sábado, 19 de abril de 2008

André Guerreiro-Flairzone, na E.B.2. 3. Armação de Pêra

André Guerreiro, Barman Freestyle, de renome Mundial, aceitou o convite da Equipa Formativa, do curso de Bar, da, E.B. 2,3, de Armação de Pêra, no sentido de realizar um Workshop sobre Técnicas avançadas de Freestyle Bartending. De salientar que o mesmo tem vindo a representar Portugal, em vários concursos internacionais, tendo obtido honrosas classificações.
Estas acções visam contribuir para uma plena integração na vida activa, bem como para a implementação de conhecimentos dos alunos, acerca da organização do bar, da mise-en-place, higiene do bar e pessoal, manipulação dos produtos e utensílios, a saúde e o álcool, trabalho de equipa, factores que irão possibilitar uma prestação de serviços de qualidade e uma animação que irá contagiar os bares e unidades hoteleiras do Algarve.

Flairzone é uma Academia de Bar. Que pretende, partilhar a informação, o conhecimento e a experiência que adquirida. Pretende formar Bartenders, capazes de superar quaisquer expectativas, elevar os padrões e qualidade do produto oferecido nos bares, dar um forte impulso em Portugal em especial na Região Algarvia no Flair e na Mixologia!
Segundo André Guerreiro, da Flairzone/Associação Barmen do Algarve, esta formação deve ser entendida como complemento dos conhecimentos e competências adquiridas pelos Barmen aquando da formação clássica. Sendo de opinião que todos os formandos devem frequentar os cursos de bar existentes quer nas Escolas quer nas entidades formadoras. No entanto salienta que a Academia de Bar Flairzone, esta preparada para ministrar aos interessados, módulos com a matéria essencial, em relação ao mundo das bebidas, para que as acções de FlairBartenting sejam um valor acrescentado, para todos os que procuram, as técnicas modernas e inovadoras, do Americam Bartending.

Os alunos e a comunidade escolar tiveram oportunidade de assistir a um breve show, de destreza de movimentos apresentado pelo convidado, que levou ao rubro todos os presentes, pela qualidade e profissionalismo, demonstrado na preparação da sua composição de bar.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de interagir com André Guerreiro e concluíram que antes de se iniciar a construção das bebidas há que conhecer em pormenor todas as zonas de serviço de um bar, bem como as técnicas de serviço, conhecimentos sobre as bebidas, assim como das composições de bar, só com este conhecimento se pode atingir o profissionalismo e qualidade de serviços.
André Guerreiro, Trainer da Flairzone, salientou ainda que no Freestyle Bartending, “The Speed tecnhniques”, a velocidade de serviço é algo de muito importante, sendo de extrema importância um treino continuado, no sentido de implementar cada vez mais a rapidez de serviços no Bar. Quanto mais rápido for o serviço, maior número de clientes temos possibilidade de atender, maior é a facturação, a qualidade e a satisfação do Cliente. Não tenho duvida que esta acção, serviu para abrir novos horizontes aos jovens alunos, no sentido de preparar as bebidas simples ou compostas, com arte e animação, bem como de futuro lhes irá proporcionar um melhor integração no contexto de trabalho, em especial no domínio do Bar.

Ao André Guerreiro, os meus sinceros agradecimentos, pelos momentos que proporcionou aos alunos do Cef-bar.

Sem comentários: