávio Prospero

Ingredientes:

7cl. Beirão D'honra
1,5cl Falernum
1,5cl Sumo de Lima
2cl Puré de Abobora
2cl Sumo de Ananas dos Açores
1cl Clara de Ovo
2 Dash elemakule Tiki bitters.

Método de preparação: Boston Shaker.

Porque estávamos perto do inverno juntou ao Beirão D'honra um Puré de abóbora, o sumo do melhor ananás dos Açores, a frescura da lima, especiarias das Caraíbas e aperaltou o Mundo com o nome da Princesa. PERALTA!!!!

Agitar vigorosamente, verter para a taça.

Copo taça a cocktail.

Decoração: Pó de morango e alecrim a decorar.


Flávio Prospero deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade?

Em relação ao momento que vivemos, infelizmente á cerca de ano e meio atrás vivi uma situação parecida pessoalmente, em Londres fiquei alérgico a citrinos e fiquei quase sem pele nas mãos, tive 5 meses parado, sem trabalhar, sem ganhar, sem saber como seria o futuro, felizmente surgiu um convite do Mário Valério para fazer a abertura do Alfaiate bar em Santo Tirso e as coisas mudaram.


e do maldito vírus Covid-19?

Acredito que depois desta fase também vamos conseguir dar a volta por cima, sinto uma grande união na nossa industria, apenas peço a quem frequentava os nossos bares, que se lembrem que nós sempre estivemos lá por eles, Natais, Ano novo, carnaval, etc e abdicamos de muito pessoalmente em prol de servir e entreter a sociedade, por isso, quando isto tudo passar, estejam lá por nós também.


#apoiaoteubartender  #apoiaoteubarlocal 


Flávio Prospero, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

1 comentário:

Bruno Garrido disse...

É sem dúvida um excelente formador, barman de Elite mundial, e um ser humano formidável! Uma honra para mim ter aprendido e contactado com o grande Flavio Próspero