quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, By Fabio Alves, Bartender no Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar três receitas, “ Perfect serve Gin Tónico”, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.



Hoje voltamos a “viajar” até à capital algarvia, Faro, para partilhar convosco mais um apaixonado do universo do bar. Um profissional de bar que tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional nas mais variadas vertentes do mundo bar, desenvolvendo as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes com elevados padrões de qualidade. Recentemente venceu o Concurso PORTUGUESE BULLDOG BARTENDER OF THE YEAR 2013. Convosco, Fábio Alves, Bartender no Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro.


Fábio Alves o Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


Qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

O meu local de trabalho é no Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro e desempenho a função de Bartender.

Fábio Alves faz uma breve descrição acerca do tipo de serviço do Columbus Cocktail & Wine Bar?


O Columbus Cocktail & Wine Bar oferece aos seus estimados clientes um ambiente relaxado onde a criação de laços sociais é uma das nossas preocupações e nada melhor que uma boa bebida para marcar e acompanhar esses momentos!

Somos psicólogos para além de Barmen, ouvimos as vozes de todo o mundo e isso enche-nos o coração!


Fábio Alves o Cocktails & Mistura Fina sabe que gostas muito da tua profissão. Fala-nos acerca da mesma?

Sim! Adoro a minha profissão e considero-me um felizardo por poder fazer aquilo que realmente gosto, o bar é a minha segunda casa se não a primeira é lá que me sinto completo, onde posso entrar no meu mundo, explorar e criar sem limitações.

É um prazer fazer parte da família Columbus que já está preparada para entrar em 2014 em grande e com muitas novidades, tudo a pensar nos nossos clientes e na melhor maneira de os fazer viver o momento.


A Minha primeira proposta para o Perfect Gin Tónico é:

Gin Mare,

Um gin de caracter mediterrânico que une diferentes culturas em volta no nosso "mar". Uma excelente opção para um G&T, servido com alecrim também conhecido como "orvalho do mar", zest de laranja e tónica 1724 uma tónica bastante doce de baixa gasificação, na boca destaca-se o Yuzu (cítrico do Japão) muito parecido com a tangerina.

Modo de preparação:

-Gelar o copo e retirar o excesso de água
-Aromatizar o gelo e o copo com Alecrim e zest de Laranja
-Adicionar 5cl de Gin Mare
-Completar com tónica 1724.


A minha segunda proposta de Perfect Gin Tónico é:

BullDog Gin

Um respeitável London Dry, com uma textura sedosa, notas cítricas bastante acentuadas e sendo menos seco, que a maioria dos Gin's da sua categoria torna-o extremamente versátil, devido também á rigorosa selecção das suas botânicas.

Uma óptima opção para um G&T bastante refrescante e fora do banal servido com coentros frescos, zest de lima e tónica Fever Tree, uma tónica suave com aromas refrescantes elaborada de modo artesanal e com ingredientes naturais.


Modo de preparação:

-Gelar o copo e retirar o excesso de água
-Aromatizar o gelo e o copo com Coentros frescos e zest de lima
-Adicionar 5cl de BullDog Gin
-Completar com tónica Fever Tree


A minha sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” é a seguinte:

Bee's Knees,

Um cocktail da época da proibição, divertido e muito simples de construir. Algumas historias afirmam que este cocktail foi criado de modo a que o mel e a frescura de citrinos mascarassem o odor e o sabor do famoso e proibido na altura Bathtub Gin.


Para a elaboração deste cocktail, escolhi o Bulldog Extra Bold. Um gin que, ao contrario do conhecido Bulldog com 40%, Extra Bold é reduzido ate aos 47%, fazendo assim com que a "picada da abelha" seja mais intensa, mas controlada com o mel de rosmaninho o limão e a laranja.

Ingredientes:

6cl Bulldog Extra Bold
2,25cl Xarope de Mel de Rosmaninho (1 para 1 de água e mel)
1,5cl Sumo de Limão
1cl Sumo de Laranja.


Método de preparação: Juntar todos os ingredientes no shaker, double strain taça Martini.

Decoração: com zest de limão.



Curiosidade - Bee’s Knees é conhecida como um cocktail de verão mas, a sua simplicidade permite que apenas juntando todos estes ingredientes com um pouco de água quente, podemos desfrutar de um magnífico e revigorante Hot Drink. Esta é a minha interpretação do Bee's Knees.



Sem comentários: