terça-feira, 8 de outubro de 2013

Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner” By André Peixe do Fox Trot Bar, em Lisboa.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, com a finalidade de divulgar os profissionais de bar, assim como, as suas capacidades, arte e criatividade, a partir de hoje passam a contar com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, vou apresentar regularmente um convidado o qual vai partilhar duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”, as quais serão inéditas ou de autor.


Com esta nova rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


É com um enorme contentamento que vos apresento o convidado da primeira rubrica ““Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner “ o Barman André Peixe actualmente a trabalhar no Fox Trot Bar, em Lisboa.
Muito jovem tornou-se um grande apaixonado pelo mundo das bebidas simples ou compostas, pela animação no bar e por prestar o melhor serviço, sempre com qualidade e profissionalismo. Atendo às novas tendências procura preparar e servir as melhores bebidas aos seus clientes.


André Peixe, o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho?

Eu é que agradeço a oportunidade, fico muito feliz pelo convite e por ter a oportunidade de partilhar os meus conhecimentos acerca do mundo do bar com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina. Trabalho no Fox Trot Bar, em Lisboa, onde desempenho a função de Barman.


Faz uma breve descrição do Bar onde trabalhas.

O Fox Trot Bar é um dos mais antigos bares em Lisboa já conta com 35 anos de existência, é um cocktail bar, com uma carta de bar que visa os cocktails, com musica ambiente e com um serviço que é elogiado pelos seus clientes. Tem por princípio chegar e inovar o gosto dos seus clientes, sendo que no bar está a sua maior competência, querendo em cada dia dar uma sugestão nova a cada cliente que peça a sugestão do Barman. Tendo das 18h às 3h um serviço de cozinha que é o seu tesouro, desde pregos no pão ao bife à Fox Trot. Um espaço com uma decoração anos 20, e uma mesa de snooker, onde na companhia de um cocktail ou uma cerveja faz as delícias dos seus clientes.


Como defines o tipo de serviço praticado no Fox Trot Bar?

O Fox Trot Bar é um Cocktail bar, tem uma carta de bar com cerca de 30 cocktails mais as sugestões diárias do Barman. Sendo que existe a possibilidade de o cliente criar o seu próprio cocktail com a ajuda do Barman.


Quando começou o gosto pela profissão?

O gosto pelo bar iniciou-se desde há muito tempo ainda eu tinha 6 ou 7 anos, a minha mãe trabalhava na cozinha do bar onde me encontro agora eu a trabalhar, e desde ai comecei a observar o serviço que ali era feito tanto pelos empregados de mesa como pelos barmans, e ai nasceu o meu bichinho pelas garrafas e os shaker´s que me fascinavam quando via as garrafas a verter para dentro de um shaker e depois o barulho do gelo no shaker e quando eles vertiam a mistura para um copo, para mim era magia, pois já saia com outra cor e de forma diferente, lembro-me de pensar para mim que aquilo seria um troque de magia. E como qualquer criança a magia traz a curiosidade, foi ai que dia a dia fazia varias perguntas aos colegas da minha mãe acerca do serviço que eles ali exerciam. Tinha dias de dizer á minha mãe que tinha medo de ficar com a minha irmã mais velha e por vezes com uma vizinha (que em parte não era mentira) mas que servia para ir para o bar para ver tudo o que se fazia ali. Devo dizer que sem ninguém saber a primeira bebida alcoólica que consumi por iniciativa própria foi o Advocat da bols, era uma garrafa que me trazia uma enorme curiosidade e lembro-me que um dia a minha mãe a fazer a limpeza do bar de manha eu subi em cima de um banco e fiz esse feito, provar Advocat, e devo dizer que não foi a ultima vez, sempre que tinha oportunidade lá ia eu. Tive a oportunidade de conviver com todo o serviço e os profissionais de bar desde os meus 6 anos até aos 11 anos. Foi uma época muito produtiva a nível de inicio de gosto pela profissão, pois ia para a escola com muito sono de manha por vezes por ir para o pé da minha mãe com medo de ficar em casa, mas ao mesmo tempo enquanto os meus colegas de turmas aquando nos perguntavam nas salas de aulas o que queríamos ser quando fossemos grandes, muitos diziam que queriam ser policias, bombeiros, médicos e futebolistas, eu já era diferente, embora sempre dividido, pois dizia que queria ser futebolista e empregado de bar, misturar bebidas e fazer magia com elas. Estas eram as minhas certezas, embora estando longe de pensar que hoje pode-se mesmo escrever sobre isso e ver que se cumpriu o que dizia quando era pequenino. Foi sem dúvida o início de uma amor á profissão, quando deixei a escola e a minha mãe me “obrigou” a que se deixa-se a escola teria que trabalhar para ter o que queria, pois deixando a escola não me iria ajudar como o que fazia até ali, foi ai que tive oportunidade de iniciar o meu trabalho na hotelaria que com 15 anos iniciará então este percurso, até aos dias de hoje. Iniciei como ajudante de empregado de mesas, a substituir cinzeiros e levantar copos vazios, mas rapidamente me deram oportunidade de ser ajudante de bar, fazia e comecei por despejar o tabuleiro da cerveja, encher os frios, fazer as requisições e repor as frutas, por aqui comecei sem alguma vez fazer antes cursos ou ter algum tipo de formação, essa formação foi adquirida com o trabalho e com a experiência vivida a cada dia passado no bar.


Pelo que posso observar a tua aprendizagem foi feita desde da primeira hora no Fox Trot Bar e sempre com o apoio de excelentes profissionais. Quando resolveste apostar na tua formação profissional?

 Foi mais tarde e já com alguns anos de serviço de bar como de empregado de mesas decidi fazer e dedicar-me a minha valorização profissional indo inscrever-me na escola de hotelaria de Lisboa e fazer vários workshops. Neste momento sou um profissional na área de bar e com um enorme prazer pelas funções que desempenho todos os dias. Assim se iniciou e desenvolveu o meu gosto pelo bar e todo o seu serviço e vertentes. Hoje agradeço a todos os profissionais que comigo partilharam os seus conhecimentos e me ajudaram a crescer nesta profissão, assim como os meus colegas que comigo aprenderam algo e que com eles também aprendi e aprendo a trabalhar em equipa.


André Peixe, qual a tua proposta na modalidade de Before Dinner e o que levou a criar o Cocktail?

A minha primeira proposta é o:

Alcobaça Star - Before Dinner


Ingredientes:

3,0cl Gin Big Boss
1,5cl Ginjinha
3,0cl Sumo de maçã
3,0cl Sumo de limão
3 Gotas de Angustura Bitter

Preparado no copo de misturas (copo de bar).

Copo: Taça cocktail

Decoração: Raspas de Chocolate negro



A minha escolha para um Before Dinner recai na mistura de ginjinha portuguesa, sumo limão, sumo de maçã e umas gotas de angustura bitter. Pretendi juntar ao já de si aromatizado e 100% nacional gin Big Boss, um pouco da nacional e tradicional ginja de Alcobaça dando-lhe o aroma dum fruto de qualidade impar, que procurei adicionar também da mesma zona Oeste de Portugal a maça também ela das antigas terras Cistercienses, sendo que esta pela elevada percentagem em açúcar e por uma acidez também elevada, o que lhe confere um gosto agridoce particular e especifico e aroma intenso, dar-lhe-á um acréscimo de aroma e sabor final sendo que o doce destes dois ingredientes a maçã e a ginja lhe dou um pouco de sumo de limão para cortar um pouco o doce e chamar a si o gin que por ultimo lhe acrescento 3 gotas de angustura bitter realçando o sabor dos ingredientes trazendo o melhor deles. Todo este processo e mistura é feito num copo de mistura (copo de bar).

Como nota final umas lascas de chocolate preto no topo…



A segunda proposta é o:

Sweet Sawdust – After Dinner


Ingredientes:

3,0cl Vodka Absolut
1,5cl Bols Yogurt
2,0cl Leite condensado
3,0cl Natas
3 Bolachas esmigalhadas

Preparado no Shaker

Copo: Taça cocktail

Decoração: Bolacha esmigalhada

A minha escolha para After Dinner é mais uma vez uma criação minha mas retirada de uma maravilhosa sobremesa que é a serradura.

Num shaker juntar todos os ingredientes incluindo as 3 bolachas esmigalhadas, agitar energicamente e coar numa taça a cocktail já gelada. No final polvilhar com bolacha e voilà… O nosso After Dinner, sobremesa maravilha… Inspirada na nossa cozinha / doçaria portuguesa.

A minha sugestão na modalidade de Long Drink é o:

Three Flavors, Three Spirits – Long Drink


Ingredientes:

2,0cl Gin Bombay Sapphire
3cl Puré de Açai 
2,0cl Vodka Absolut
3,0cl Puré de Morango
2,0cl Rum Havana Club
3,0cl Puré de Maracujá

Preparado no Blender

Copo: Old fashioned

Decoração: 1 Morango

Num blender colocar primeiro o Gin e o puré de Açai, mexer e coar no copo, em seguida no blender também colocar a vodka e o morango, mexer e por de parte por ultimo também no blender colocar o Rum e o maracujá e por de parte também. Aqui nesta preparação tanto a mistura de morango como a de maracujá deve-se por à parte para que quando coarmos para o copo onde já está a mistura de Açai não possa misturar tudo assim coaremos as duas misturas ao mesmo tempo. Por exemplo cada mistura num copo médium drink (tubo) e assim podermos coar sem qualquer uma das três misturas não se misturar, importante é que todas elas fiquem espessas dai o puré estar de preferência congelado.

Depois de coarmos todos os ingredientes no copo com uma pinça podemos decorar de forma a desenhar algo a nosso gosto, neste caso apenas fiz uma linha com o Açai a fazer a divisão das três misturas. Decoramos com um morango e já está, pronto a fazer as delícias tanto de sabor como visual.  

Sem comentários: