sábado, 28 de março de 2020

“Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, é Miguel Botelho, um jovem empresário, empreendedor, Bartender, de São Miguel, Açores.


Olá amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, nesta Rubrica já deixarem as suas mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, o André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, o Eusébio Silva da Madeira, o Vasco Martins de Lisboa, o Hugo Silva de Massamá, Lisboa e o Nuno Faria de Santo Tirso.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizam um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.

Obrigado!


décimo quarto convidado da “Rubrica”, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, é Miguel Botelho, um jovem empresário, empreendedor, bartender, de São Miguel, Açores, é formado em Técnico de Restauração, Restaurante-Bar, foi vencedor do Concurso Jovem Talento Da Gastronomia na categoria Barman em 2016 na Etapa Regional e Finalista na Etapa Nacional.


Já desempenhou funções como bartender e empregado de mesa no Restaurante Anfiteatro e no Santa Bárbara Eco-Beach Resort.

Criou o seu próprio negócio Bambu Lêvedo quando decidiu juntar duas das suas paixões (o design e o bar).


Iniciou recentemente a sua atividade como empresário. Atento ao que nos rodeia, Miguel, preocupa-se com o futuro, bem com, com a sustentabilidade. Para além disso está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos, na área da restauração e hospitalidade, no sentido contribuir para um melhor serviço.


Através do seu conhecimento e experiência Miguel procura dar o seu contributo   de modo a melhorar a qualidade dos aspirantes a bartenders para elevar a qualidade dos bares principalmente na região onde vive, os Açores.

Miguel Botelho, qual o teu local de trabalho?

“Olá a todos, primeiramente gostaria de felicitar o senhor Francisco pela excelente iniciativa num momento tão difícil para todos nós e dizer-lhe que é uma grande honra e privilégio aceitar o seu convite.”

Atualmente trabalho na minha empresa, a “Bambu Lêvedo” e desenvolvo mais 2 projectos o “Cocktlantic” e o “OláQueBar”.

Qual a função que desempenhas? Faz uma breve descrição?

Eu sou bartender de formação, mas atualmente trabalho na Bambu Lêvedo, a minha empresa de produção de copos e outros materiais em bambu para bares e restaurantes. Nos últimos seis meses mais ou menos nós temos investido muito tempo e dedicação para que a empresa cresça no mercado e para que possamos nos tornar uma marca de referência.


Tem sido um projecto com constantes desafios para ultrapassar, mas igualmente gratificante e enriquecedor. Somos apenas dois colaboradores contando comigo o outro é o meu pai que me ajuda imenso na produção dos copos e dos outros materiais.


Temos também outras pessoas que estão sempre dispostas a ajudar e a colaborar como por exemplo a minha mulher, a minha família, o chefe Pedro Jerónimo e vários bartenders amigos.


O Ano passado começamos por desafiar alguns deles, açorianos e nacionais, através de dois projectos (Cocktlantic e OláQueBar) a criarem cocktails nos copos Bambu Lêvedo, eles têm uma oportunidade excelente de se promoverem e/ou mostrarem o seu trabalho e nós também de mostrarmos os nossos copos em funcionamento.


Enfim participo praticamente em todas as funções desde a recolha do material até por fim colocar a encomenda no correio.

A minha primeira função passa por angariar compradores, para isso tenho aprendido muito sobre marketing digital, pois acho que cada vez mais o futuro das empresas está voltada para o mundo da Internet e como sou dos Açores é sempre uma excelente forma de mostrar o nosso trabalho quando se tem um imenso oceano a nos separar. Uma vez angariado o comprador é hora de produzir os copos com o máximo de rigor possível e tentar fazer sempre ao máximo um trabalho de excelência. Por último o próximo passo é tornar o cliente num amigo pois eu acredito que é mais benéfico quando olhamos para as pessoas como amigos do que apenas clientes.



O próximo passo passa por escrever um livro.

Miguel Botelho, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O Cocktail que recomendo aos seguidores, do Cocktails & Mistura Fina é o New Sweet Hope, (Nova Doce Esperança).

Breve História:

A ideia para este cocktail passou por criar uma bebida que pudesse contribuir para o fortalecimento do nosso sistema imunológico de modo a que tenhamos mais forças para encarar o momento actual.

Procurei usar ingredientes ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios e que todos nós costumamos ter em casa para que possamos cumprir com as indicações da DGS.


New Sweet Hope, é um tributo a todos nós nesse momento difícil que estamos a atravessar e é a forma que tenho de transmitir uma mensagem de Esperança para todos principalmente aqueles que estão no terreno a lutar por todos nós de forma ativa.

New Sweet Hope By Miguel Botelho

Ingredientes:

5cl Rum Plantation Original Dark
4cl Polpa De Maçã Assada Caseira
2,5cl Sumo De Lima
2cl Xarope de Açúcar Caseiro. (De Frutos Secos, Canela E Hortelã)
3cl Sidra de Maçã

Decoração:

4 Fatias de Maçã Vermelha
Hortelã
q.b. Canela em Pó
q.b Essência Caseira New Hope (feita a base de rum, aromatizada com raspas de limão, maçã, hortelã e canela.)

Método de Preparação:

Colocar todos os ingredientes no shaker com gelo (à exceção da sidra).

Agitar bem e de seguida verter para o copo.

Preencher com a Sidra de Maçã e adicionar gelo moído.

Para decoração usar 4 fatias de maçã, hortelã e a canela em pó, depois fumar ligeiramente a maçã.

Para finalizar aplicar a essência caseira New Hope.


Miguel Botelho, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

A mensagem que eu posso dar é que neste momento temos uma excelente oportunidade para refletir acerca do mundo, mas principalmente acerca das nossas vidas e perceber o que realmente vale a pena e ver se estamos ou não a dar o nosso melhor.


A frase de William H. McCraven “Se Queres Mudar O Mundo Começa Por Fazer A Tua Cama” é excelente para demostrar que se fizermos o que tem de ser feito no nosso quotidiano e começar pelas coisas simples podemos dar o nosso contributo para o mundo

É tempo de pararmos de criticar, de julgar e de termos opiniões sobre tudo e todos e começarmos a viver verdadeiramente com a força que é nos tão característica.


Somos mais fortes do que imaginamos, nossos avós combateram em guerras mundiais, nossos antepassados atravessaram o oceano sem GPS, alguns foram feitos escravos, alguns passaram muita fome e se nós hoje em dia estamos vivos foi porque eles nunca desistiram, foi porque eles arregaçavam as mangas e iam à luta. O Sangue e a força deles corre nas veias de cada português e por isso é altura de nos unirmos como povo pois depois de uma tempestade vem sempre uma nova doce esperança.


Miguel Botelho, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: