sábado, 19 de outubro de 2013

Cocktail” C.U.P. (Clube União Portimonense) e workshop cocktails com arte e tradição, Rota do Petisco, Portimão 2013.

A convite do Clube União Portimonense, no dia 12 de Outubro de 2013, Francisco Guerreiro em representação da Associação Barmen Barlavento Arade, criou o “Cocktail” C.U.P. (Clube União Portimonense) e participou pela segunda vez no União com a animação da Rota do Petisco de Portimão 2013, com um Workshop de Cocktails.


A Associação Barmen Barlavento Arade agradece a João Segurado e Armando Santana, Presidente e Vice-presidente do Clube União Portimonense pela forma como fomos recebidos, bem como, pelo honroso convite para criar o “Cocktail C.U.P.”


Conforme solicitado, procuramos utilizar produtos Regionais na elaboração do Cocktail do cocktail C.U.P.. Da nossa listagem constou:


Licor Brandymel, Licor de Amêndoa, Licor de Figo, Licor de Medronho, Aguardente de Medronho de Monchique, compotas de figo e laranja, as ervas aromáticas alecrim, rosmaninho e hortelã, os citrinos laranja e limão, entre outros.



A tarde decorria clama e temperatura amena, na magnífica sala do Clube União Portimonense, começam os testes, um olhar pela aparência, o gosto, o sabor…a procura em agradar o público em geral, o masculino e feminino…
A primeira prova, João Segurado e Armando Santana, Eh pá está bom… olha as cores… joga com a bandeira… com as nossas cores… bom aroma … eu gosto…tá feito… resultado…sim…mas…será que? Não posso mas…eu bebia…



Seguiram-se mais provas…testes…macerações, shaker, Double Strain, decoração…simples…limão e alecrim…cheira bem…que animação…


Seleccionados dois “cocktails”… João Segurado e Armando Santana continuam atentos, com sentidos “on” a preocupação agradar ao maior número de associados do União…mais um membro dos corpos sociais entra em acção Fernando Fernandes para mim o primeiro está melhor…EH pá…Armando eu quis dizer nada…e agora?


Finalmente foi eleito o Cocktail C.U.P.:


Ingredientes:

Aguardente de Medronho de Monchique
Licor Brandymel
Licor de Amêndoa amarga
Compota de Figo
3 Cubo de limão
4 Cubos de laranja
Xarope Spicy e canela Monin


Método de preparação: No copo Boston colocar 3 Cubo de limão, 4 Cubos de laranja e uma colher de sobremesa de compota de figo. Macerar bem. Adicionar a Aguardente de Medronho de Monchique, Licor Brandymel e o Licor de Amêndoa amarga, juntar gelo. Agitar vigorosamente.


Verter na taça a cocktail previamente arrefecida com a técnica Double Strain.


Decoração: 1 Dash de Xarope Spicy e canela Monin no fundo da taça sem mexer. Um gomo de limão e um raminho de alecrim.


A participação no Workshop de Cocktails ultrapassou mais uma vez as expectivas foram várias as pessoas que participaram na elaboração do “Cocktail” C.U.P. (Clube União Portimonense) e associaram a esta iniciativa.
De realçar a presença de várias nacionalidades, como, Espanha e Letónia…



Cerca de 130 participantes na Rota do Petisco, Portimão 2013 passaram pelo Clube União Portimonense no dia 12 de Outubro e tiveram oportunidade de degustar o “Cocktail” C.U.P. (Clube União Portimonense) feito à base de aromas, sabores e força de produtos produzidos na região de Algarve e dar a sua opinião.



Armando Santana, elaborou a estatística de opiniões… o resultado 98%, APROVADO!!!



A noite foi abrilhantada pela música do Presidente, João Segurado a que se juntou o seu amigo José Calado os quais deliciaram os presentes com excelentes momentos musicais. Um noite memorável!!



Uma parceria que continua a fortalecer cada vez mais entre a Associação Barmen Barlavento Arade, o Clube União Portimonense e a Teia D’Impulsos, visando a realização de acções destinadas a promover a arte, a cultura, a música, a gastronomia, os vinhos, o vasto mundo das bebidas simples e compostas (os Cocktails), bem como os produtos locais, regionais e nacionais, contribuído para o desenvolvimento da economia local, em especial.



Partilhar os conhecimentos, técnicas de preparação e decoração das composições de Bar, os Cocktails, foi sem dúvida um excelente desafio, já que, a participação foi bastante diferenciada e muito interessada no Workshop de Cocktails.





Muito obrigado a todos os participantes pois valorizaram o evento com a vossa presença.

Sem comentários: