quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cocktails & Mistura Fina convidou o jovem estudante de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas, António Oliveira a partilhar momentos do seu estágio no hotel Sofitel Lyon Bellecour, em França.

António Oliveira, actualmente a frequentar o curso de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas nível V, na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, Lamego e a exercer a função de Head Bartender no Bar Discoteca Play Glam Club, em Valpaços.


Quando conheci este jovem talento fiquei impressionado com a vontade que revelou em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um verdadeiro amante do mundo do bar do serviço de restaurante e vinhos, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e saberes, assim como, a sua valorização pessoal e profissional.


António Oliveira, é com enorme felicidade que Cocktails & Mistura Fina, partilha momentos da tua vida durante o teu estagio em França, dando como exemplo a seguir aos mais jovens e agradece desde já a disponibilidade para partilhares esses momentos a nível pessoal e profissional, assim como, composições de bar em especial a de tua autoria com os seguidores do nosso Blogue.


Qual a unidade hoteleira onde realizaste o teu estágio em França?

O meu estágio realizou-se no hotel Sofitel Lyon Bellecour, hotel com 5 estrelas, hotel de luxo. Sendo vencedor do prémio World Luxury Hotel’s pela categoria Business Hotel no ano de 2012.


António Oliveira como foi recebido no hotel de estágio em França?

Sendo o único Português a trabalhar naquele momento no hotel, a recepção que foi feita teve um misto de emoções, onde senti um “quebrar barreiras”, sobre estereótipos relativos ao povo Português.

Recebido pelo Chef responsável de bares do hotel, Mr. Dominique Del Rizzo, acabando por ser o meu tutor durante a minha estadia como estagiário.



Dando-me as boas vindas também o F&B Manager Romain Demellayer, disponibilizando-se este logo para de seguida me fazer uma visita guiada pela unidade hoteleira, que quando finalizada fui introduzido a todos os responsáveis de secção do Hotel. Entrei ao Serviço.


No primeiro dia de trabalho comecei pelo atendimento às mesas, registos POS, preparações de cafetaria, serviço de vinhos e preparação de cocktails. Percebi ali que era estagiário mas não “ Copeiro de Serviço ”. Se calhar tive esta responsabilidade talvez por causa da minha humildade, postura e atitude.


Fala-nos um pouco acerca das principais actividades que desenvolves-te durante o teu estágio?

O meu posto de trabalho era o de “commis Barman” mas no papel prático eu era um Barman como qualquer um dos meus colegas do Hotel.
-Realização por diversas vezes da mise-en-place dos Bares;
-Realização de inventários;
-Atendimento a um cliente mistério;
-Serviço de Bebidas quentes;
-Serviço de Champagnes;
-Serviço de Mesa;
-Elaboração dos pedidos de cave para o Economato;
-Ajuda a colegas de trabalho nos cocktails de criação;
-Realização de serviço nos 2 Bares do Hotel;


Faz a descrição do tipo de serviço de Bar no hotel Sofitel Lyon Bellecour?

Light BarBar situado no Lobby com muito requinte, geralmente visitado por empresários e muito utilizado para reuniões de negócios e recrutamentos. (Serviço de cafetaria e bebidas quentes; Serviço de chás “Infusão”; Serviço de champagne; Serviço de vinhos; Serviço de cocktails; Serviço de Finger Food)



Le Melhor Bar – Bar Lounge situado no 8º andar, vista panorâmica, serviço de elevado detalhe desde a chegada até à saída dos clientes. (Serviço de bebidas simples; serviço de cocktails “carta maioritariamente de criações”; serviço de vinhos; serviço de champagne).



António Oliveira Cocktails & Mistura Fina não podia de deixar de solicitar que apresentasses 3 “cocktails” que mais te marcaram durante o teu estágio?

Por um sentimento de orgulho, no final apresento o meu cocktail elaborado com um toque de emoção, onde deitei pitadas de alegria, com aroma de hortelã que ficou na carta de Bares.


Nome: L’essence du Douro
Método de preparação: Batido no Shaker
Ingredientes:

1 Colher de café de Gengibre
6 Folhas de hortelã
3 cls de Sumo de Lima
3 cls Xarope de Açúcar
6 cls Porto Branco Seco

Serve-se em copo a vinho tinto velho, com uma colher de bar de Pimentos e preenche-se com água tónica.

Decoração: 3 Fatias de pimentos.


Nome: Passion de la Havane
Método de preparação: Batido no Shaker
Ingredientes:

4 cl Havana club 7 ans
3 cl Néctar de Pêssego
1 cl Xarope de Açúcar
1 cl Sumo de Lima
1 Fatia fina de Gengibre
4 Folhas de manjericão.

Servido em copo a Long Drink acompanhado por um Maracujá com Brandy de Pêssego.

Decoração: Folha de Manjericão.


“Por último outro cocktail da minha criação”:


Nome: Jack’s Mint
Método de preparação: Batido no Shaker
Ingredientes:


Fatia fina de Gengibre
1 Colher de café de açúcar mascavado
3 cls Sumo de Lima
1 cl Xarope de Açúcar
6 Folhas de Hortelã
4 cls Jack Daniel’s
2 cls Grand Marnier


Servido no copo a água sem pé. Preenche-se com água gaseificada, no final adiciona-se gotas de Angustura bitter.


Decoração: Zeste de Lima em espiral e Olhinho de Hortelã.


Qual a bebida simples que mais serviste?

A bebida simples que mais servi foi Champagne, talvez por estar na região Francesa e sendo esta a bebida que mais por lá se produz.


Como descreves em breves palavras o teu estágio?

Como já vinquei anteriormente nesta entrevista foi algo muito difícil de agora descrever, foi único e diria a roçar o perfeito, desde a recepção, à integração na equipa de trabalho, rapidamente me senti parte da família “Sofitel”, às novas técnicas aprendidas, o estar em contacto directo com diversos VIP’s de renome mundial e fazer-lhe o atendimento tais como (Laurent Wilson; Neil Young; Daddy Yankee; Michelle Laroque; Ben Harper; Santana; Gomis; Lisandro López).


Depois veio o reconhecimento por parte da chefia ao propor-me deixar um cocktail da minha autoria na carta de cocktails dos Bares. Sendo uma sensação e momento únicos, a alegria invadiu o meu corpo e a vontade de lá deixar a minha marca era tal que coloquei a minha criação mais arrojada. Questões colocadas pelos clientes onde respondia com um sorriso, confie em mim e prove…


Após uma semana de incertezas o cocktail tornou-se um sucesso, talvez a exposição na primeira página da carta tenha ajudado, e contei ainda com a capacidade de vendas de toda a equipa que se aliou a mim naquele momento para ajudar a promover a minha criação. No momento da despedida sentir com palavras do F&B Manager “Jovens como tu quando aparecem não se podem deixar fugir”! Após estas palavras que mais posso dizer??? A não ser que me senti parte daquela equipa de homens e mulheres.


A parte da despedida traz-me muita saudade como já disse sentia-me parte daquela família e por isso o regresso acabou por tornar-se difícil mas… Uma carta de recomendação chegou, onde o Chef vincou a minha paixão, investimento, pontualidade, assiduidade e criatividade no seio dos bares e junto com esta carta o convite para quando finalizar o curso, juntar-me novamente à equipa do Sofitel!! Não poderia ter ficado mais feliz/orgulhoso, as portas estão abertas para mim! Agradeço aqui ao Chef Júnior Responsável de Bares Romain Meheut por tudo o que fez por mim durante o meu período de estágio.


Reconheço que a projecção que este estágio me deu a nível profissional abriu-me portas e uma proposta para chefiar a equipa de bar da discoteca Play Glam Club em Valpaços chegou… Proposta essa que aceitei e neste momento exerço com a posição de Head Bartender…

Sem comentários: