domingo, 13 de abril de 2008

Bartending Is My Life... Francisco Guerreiro, Momentos!!!



Sou honesto humilde, confiante, trabalhador empenhado e pontual. Sou rigoroso no cumprimento das tarefas que me são confiadas. Tenho um elevado espírito e capacidade de liderança. Também me julgo perseverante, pró activo e muito amigo de ajudar os outros.
Ao longo da minha actividade profissional implementei as minhas competências na área de Catering, controlo de qualidade, Promoção e Marketing, Atendimento e Vendas, Controlo de stocks, Higiene e Segurança no Trabalho e Gestão de Recursos Humanos, entre outros. O Curso HACCP, possibilitou-me um maior conhecimento na área de higiene alimentar, referente às normas europeias no domínio das formas correctas de conservar, confeccionar e apresentar os mais variados alimentos e bebidas, assim como a segurança no trabalho, observando as regras e cuidados a ter, riscos, barreiras a ultrapassar para um desempenho seguro no trabalho.
Tive também o privilégio de acompanhar várias montagens de diversas máquinas, equipamentos, esquematizar e elaborar as plantas das salas, escolher garrafeira e bebidas de bar, copos e utensílios, ser o responsável pelo recrutamento/ selecção e formação das brigadas de F&B, bem como elaborar carta de bares e Menus de Restaurante e implementar serviços especiais. Controlo do economato e dos Stocks.Referente à minha actividade de Formador, ao frequentar Cursos de Formação Pedagógica de Formadores adquiri os conhecimentos e competências com a qualidade e adequadas ás formas de ensino dos nossos dias, ou seja com técnicas actualizadas e modernas. O estudo dos grupos e conhecimento das várias de personalidades, bem como da organização e gestão mais correcta .
Actualmente, encontro-me a leccionar na Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras de Armação de Pêra, na área Hotelaria/Bar/Restaurante. Transmitir os meus conhecimentos e contribuir para melhores aprendizagens dos alunos torna-se o meu objectivo, bem com observar a sua valorização profissional e pessoal. Desde o ano de 1984 até hoje, tenho vindo a desempenhar a função de Formador relacionado com a área de Alimentação Bebidas, tendo iniciado na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Portimão e colaborado com várias entidades relacionadas com a formação profissional tais como: Foraudit. Consultores/I.N.F.T. (Instituto Nacional de Formação Turística), E.H.T.A. (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) / Associação Barmen de Portugal. – Delegação do Algarve, Partnerhotel – Portimão.

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
A frequentar 2º Ano da Licenciatura em Gestão Hoteleira, da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve .
Ano 2007/2008.
• Principais disciplinas: Direito do Turismo, Direito Fiscal, Estatística, Organização Comportamental, Economia I, e II, Operações de Manutenção, Inglês II, Alemão II, Planeamento e Ordenamento em Turismo.
1º Ano da licenciatura em Gestão Hoteleira, da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve.
Ano 2006/2007
• Principais disciplinas: Gestão de Operações Hoteleiras I, e II, Introdução à Gestão, Introdução ao Turismo, Informática, Contabilidade I e II, Matemática, Inglês I, Alemão I.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Curso básico de Informática 1, efectuado no Centro de Línguas, Cultura e Comunicação (CLCC) – Portimão (2006)
Curso Flairtending da Cocktail Academy -2.º nível -Lisboa (2005)
Tenho por base a formação em Bar, com a finalidade de obter maior conhecimento acerca de novas técnicas de preparar e servir bebidas simples e compostas, aplicando em conjunto técnicas de animação, bem como gestão do tempo e rapidez nos serviços, assim como obter conhecimento acerca do top das bebidas e nível mundial, frequentei os Cursos de Flairtending dos níveis 1 e 2, promovido pela Cocktail Academy, Lisboa 2004/5.
Curso de Formação Pedagógica Contínua de Formadores, promovido pela PARTNERHOTEL – Corroios (2004/5)
Frequentei o Curso de Formação Contínua de Formadores, promovido pela Partnerhotel, nos anos 2004/5, para acompanhar as novas formas de gestão da formação, sistemas de formação, preparação para a formação, metodologias de formação e a utilização de novas tecnologias na mesma, bem como simulação pedagógica e autoscopia, proporcionou-me o aumento do conhecimento e de competências.
Curso Flairtending da Cocktail Academy -1. Nível -Lisboa (2004)
Curso de Conhecimentos de Higiene Alimentar Luso Cristal Consulting, Lda. /National Britannia – Iberotel Alvor (2004)
A fim de aumentar os meus conhecimentos e valorizar-me profissionalmente, frequentei o curso de conhecimentos de Higiene Alimentar, ministrado pela Luso Cristal Consulting, Lda/National Britania.
Curso de Atendimento e Vendas “Excelência”, INFITUR – Iberotel Alvor (2004)
A necessidade de me manter actualizado e estar preparado para transmitir aos meus colegas de trabalho novos conhecimentos e assim proporcionar melhor qualidade de serviços, frequentei o Curso de Atendimento e Vendas “Excelência”, promovido pelo Inftur, no ano de 2004.
Participação no Seminário Técnico “ Júri- Degustadores” promovido pela Associação Barmen de Portugal Delegação do Algarve (2002)
Curso HACCP Select Service Partner-Compass Group Leeds (2002)
A mesma Empresa proporcionou-me ainda a frequência de o Curso HACCP, o qual possibilitou-me um maior conhecimento na área de higiene alimentar, referente às normas europeias no domínio das formas correctas de conservar, confeccionar e apresentar os mais variados alimentos e bebidas, assim como a segurança no trabalho, observando as regras e cuidados a ter, riscos, barreiras a ultrapassar para um desempenho seguro no trabalho.
Participação em Seminários promovidos pela E.H.T.A./I.N.F.T., na Área do Ensino.
Participação em Seminários promovidos pela Associação Barmen de Portugal e Delegação do Algarve, acerca das novas técnicas de servir e preparar bebidas simples ou compostas, bem como da actividade profissional.
Curso de Formação Pedagógica de Formadores, homologado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (I.E.F.P) e promovido pela Psicofaro Lda. (1999).
Curso de Formação Pedagógica de Formadores, homologado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (I.E.F.P) e promovido pela Psicofaro Lda. em1999, foi um passo para poder ministrar as matérias referentes à minha actividade de Formador, com qualidade e adequar as formas de ensino dos nossos dias, ou seja com técnicas actualizadas e modernas. O estudo dos grupos e conhecimento das várias de personalidades, bem como da organização e gestão mais correcta foram os conhecimentos e competências que adquiri com a realização do curso.
Curso de Inglês, E.H.T.A./Secção de Portimão (1987/1990).
Em 1987, por necessidade de implementar os meus conhecimentos de línguas estrangeiras, tendo como meta prestar um melhor atendimento aos estimados clientes, frequentei os Cursos de Inglês e de Alemão da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Pólo de Portimão, os quais terminei em 1990, com bom aproveitamento
Curso de Alemão, E.H.T.A./Secção de Portimão (1987/1990).
Curso de Especialização de Cocktails Short Seco, E.T.H.A./Secção de Portimão (1985).
Sempre com o objectivo de me valorizar profissionalmente e adquirir mais competências, nas áreas de preparação e servir as bebidas compostas, frequentei os Curso de Especialização de Cocktails Short Seco e Curso de Especialização de Cocktails Short Doce & Bebidas Quentes, na E.H.T.A./Secção de Portimão (1985). Os cursos proporcionaram-me uma actualização de conhecimentos acerca das novas composições de bar a nível mundial, quer na procura de novos sabores e cores quer na arte de as decorar, assim como a forma de promover as vendas dentro de um elevado padrão de qualidade.
Curso de Especialização de Cocktails Short Doce & Bebidas Quentes, E.T.H.A./Secção de Portimão (1985).
Curso de Especialização Médio & Long Drink, E.H.T.A. (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) – Secção de Portimão (1984).
A necessidade de cada vez me valorizar mais estava patente no meu pensamento, assim no ano de 1984, frequentei um curso de especialização de Médio e Long Drinks, na E.H.T.A., Pólo de Portimão. Baseou-se num estudo aprofundado das composições de bar, bem como das decorações das mesmas, no sentido de promover a sua venda, bem como obter maior rentabilidade e satisfação do cliente.
Curso Training Center- John Whyte Course of International Bartenders Association, Hotel Vermar D.Pedro, Póvoa do Varzim (1983).
Estas acções contribuíram para implementar os meus conhecimentos acerca dos variados temas relacionados com o mundo das bebidas, controlo, gestão e stocks, organização de serviços, bem como a arte de preparar e servir as bebidas compostas, sandes, canapés e serviço de cafetaria, a nível mundial participaram cerca de representantes de 43 Países. Considero que estamos sempre a aprender uns com os outros.
Exame profissional de Barman 1ª, promovido pelo Sindicado de Hotelaria do Distrito de Faro/Escola de Hotelaria e turismo do Algarve Secção de Portimão (1978).
Nos anos 77,78, frequentei vários cursos de bar, promovidos pela Escola de Hotelaria e turismo do Algarve e o Sindicato de Hotelaria do Distrito de Faro.
Os mesmos possibilitaram aprofundar os conhecimentos adquiridos até ao momento, bem como mais competência para o desempenho da minha actividade profissional e pessoal.
Exame profissional de Barman, promovido pelo Sindicado de Hotelaria do Distrito de Faro/Escola de Hotelaria e turismo do Algarve Secção de Portimão (1977).
Exame profissional de Barman de 2ª, promovido pelo Sindicado de Hotelaria do Distrito de Faro/Escola de Hotelaria e turismo do Algarve Secção de Portimão (1977).
Curso Itinerante de Hotelaria, Secção de Bar – Centro Nacional de Formação Turística & Hoteleira (1975).
No ano de 1975, frequentei o primeiro curso de bar, ministrado pelo saudoso Prof. Jorge de Carvalho, promovido pelo Instituto Nacional de Formação Turística.
No qual adquiri competências, conhecimento no vasto domínio da preparação e história das bebidas simples ou compostas as quais guardo até hoje. Destaque-se os quantitativos correctos para a elaboração dos cocktails, das densidades, das doses a servir de cada bebida, das temperaturas ideais para servir os vinhos e outras bebidas, bem como acerca das requisições, elaboração de inventários e controlo do Bar.

PRINCIPAIS PRÉMIOS
Barman/Personalidade do Ano da Revista Portugal Turismo e Actualidade (1994).
3. º Classificado na modalidade de Long Drink no VII Concurso Nacional de Cocktails (1990).
Representante finalista da A.B.P./Algarve no VII Concurso Nacional de Cocktails, na modalidade de Long Drink- Estoril (1990).
Representante finalista da A.B.P./Algarve no IV Festival de Long Drink/”Smirnoff” – Estoril (1986).
Representante de Portugal no XXXIII Congresso da International Bartender Association – Amsterdão – Holanda (1985).
Representante de Portugal na Final Mundial do Grande Prémio Martini de Cocktelaria, disputado em Torino – Itália (Junho/1985).
1. º Classificado Nacional do Grande Prémio Martini – Lisboa (1985).
1.º Classificado na Fase Regional do Grande Prémio Martini (1985).
1. º Classificado no Festival Algarve/Setúbal (1984).
1. º Classificado no III Festival Nacional de Long Drinks Schwepp’s – Carlsberg (1984).
Representante finalista da A.B.P./Algarve no V Concurso Nacional de Cocktails, na modalidade de Long Drink- Lisboa (1984).
3. º Classificado no V Concurso Nacional de Cocktails – Fase Regional do Algarve, na modalidade de Long Drink (1984).
Representante finalista da A.B.P./Algarve no Grande Prémio Nacional de Cocktails “Correio da Manhã” – Estoril (1983).
Representante finalista da A.B.P./Algarve no Grande Prémio Martini – Lisboa (1983).
2. º Classificado no I Festival Regional “Brandymel”, na modalidade de Long Drink (1983).
2. º Classificado na Fase Regional do Grande Prémio Martini (1983).
4. º Classificado na modalidade de Short Doce na Fase regional do Algarve (1981).

1 comentário:

Mário Nunes disse...

o FRANCISCO GUERREIRO já é, e sempre será reconhecido como um dos maiores barman de sempre em Portugal, pelas suas qualidades humanas, profissionais, pela inovação, pelo aperfeiçoamento profissional (sempre exigente), pela maneira como transmite aos mais jovens e menos jovens os seus enormes conhecimentos profissionais (sem esperar nada em troca), por tudo isso e muito muito mais, não posso perder esta oportunidade de aqui deixar o meu testemunho. Um muito obrigado pelo previlégio de ter conhecido e convivido com este grande homem e profissional de Bar, que também foi a minha profissão durante cerca de 20 anos.
Continua Francisco, Portugal e o turismo precisam, cada vez mais, de pessoas como tú.

Um grande abraço com muita amizade !

Mário Nunes