quinta-feira, 26 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: Vasco Martins, Head Bartender do Seame Group, com o Seame, Soão e MeatMe, em Lisboa.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Sinto-me extremamente honrado pela Vossa pronta aceitação do meu convite e da minha Rubrica. Tem uma onda maravilhosa por parte da família Barmen por todo o país e além-fronteiras, muito obrigado!

De volta ao meu, vosso Blogue, com o pensamento positivo, certo de estar a contribuir para momentos bem passados e descontraídos, no Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.

Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.


Ao longo dos últimos dias, diversidade de informação, já deixarem mensagens, a Sónia Pereira de Londres, o Carlos Santiago do Porto, o José Domingues do Algarve, o Alberto Silva da Madeira, o Diogo Da Costa dos Açores, do André Costa de Tenerife, Espanha, o Flávio Próspero de Braga / Aveiro, o Bruno Barros de Lisboa, o João Gloria, de Lagos, Algarve, e o Eusébio Silva da Madeira.

Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizem um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional. Obrigado!


O décimo primeiro convidado nesta “Rubrica”, é um profissional de excelência, um profissional de bar muito versátil, viajando pelo mundo, bebeu os conhecimentos oriundos dos vários países, usos e costumes, aposta numa coquetelaria tradicional, onde a partir de 3 ingredientes consegue obter excelentes cocktails, repletos de aromas texturas e sabores. Vasco Martins, Head Bartender do Seame Group, com o Seame, Soão e MeatMe, Lisboa.


Vasco Martins, qual o teu local de trabalho? Que função desempenhas?

Sou o Head Bartender do Seame Group, com o Seame, Soão e MeatMe, em Lisboa.


Faz uma breve descrição do MeatMe the Bar?

MeatMe the Bar,

O bar do MeatMe é uma Ode, uma Homenagem, tanto ao clássico, como ao produto, á tradição. Um regresso às origens da coquetelaria, dar voz a aqueles cocktails algo esquecidos, sem twists e sem voltas, onde os cocktails de autor tentam seguir o mesmo caminho de usar destilado com destilado ou licor, e na maioria das vezes num máximo de 3 ingredientes...


Vasco Martins, qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

O cocktail que recomendo aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina é o “Cocktails Medronheiro”.


Eis uma breve história do Cocktail Medronheiro,

Cocktail Medronheiro, um cocktail que vem sempre acompanhado de uma história, já que este é uma viagem pelas minhas viagens e vivências, temos desde os Estados Unidos, Barcelona, Lisboa, Itália, Austrália e claro... Tavira. Tudo isto num Cocktail com 3 ingredientes.


Cocktail Medronheiro by Vasco Martins

Ingredientes:

50ml Maker's Mark infusionado com queijo de Azeitão,

15ml Licor Eduardino,

5ml Aguardente de Medronho.


Método de preparação:

Juntar no Mixing Glass o Bourbon e o licor depois de bem gelado, diluir um pouco, verter num Old Fashioned duplo com grande cubo de gelo limpo, usando uma Bar Spoon fazer um float com o Medronho para reforçar que o Medronho devido aos severos incêndios está inflacionado polvilhar o cubo de gelo com um pouco de Ouro comestível, usamos o selo do restaurante para marcar o gelo colocamos o copo numa salva de prata e decoramos com um pouco de Flat Bread barrado com mais queijo de Azeitão e está pronto a servir.


Vasco Martins, deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e sobre o maldito vírus Covid-19?

Temos de ser positivos e que embora o presente não seja bonito de ver, agora mais que nunca temos de nos unir, deixar os egos para trás e juntos batalhar e seguir um só caminho, pensar que embora dê-mos alguma felicidade, alívio, conforto e bem estar aos nossos clientes...


Somos só Barmen e que se numa altura destas não nos unirmos e dermos as mãos não iremos longe, como disse um amigo nosso, " quando vão sair e divertir-se, nós estamos lá, quando temos uma data importante, mas os clientes querem uma bebida, nós estamos lá, quando o mundo inteiro está de festa, nós estamos lá"...

Por isso se estamos lá pelos nossos agora é o momento de estarmos lá por nós, nós profissionais de hotelaria que toda a gente só se lembra que existimos nesses momentos!


God speed e cuidem-se!

Citação favorita…de Vasco Martins…

"How well I have learned that there is no fence to sit on between heaven and hell. There is a deep, wide gulf, a chasm, and in that chasm is no place for any man."
Johnny Cash

Vasco Martins, o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: