sexta-feira, 27 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Hugo Silva, Diretor Geral, da Cocktail Team®, Massamá, Lisboa.

Estamos a viver um período muito difícil, para muitos um período de emergência e consequentemente de contingência que afeta os mais variados setores da sociedade, em particular na indústria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!


De volta ao meu e, em especial ao vosso Blogue Cocktails & Mistura Fina, sempre com o pensamento positivo e a certeza de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos com rubrica denominada “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo qual todos passamos, devido ao vírus Covid-19 que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.

Nos últimos dias recebi inúmeras mensagens como as da Sónia Pereira de Londres, do Carlos Santiago do Porto, do José Domingues do Algarve, do Alberto Silva da Madeira, do Diogo Da Costa dos Açores, do André Costa de Tenerife, Espanha, do Flávio Próspero de Braga / Aveiro, do Bruno Barros de Lisboa, do João Gloria do Algarve, do Eusébio Silva da Madeira e do Vasco Martins de Lisboa, o que me permitiu obter imensa informação.

Assim, continuarei a publicar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que dispensem um pouco do seu tempo na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional.


Obrigado!


O décimo segundo convidado nesta “Rubrica”, é um profissional de excelência, ligado à área de formação e eventos. Ao longo do seu percurso orgulha-se de ser um impulsionador das várias vertentes do mundo do bar, tendo influenciado um vasto número de formandos ao partilhar os seus conhecimentos e dotando os mesmos das ferramentas necessárias para um bom de excelência na indústria da hospitalidade.


Hugo Silva, Diretor Geral, da Cocktail Team®, em Massamá, Lisboa.


Hugo Silva, qual o teu local de trabalho?

Trabalho na  Cocktail Team, cuja a sede é em Massamá

Qual a função que desempenhas?

Sou Diretor Geral e à parte de todas as funções inerentes a este cargo, sou também formador de bar, na escola da empresa, uma das áreas que está em franco crescimento e que acreditamos ser um dos pilares de formação para quem quer seguir este mundo de bartender.

Enquanto Diretor Geral da Cocktail Team, realizo todas as funções inerentes ao respetivo cargo. Para além disso, sou formador nos cursos dados pela Cocktail Team juntamente com outros colegas de referência na área. A área de formação está em franco crescimento e a Cocktail Team tem acompanhado este desenvolvimento, investindo ao máximo na formação. Uma vez que, acreditamos ser um dos pilares para quem quer seguir este mundo de bartender.

Além de tudo isto, sou docente na Universidade Autónoma de Lisboa na Pós-Graduação em Gestão de Bar.
Sou Diretor Geral e à parte de todas as funções inerentes a este cargo, sou também formador, na escola da empresa, uma das áreas que está em franco crescimento e que acreditamos ser um dos pilares de formação para quem quer seguir este mundo de bartender.


Faz uma breve descrição da Cocktail Team®?

Antes de mais, relembrar que a Cocktail Team no dia 21 de março fez 15 anos!
A Cocktail Team foi criada em 2005, tendo como objetivo inovar no conceito de “Serviço de Bar”. Iniciámos a atividade com a introdução do Flair Bartending em Portugal, sendo este um serviço de bar aliado à animação, quer pela realização de eventos específicos, quer na formação de bartenders.

A Cocktail Team® foi também pioneira na Mixologia Molecular continuando assim a distinguir-se pela inovação e dinamização do serviço de Bar.


Fomos ainda pioneiros no lançamento do MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE BAR, uma formação superior em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa direcionada para Bar Managers ou Proprietários.


Aqui fica o nosso site onde poderá encontrar toda informação sobre nós. Assim, se tiver mais curiosidade sobre este tipo de conceitos e sobre tudo aquilo que temos para oferecer, não hesite em visitar-nos!



Hugo Silva, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O que tenho para vos recomendar é o Cocktail Teenager Bianca, uma vez que tem um significado enorme para mim. Espero que seja do vosso agrado.



Para perceberem a importância deste cocktail, o mesmo é dedicado à minha filha Bianca que representa uma parte de mim, faz-me sorrir, chorar e mexe com os meus sentimentos como ninguém. Quando criei esta receita, a Bianca tinha apenas 2 anos e hoje já tem 11 anos e gostaria muito de lhe dizer: amo-te filha!!!


Cocktail Teenager Bianca by Hugo Silva

Ingredientes:

2 Morangos
2 cl de Xarope Bubble Gum
2 cl de Natas
2 cl de Licor de Morango
2 pedras de gelo
Decoração:
Chantilly e açúcar colorido q.b.

Método de preparação:

Verta todos os ingredientes num liquidificador com as pedras de gelo. Triture até obter um preparado homogéneo.

Sirva a bebida num flûte. Preencha com chantilly e decore com açúcar colorido.


Hugo Silva, deixa-nos uma mensagem sobre a atualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

A mensagem que vos pretendo passar encontra-se neste excerto de Adam Smith porque, no meu entender, retrata o panorama atual.

A SEGUNDA MÃO INVISÍVEL DE ADAM SMITH

"Algo invisível chegou e colocou tudo no lugar. De repente os combustíveis baixaram, a poluição baixou, as pessoas passaram a ter tempo, tanto tempo que nem sabem o que fazer com ele. Os pais estão com os filhos em família, o trabalho deixou de ser prioritário, as viagens e o lazer também. De repente silenciosamente voltamo-nos para dentro de nós próprios e entendemos o valor da palavra solidariedade.

Num instante damos conta que estamos todos no mesmo barco, ricos e pobres, que as prateleiras do supermercado estão vazias e os hospitais cheios. E que o dinheiro e os seguros de saúde que o dinheiro pagava não têm nenhuma importância porque os hospitais privados foram os primeiros a fechar.

Nas garagens ou nos parqueamentos estão parados igualmente os carros topo de gama ou os ferros velhos antigos, simplesmente porque ninguém pode sair.

Bastaram meia dúzia de dias para que o Universo estabelecesse a igualdade social que se dizia ser impossível de repor.

O medo invadiu todos.

Que ao menos isto sirva para nos darmos conta da vulnerabilidade do ser humano.


Não se esqueçam: BASTARAM MEIA DÚZIA DE DIAS."



Hugo Silva, que apontamento gostarias de deixar acerca do Bartending?

Quero deixar alguns vídeos que demonstram o meu trabalho na Cocktail Team®, fi-los com o imenso carinho para divulgar a nossa Arte que tanto amamos, espero que desfrutem e partilhem!!




O Gin Português Real Gin,  https://youtu.be/jW6SgfEVBaQ


Hugo Silva, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

1 comentário:

Unknown disse...

Top!
É um orgulho trabalhar na Cocktail Team.
Parabéns Boss... Hugo Boss!!!