terça-feira, 22 de abril de 2008

Alunos, Stas e Andreia do Cef-Bar, da E.B. 2.3. António da Costa Contreiras de Armação Pêra, execelente participação no XVI Concurso de Cocktails


Os alunos , Stass e Andreia, do Curso Educação e Formação-Bar, da Escola Básica de Armação de Pêra, participaram no XVI Concurso Nacional de Cocktails, fase regional do Algarve. Este concurso tever por finalidade apurar os representantes da Associação Barmen do Algarve, no Concurso Nacional a realizar na Ilha da Madeira no próximo dia 25 de Maio.

No concurso participaram 31 concorrentes, em representação de várias Unidades Hoteleiras do Algarve, Escola de Hotelaria e Escolas com cursos CEf-Bar.

Para além da importancia do concurso, este momento serviu para a troca de aprendizagens, partilha de saberes e competências entre os participantes o que proporciona a sua valorização pessoal, cultural e profissional, e um valor acrescentado na arte de preparar e decorar as bebidas compostas (Cocktails) e conhecimento sobre as bebidas e Técnicas da mistura. Facultando ao turistas que nos visitam um serviço de excelência.

Com olhar atento dos Júris Técnicos e de tempo, composto por Barmen de renome Internacional, Andreia preparou a suas composições (Cinco), na perfeição Técnica da mistura, tendo obtido a nota máxima de 20 e terminado a sua prova em tempo util, dentro dos (5 Minutos). Passou à segunda fase nos 12 primeiros classificados. No final a sua classificação foi 12ª class. na geral.

O Stas, também teve um bom desempenho, Técnicamente quase perfeito, tendo o Júri atribuído a nota de 18 pontos, numa escla de 0 a 20. Também efectuou a sua prova em tempo util, passou à segunda fase e classificou-se no 9ª lugar da geral.

Mas o que gostaria de destacar, é o facto de participarem neste concurso Barmen com elevada experiência profissional os quais em concursos anteriores se sagraram Campeões Nacionais e representaram Portugal a nível Mundial, tendo obtido honrosas classificações, o que valorizou a participação e classificação dos Jovens Andreia e Stas.

Sinto que outros alunos da turma poderiam ter participado e concerteza não deixariam os seus créditos em mãos alheias, no entanto por razões familiares e monetárias não foi possivel efectuar a sua inscrição na Associação Barmen do Algarve, factor nº 1 para a participação neste evento.


Tenho o privilégio de acompanhar a evolução destes jovens ao longo de quase dois anos como Formador na área Técnológica de Bar-Hotelaria, na Escola Básica de Armação de Pêra, sinto que valeu apena apostar em várias acções de formação, quer na escola quer em visitas ao exterior, o lhes proporcinou adquirir conhecimentos e competências no domínio da preparação, decoração das composições de bar e acerca do vasto mundo das bebidas, vinhos e gastronomia, do atendimento e acolhimento, da higiene e segurança alimentar e do trabalho. Para além de os preparar para uma plena integração na vida activa e no próximo estágio nas Unidades Hoteleiras , Hoteis Nautico e Garbe, em Armação de Pêra. No entanto gostaria de realçar também o trabalho efectuado pela Equipa formativa do Cef Bar.


Parabéns, pela vossa prestação e votos de um bom estágio.


Sem comentários: