sexta-feira, 1 de novembro de 2013

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Pedro Oliveira, Sub Chefe de Bar do Pub “Hole in One”, localizado no Funchal, Ilha da Madeira.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a terceira Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar três receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico” e uma “Sugestão Cocktail (Martini) ”, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje viajamos mais uma vez até à Ilha da Madeira, é com um enorme prazer que vos apresento o convidado da terceira rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Pedro Oliveira, Sub Chefe de Bar, do Pub “Hole in One”, localizado no Funchal, Ilha da Madeira.
Um estudioso do mundo das bebidas simples ou compostas. Atendo às novas tendências procura preparar e servir as melhores bebidas aos seus clientes.


Pedro Oliveira como se iniciou o gosto pela profissão?
Desde miúdo que esta profissão fascina-me, muito em parte pelo facto do meu pai também ter seguido esta arte e eu adorava vê-lo fazer os cocktails com cores diferentes, sentir aquele ambiente típico de um bar com pessoas alegres e descontraídas.


Há 11 anos atrás, tive a oportunidade de trabalhar num bar de um hotel e foi quando apercebi-me que esta seria a melhor escolha profissional para mim. Desde essa altura, trabalho com o mesmo prazer e motivação, como se fosse o primeiro dia.


Pedro Oliveira onde trabalhas actualmente?
Trabalho num Pub de nome “Hole in One”, localizado no Funchal, Ilha da Madeira.


Qual a função que desempenhas Pub “Hole in One”?
A minha função no Pub “Hole in One” é a de Sub chefe de bar.



Faz uma breve descrição do Pub “Hole in One” e qual o seu tipo de serviço?
O Pub foi inaugurado a 3 de Maio de 2011, tendo como tema principal e decoração alusiva ao Golf. A animação musical é uma aposta forte nesta casa e está também representada em forma de estátua de uma banda em tamanho real, disposta nos jardins da esplanada exterior, sem ofuscar a beleza das flores típicas madeirenses e árvores centenárias existentes.


Visto ser um Pub, o nosso tipo de serviço é á base de cervejas, onde orgulhamo-nos de contar com mais de 25 cervejas diferentes, algumas das quais com exclusividade. Mas atendendo á nossa localização, nomeadamente na zona hoteleira da ilha e devido ao grande aumento de consumo de Gins Premium, adaptámos o nosso serviço a esta realidade, sempre com o intuito de ir ao encontro da satisfação dos nossos clientes. Desta forma foi criada uma carta de bar em todos os níveis completa, onde os cocktails e Gins têm obviamente um grande destaque.



Pedro Oliveira., Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade para partilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” da tua autoria e uma “Sugestão Cocktail (Martini).


Eu é que agradeço o convite, os meus parabéns pela iniciativa. É com enorme prazer que participo no Blogue Cocktails & Mistura Fina e partilho as minhas sugestões com os seguidores deste excelente Blogue que são as seguintes:


1º Perfect Gin tónico “Beefeater 24 Perfect Serve” By Pedro Oliveira, Pub “Hole in One”, Madeira.


Ingredientes:

5cl Beefeater 24
20cl Fever-Tree Indian

Botânicos: Toranja e salsa.



Método de preparação: Arrefecer bem o copo próprio para servir Gin, depois de arrefecido, escorrer o copo e servir o Gin. Colocar um zeste de toranja fresca e a salsa também fresca no copo e usando uma colher de bar mexer muito devagar o Gin passando depois a colher pela borda do copo e com a ajuda da mesma colher servir a tónica bem devagar.


O facto de usar a salsa neste Gin não é muito comum mas é uma erva que liga na perfeição e como a salsa é muito utilizada na gastronomia madeirense, decidimos introduzi-la no nosso Beefeater 24 Perfect Serve.



2º perfect Gin tónico “Hole in One Gin” By Pedro Oliveira, Pub “Hole in One”, Madeira.


Ingredientes:

2.5cl G´vine Floraison
2.5cl Gin Mare
20cl Tónica Fever-Tree Mediterranean

Botânicos: Lima e alecrim



Método de preparação: Arrefecer bem o copo próprio para servir Gin, depois de arrefecido escorrer o copo e servir os Gins. Colocar um zeste de lima fresca e o alecrim fresco no copo e usando uma colher de bar mexer muito devagar o Gin passando depois a colher pela borda do copo e com a ajuda da mesma colher servir a tónica bem devagar.


Aproveitando a febre do Gin que se vive, desafiei-me a criar algo diferente e único e que no fundo representasse o verão madeirense. A combinação funcionou na perfeição, dando origem a uma bebida super refrescante á qual recomendo ser bebida no fim de tarde, princípio de noite.



Nome do Cocktail : La Luna By Pedro Oliveira, Pub “Hole in One”, Madeira.


Ingredientes:

2cl Vodka
1cl Blue Curaçao
1cl Batida de Côcô
3cl Licor de Banana.


Preparado no Shaker

Serve-se na taça Martini

Decoração: coco ralado na borda do copo


Método de preparação: Passar um pouco de Blue Curaçau na borda de uma taça Martini depois mergulha-la no côcô ralado deixando um efeito azul e branco no topo do copo. Em seguida juntar as bebidas num shaker com gelo, bater durante alguns segundos e servir na taça previamente decorada.



Este cocktail foi criado para ser um cocktail da casa, de uma unidade hoteleira da Madeira e foi inspirado na cor do céu madeirense bem como na nossa famosa banana, daí ter uma cor azul, e um rico sabor a banana juntamente com um leve sabor a côcô, o que no final dá-lhe um toque tropical.  



Sem comentários: