quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cocktails & Mistura Fina tem a honra de apresentar do país irmão, o Brasil, Alex Mesquita, Consultor & Mixologo Chefe na Casa da Cultura Julieta de Serpa / Pari Bar, no Rio de Janeiro, vencedor do Prémio de melhor Bartender do ano de 2013, eleito pela revista Veja Rio.

Como sempre e cada vez mais apaixonado pelo mundo do Bartending, continue na procura de novas matérias que me possam enriquecer pessoal e profissionalmente, na descoberta de novas bebidas simples ou compostas, de novos produtos, de cores, aromas, texturas e sabores. Para tal tenho vindo a acompanhar grandes profissionais de todo o mundo.


Já há algum tempo que acompanhe o trabalho desenvolvido por Alex Mesquita, na Rio Cocktail, 10 anos recheados de eventos, centenas de seminários e palestras, sempre demonstrando excelentes capacidades na realização das mais diversas iniciativas bem como contribuído para promover a profissão nas mais variadas vertentes do bar. Primando pela qualidade e excelência.


Tenho a honra de vos apresentar do país irmão, o Brasil, Alex Mesquita, Consultor & Mixologo Chefe na Casa da Cultura Julieta de Serpa / Pari Bar, no Rio de Janeiro, vencedor do Prémio de melhor Bartender do ano de 2013, eleito pela revista Veja Rio. Premiação julgada por inúmeros críticos e especialistas cariocas. Capacitado nas áreas de “Coquetelaria” internacional e clássica, enologia, química de alimentos, vendas on premise voltada para bares, gerência de bar, flair, working flair, pedagogia na capacitação e Mixologia molecular.


Alex Mesquita, Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade para partilhares com os seguidores do nosso Blogue alguns momentos da tua recheada actividade no mundo do Bar e certos de ser uma mais valia para a troca de conhecimentos entre os amantes dos cocktails.


Qual o local de trabalho e que função que desempenhas actualmente?

Querido Francisco, eu é que agradeço o amável convite para esta breve entrevista no seu Blogue o Cocktails & Mistura Fina o qual tem sido meio de divulgação de muitos Barmen de todo o mundo. Por isso sinto-me honrado por fazer parte da sua preferência para divulgar um pouco de mim.
Trabalho como Consultor & Mixologo Chefe na Casa da Cultura Julieta de Serpa / Pari Bar, no Rio de Janeiro, desde julho de 2012. Função que me tem realizado pessoal e profissionalmente e está ser uma experiência gratificante.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Francisco, praticamente nunca trabalhei com carteira de trabalho assinada. Desenvolvi a actividade profissional na minha empresa a Rio Cocktail durante 10 anos seguidos. Uma empresa de eventos totalmente voltada para a área de festas e eventos sociais dos mais diversos tipos. A empresa também prestou consultorias para grandes marcas de alimentos e bebidas no nosso mercado.


Em 2009 fui contratado pela Red Bull do Brasil, porém trabalhei na área de marketing trade bartenders. Onde fiquei apenas 1 ano.

Depois disso continuei trabalhando para a CAMPARI do Brasil.


Qual a formação a nível de bar?

Sou técnico químico em bebidas, Flairbartender e Mixologo desde 2008. Bartender formado desde o ano 1997, pela Universidade do Cocktail em Buenos Aires.

Venho da “Coquetelaria“ clássica e hoje estou a aprofundar os meus conhecimentos mais nessa nova forma de “Coquetelaria” conceitual.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Acho muito interessante. Muitos outros países estão conhecendo agora o verdadeiro potencial de Portugal. É muito importante para o mundo do bar o novo posicionamento de um grande País, Portugal.

Eu quero muito no ano de 2014 fazer uma visita ao maravilhoso Portugal, rico em cultura, bons vinhos, bons ingredientes e berço da nossa civilização.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Acho que é uma profissão muito interessante, de constantes mudanças e grandes desafios. Uma profissão que reúne grande conhecimento e interesse em outras áreas da cultura. Acho uma profissão muito completa.

Na verdade esses três termos têm uma única definição. Vivemos no passado uma grande individualização dentro desses tipos de profissionais, mais percebemos que eles são muito parecidos.


Qual opinião sobre a vertente da Mixologia?

O mundo precisava dessa vertente! A Mixologia sempre existiu e sempre existirá. Porém com pontos de vistas mais aprofundados no sentido técnico. Isso foi excelente para muitos Bartenders perceberem que não foi só uma simples mudança e sim a possibilidade de agregar ainda mais valor ao nosso trabalho e melhor posicionamento na profissão.

Diz algo sobre a vertente do Flair Bartending?

Eu sou Flairbartender também, vivi muito tempo do Flair. Porém um serviço pouco valorizado em outras partes do mundo. No Brasil esse termo não tem muito valor. Infelizmente. Acho muito interessante também o profissional ter noção de free pouring, de flair, de working flair e poder agregar isso de alguma maneira no seu ritmo de trabalho e proporcionar aos seus clientes algo ainda mais diferenciado e de bom gosto.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Que classificações?

Participei de muitas competições no período em que vivi na Argentina. Morei por lá durante 4 anos.
Já de retorno ao Brasil, participei de inúmeras participações, palestras e seminários. Fui praticamente como participar de uma grande competição neste ano de 2013, quando fui convidado pela empresa Bacardi Martini do Brasil para competir na escolha do novo embaixador de Grey Goose.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Gosto muito do Sazerac. Mais o meu preferido é o:

Black Russian

After Dinner Cocktail

Ingredientes:

1 1/2 oz de vodka Grey Goose  
1/2 oz de  Tia Maria.

Preparado no copo de misturas. Servido em taça dupla.
Ou no copo old fashioned sobre gelo.


Aqui fica também o meu Sazerac, querido amigo!

Sazerac

Ingredientes:

½ oz. absinthe
2 oz. Rye
¼ oz. Simple syrup
Peychaud's bitters
Angostura bitters
Lemon twist

Gosto muito ao invés do twist of lemon, adicionar twist of orange. Porém explicando sempre a alteração.


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Gosto muito de preparar o NEGRONI !!! Gosto da seguinte receita:

Negroni

Ingredientes:

1/2 de Gin Bombay,
1/2 de Campari,
1/2 de Sweet Vermouth.

Mixing Glass com um gelo bem cristalino e um copo baixo bem bonito e com personalidade.
Por adicionar um twist de laranja.


Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 2 ou 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.

Francisco, é prazer para mim partilhar a minha criatividade na elaboração dos meus cocktails no Blogue Cocktails & Mistura Fina e com os amantes da coquetelaria.

A minha primeira receita é o:

Excelence


Ingredientes:  
                                                        
1 oz de Grey Goose La Poire,
8 Uvas niagra,
1/2 de suco de limão siciliano,
1 Talo pequeno de gengibre,
2 Dashes de cereja maraschino destilada na casa.

Macerar tudo dentro de uma coqueteleira e fazer uma dupla coagem. Servir em taça martini bem refrescada. Adicionar uma lasca de limão siciliano

A minha segunda proposta e gosto muito é o: 

Platino


Ingredientes:

1 0z de Tequila Cazadores envelhecida,
2 Dashes de Angostura Bitter,
6 Uvas thompson
E por ultimo uma geleia de goiaba com especiarias, incluindo cravo.

Batemos tudo em uma coqueteleira e depois utilizamos dupla coagem.

Servimos taça martini devidamente refrescada.

Servimos também a geleia em uma colher de porcelana e também servimos como cocktail pairing uvas thompson e ameixas.

A minha terceira receita é o:

Souvenir


Ingredientes:

1 oz de Bacardi superior,
1/2 oz de Bénédictine,
4 Framboesas,
1/2 de suco de laranja  
1/2 oz de suco de limão tahiti.

Todos os ingredientes devem ser batidos na coqueteleira, serem coados e depois servidos em uma taça vintage. Decoramos com uma tira de laranja e limão e uma framboesa.

Qual a bebida preferida?

A minha bebida preferida é a Vodka Grey Goose la Poire


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?


Wolllllll.... nossa tem tantos .... risos.   O meu preferido chama-se Matias Supan, ele é Argentino, porém vive no Chile aonde tem a sua escola de coquetelaria chamada mundobar.Chile.


Sem comentários: