terça-feira, 29 de outubro de 2013

Cocktails & Mistura Fina com… Pedro Ferreira Formador / Bartender / Mixologista, Portimão, Algarve.

Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Pedro Ferreira Formador / Bartender / Mixologista, Portimão, Algarve.


Conheci o Pedro Ferreira muito jovem no Iberotel Alvor, fiquei impressionado com a vontade que manifestou em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e saberes, assim como, a sua valorização pessoal e profissional, bem como, desenvolver o seu trabalho focado na qualidade de serviços e satisfação do cliente.

Tive o privilégio de acompanhar a sua actividade como empresário, sempre inovando, diversificando a sua oferta, prestando um serviço de excelência.


Partilhei com o Pedro Ferreira momentos na formação profissional os quais foram gratificantes. Um exemplo pela sua entrega, organização, sempre disponível para partilhar os seus conhecimentos com os alunos / formandos dotando os mesmos de ferramentas necessárias para uma perfeita integração na vida activa.

Pedro Ferreira é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na sua Rubrica Com…um Formador / Bartender / Mixologista, Português, que muito tem contribuído para a evolução do bar em Portugal, bem como, para dignificar a profissão. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


Pedro Ferreira qual a tua formação a nível de bar?

Antes de mais quero agradecer o convite em participar nesta rubrica.
É mais uma iniciativa que merece todo o nosso respeito e apoio, idealizada pelo que considero ser um dos “embaixadores” do desenvolvimento e reconhecimento da nossa profissão, Francisco Guerreiro.


Desde muito cedo que comecei a tirar cursos nesta área. Sem dúvida considero que a formação contínua é importante como também mantêm os profissionais com mais motivação.
Durante o meu percurso formativo já tirei cursos como por exemplo Barman 1ª, Direção Técnica em Restauração, Atendimento e vendas, Mixologia Avançada e Molecular, Flair Barteding, Absolut Akademi, entre outros.


Actualmente qual o local de trabalho? Quais foram os locais de trabalhos anteriores? Quais as funções?

Atualmente não trabalho por razões pessoais e ocupo o meu tempo para estudar e treinar.
Posso considerar que o facto de ter aberto dois Cocktail-Bar obrigou-me a estudar muito não só como Barman mas também como empresário. O primeiro bar foi o InnSide Caffé Cocktail Bar e o segundo o Absolutely Cocktail Lounge Bar. O último projeto em que estive envolvido foi numa escola de bar que se chama Cocktail Team, onde desempenhei funções na formação de equipas, gerência do bar escola e participação em eventos.



Como vê a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Considero que existem bons Bartenders portugueses contudo em Portugal não existe muitas oportunidades de desenvolvimento e evolução na carreira. Por este motivo muitos vêem - se obrigados a emigrar para atingir os seus objectivos. Por outro lado é positivo para mostrar a qualidade dos Bartenders portugueses pelo mundo fora, prestigiando o nosso país.


Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

É uma profissão com pouco reconhecimento, desmotivando os Bartenderes no querer melhorar e evoluir na qualidade do serviço ao cliente.

Muitas vezes somos confrontados com situações que demonstram que a nossa própria cultura tem pouco hábito de consumo de cocktails. Contudo, com a minha experiência na área verifico que existem cada vez mais clientes interessados em cocktails. Isto quer dizer que com o nosso empenho diário conquistamos a confiança e reconhecimento de uma profissão com futuro.

O mais fascinante nesta profissão é a quantidade de pessoas que se conhece, amizades que se criam, partilha de culturas e conhecimento e o sentimento de bem estar quando estamos a fazer aquilo que mais gostamos. O melhor cartão de visita que o Barman / Barmaid / Bartender pode ter é a satisfação no rosto.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia.

Para mim foi uma alavanca para aprender mais sobre os ingredientes que utilizamos diariamente, desde a sua textura até à constituição molecular. A Mixologia é a evolução da profissão onde o Bartender também pode ser um Mixologo.

Considero o topo da criação e elaboração de cocktails misturar ingredientes colhidos no momento, como por exemplo, tirar uma folha de manjericão diretamente do vaso ou criar caviar de sabores dando origem a uma experiência única com um aspecto inovador.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Existe dois tipos de Flair Bartending: o Working Flair e o Exhibition Flair.

Considero-os como ferramentas de trabalho para promover a venda de cocktails e por consequência uma experiência inesquecível para o cliente.


Como foram as experiências ao participares nos Concursos de “Cocktails”? Quais as classificações?

Participei em vários concursos a nível nacional organizados pela ABP, ABBA e Pernod-Ricard.
Participar em concursos leva a que tenhamos de pesquisar, estudar e treinar. Sem dúvida é uma experiência que recomendo. Para além dos prémios penso que o mais importante é participar e conhecer colegas de profissão.

Para mim a classificação que mais me marcou foi o 1º Lugar no Concurso Absolut Vodka organizado pela Pernod-Ricard no Casino de Lisboa, com o Cocktail “1 Million Dollar”. O prémio foi visitar a sede e a fábrica da Absolut na Suécia.

Qual o "Cocktail" clássico preferido?


Sem dúvida o Mojito.

MOJITO By IBA

Long drink
Ingredients: 

4 cl White Cuban Rum
3 cl Fresh lime juice
6 Mint sprigs
2 teaspoons white sugar
Soda water

Muddle mint springs with sugar and lime juice.

Add splash of soda water and fill glass with cracked ice. Pour rum and top with soda water.

Garnish with spring of mint leaves and lemon slice. Serve with straw.


Receita Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Qualquer uma, conforme o que o cliente desejar.

Pedro Ferreira o Cocktails e Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.

Para mim é um prazer partilhar os meus cocktails com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.


Nome: 1 Million Dollar By Pedro Ferreira

Método de preparação: Muddle, Shake & Double Strain

Decoração: Casca de Laranja & Caviar Morango

Receita:

1 ½ oz Absolut Mandrin
3 oz Sour Mix
½ Tangerina
3 Folhas de Salva
Caviar Morango q.b.

Colocar a tangerina e a salva no half boston e macerar. Em seguida verter a vodka e o Sour Mix. Agitar vigorosamente e verter para uma taça cocktail previamente gelada.

Por fim colocar a casca da laranja e o caviar de morango.


Festival online de Cocktails de Natal A.B.B.A- 2012

Nome: Absolutely Christmas Tree By Pedro Ferreira

Copo: Hurricane

Método: Shake

Receita:

1 oz Vodka Moskovskaya
1/2 oz Licor Cointreau
1/2 oz Bols Melão
1 oz Monin Kiwi
2 oz Sour Mix

Decoração: Caviar de morango, Blue Curaçao, manga (Q.B.) e casca de limão.

Construção:
Verter todos os ingredientes para o shaker e agitar vigorosamente. Colocar gelo moído no copo e verter o líquido. Para concluir inserir o caviar dentro da bebida mexendo com a colher de bar e colocar a estrela no topo da "árvore de natal".



Nome: Teia D´Ideias By Pedro Ferreira

Técnica: Build & shake

Copo: On-the-rocks

Receita:

1oz Vodka
1/2 oz Licor de coco
2 oz Sou mix
Caviar de Licor de Amoras q.b
Molecula Polpa de Manga q.b

Método de preparação: Coloque no copo a Vodka, o Licor e o Sour Mix. Encha o copo com gelo moído e agite vigorosamente. De seguida o caviar e no fim a molecula.


Qual a tua bebida preferida?

Atualmente é o 1 Million Dollar Cocktail.

Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

O mais importante da nossa formação é a base ou seja o início da carreira. Aprendi sobre a importância da postura, disciplina, dedicação, espírito de sacrifício, humildade, empenho, espírito de equipa, organização no trabalho, entre muito mais. Mas acima de tudo aprendi a lutar pelo que acredito! Obrigado Francisco Guerreiro.


Outras referências para mim são o Sérgio Vicente e o Ivo Pacheco, grandes amigos, colegas de trabalho e excelentes profissionais.


Entre as fantásticas pessoas com quem tive o prazer de trabalhar estes marcaram grandes momentos na minha vida/carreira.

Diz algo acerca o teu percurso como Formador na área de bar?

Tirei o meu CAP em 2008 e em seguida tive a oportunidade de trabalhar com o Francisco Guerreiro a dar aulas de bar. Durante todo o meu percurso profissional mantive sempre uma postura como formador e espero continuar a poder ter a oportunidade de desenvolver mais profissionais.


Qual a opinião acerca da formação profissional ministrada actualmente?

Em todas as estruturas empresariais de formação directa ou indirecta existe problemas de organização, gestão e de instalações que com bons líderes podem ser melhoradas e ajudar a que os formadores tenham melhores condições de trabalho.


Record!!! Absolutely Lounge Bar 400 Domino Shots!!!


Sem comentários: