sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cocktails & Mistura Fina com o Bartender/Mixologista PEDRO ARANTES Supervisor de Bares no Monte da Quinta Suites **** & Resort Quinta do Lago, Algarve


Cocktails & Mistura Fina, continua a sua missão na divulgação de personalidades que tenham e continuam contribuir para o enriquecimento de saberes, conhecimentos e competências na área do Bartending.

Observando o que vai acontecendo no mundo da Mixologia, em Portugal e além fronteiras, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.

É com enorme prazer que vos apresento Pedro Arantes, o Supervisor de Bares no Monte da Quinta Suites **** e Monte da Quinta Resort na Quinta do Lago, desde de 2010. Com formação universitária na área de Línguas feita na Universidade do Algarve, despertou para o Bar acerca de 20 anos ainda enquanto estudante.

O “Cocktails & Mistura Fina” agradece desde já a disponibilidade para esta breve entrevista e pela partilha de conhecimentos e saberes.

Pedro Arantes, quando inicia-te a actividade no mundo do Bar?
O Bar nasceu por brincadeira há cerca de 20 anos atrás enquanto ainda estudante. A minha formação académica é na área de línguas, cujo curso frequentei na Universidade do Algarve.

Qual a formação a nível de bar?
Tive a sorte de sempre ter chefes de bar qualificados, que sempre se mostraram disponíveis para ensinar e satisfazer a minha curiosidade. Com eles aprendi as bases do bar, “Cockteleria e Mixologia”, dosagens, densidades das mais variadas bebidas, assim como, as suas características. Trabalhei sempre rodeado de formadores e formandos da Escola Hotelaria e Turismo de Faro, tais como o Ricardo Encarnação, Gonçalo Santos e Rui Gonçalves, tendo também tido o privilégio de assistido a algumas formações “On The Job” na mesma Escola. Como estudante entusiasta que sempre fui e com curiosidade inata que sempre tive levou-me a interessar cada vez mais sobre a hotelaria principalmente na variante de Bar, tendo adquirindo diversos livros e material de bar para aprofundar os meus conhecimentos que confesso ainda os consulto amiúde.

Com uma carreira profissional de quase 20 anos queres referenciar alguns locais de trabalho anteriores ao actual?
Realmente são quase 20 anos nesta actividade profissional, ao longo dos quais trabalhei em alguns iconográficos na noite de Faro e Algarve como King II, Kadoc e já como Chefe de Bar no Diesel Bar - Mexican Drinks, os quais me marcaram na minha progressão da carreira de uma forma muito positiva e enriquecedora.

Qual opinião sobre a profissão de Barman?
Costumo dizer que ser barman não é para quem quer, não basta querer estar atrás de um balcão a servir copos. É preciso ter um "feeling" especial e humildade, porque servir alguém não é nenhum demérito mas antes uma arte ao alcance de poucos para agradar a muitos.

Como defines a variante do Bar a Mixologia?
A Mixologia para mim é uma ciência aberta e para a qual ninguém tem a verdade absoluta! A experiência diz-me que não é preciso ter um curso para se ser um bom barman ou outra coisa qualquer em qualquer outra profissão. Basta ter a noção das nossas capacidades, das nossas limitações, ir trabalhando e crescendo à volta disso, derrubando obstáculos à medida que se avança.

Assim sendo, pelo conhecimento que tenho do excelente trabalho que tens realizado, como atingir esse patamar na Mixologia?
Como já referi sempre fui um estudante entusiasta, com uma curiosidade inata, muito interessado pela variante do Bar, assim fui aprendendo, sou autodidata e conversando com os colegas de profissão, partilhando experiências e conceitos desde da Mixologia clássica até à mais recente a Molecular, é todo um mundo aberto para se explorar e todos os dias, em algum lado, alguém se lembra que misturar um produto x com algo Y pode resultar em algo único ou que reinventando um cocktail clássico talvez já meio esquecido se recriem também momentos glamorosos de outrora.

Sei que uma das paixões no mundo é a Mixologia Molecular?
Sim, o "brincar" com as densidades, texturas, cores e sabores sempre exerceu, em mim, um fascínio especial. Com muito trabalho, estudo, dedicação muita imaginação faz com que tenha a oportunidade de visualizar, as experiências até conseguir senti-lo e degustá-lo exactamente como imaginado, fazem-me vibrar ainda hoje como há 20 anos sempre que entro dentro de um Bar

Qual o "Cocktail" clássico preferido?
O meu Cocktail Clássico preferido é o “Dry Martini Cocktail”, por envolver tanta discussão e variantes e por ser sempre um desafio fazê-lo bem.

“Dry Martini Cocktail”
Ingredientes:
6,00 cls de London Dry Gin
1,00 cl de Dry Vermouth (Q.B.)
Preparado no Copo de Misturas.
Serve-se na taça a cocktail.
Decora-se: com uma azeitona verde ou zest de limão.

Qual a composição de bar que mais gostas de preparar?
A Composição de Bar que gosto mais de preparar é o Frozen Strawberry Daiquiri.

Frozen Strawberry Daiquiri
Ingredientes:
4cl de Rum Branco
5 ou 6 Morangos frescos.
2 cl de Monin Strawberry Puree- fruit Puree mix
Sumo de meio limão
Gelo
Preparado no Blender, misturar até "aveludar" (nem muito liquido nem muito espesso).
Servir em Taça cocktail.
Decorar com um morango.

A tua criatividade não tem limites na procura de novos sabores, aromas e texturas. Indica dois Cocktails da tua autoria que queiras partilhar os amantes do Bartending no Cocktails & Mistura Fina.
Mint Passion, este Cocktail é um dos meus preferidos de agora para preparar, porque causa sempre um misto de espanto e surpresa a quem o bebe. Confesso que a apresentação talvez não seja o mais bonito para algumas pessoas mas o gosto e a mudança de sabores e texturas ao longo da bebida provocam sem dúvida muitas surpresas ao palato:

Mint Passion By Pedro Arantes
Preparação:
Para começar, decorar o interior da taça cocktail com finos fios de chocolate Monin Dark Chocolate Sauce e reserva-se no congelador para evitar que escorra e também para refrescar a taça;
No Boston Shaker:
4,00cl de Havana Club 7 anos (de preferência, experimentei com outros mas este deu-me melhore resultados)
4,00cl de Monin Passion fruit Puree - fruit Puree mix,
2,00cl de Monin Passion Fruit Syrop
Polpa de um Maracujá previamente aberto em forma de cesto. Macerar um pouco, adicionar gelo e "bater" no Boston Shaker, Simple Strain ou (Double strain se preferirem não ter os carocitos do maracujá na taça) e adicionar uma bola de gelado Carte D´Or Mint/chocolat.
Servir com o cesto de maracujá com frutas vermelhas e colher.

Este Cocktail foi um dos últimos que fiz, espero que gostem,
Watermelon e Ginger Spicy Cocktail By Pedro Arantes

5,00cl de Rum
2,00cl de Monin Watermelon Syrop
8,00cl de néctar de Ananás
Sumo de meia lima
8 Pedaços de melancia sem casca previamente congelados, 6 rodelitas de gengibre descascadas e fatiadas,
Preparar no Blender, misturar até "aveludar" (nem muito liquido nem muito espesso), servir em copo alto tipo Hurricane.
Decorar com triângulo de melancia e estrelinhas de gengibre mais um pezinho de hortelã.

Qual a tua bebida preferida?
Devo dizer que são várias as bebidas preferidas como por exemplo: Tequila desde que seja Anejo ou reposado; Mezcal e um bom Rum (Brugal Extra Viejo; Matusalen 15 años ou superior; Barceló; San cristobal de habana ou Havana Reserva, 7 ou 15 años)

Sem comentários: