sábado, 21 de dezembro de 2013

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Valter Dias, Formador, Diageo Reserve Brand Ambassador, em Angola.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Valter Dias, Formador, Diageo Reserve Brand Ambassador, em Angola.

Tenho o privilégio de acompanhar a actividade profissional Valter Dias, Sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências.


Valter Dias é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na Rubrica Com… no teu percurso profissional tens vindo a contribuir muito para a evolução do bar em Portugal, em especial como Formador na área de Bar, na Cocktail Academy do Master Paulo Ramos. Agora numa posição de relevo como Diageo Reserve Brand Ambassador, em Angola. Tens honrado os profissionais de bar portugueses em Portugal e além-fronteiras, bem como, dignificado a profissão. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


Valter Dias qual o local de trabalho e que função que desempenhas?

Desde de Julho de 2013 sou Diageo Reserve Brand Ambassador, em Angola.

Qual a tua formação a nível de bar ou restauração e bebidas?

Procurei frequentar vários cursos relacionados com o vasto mundo das bebidas simples ou cocktails, tendo como objectivo adquirir mais conhecimentos e competências para a minha actividade profissional que tanto gosto. Assim frequentei cursos relacionados com as várias vertentes do bar quer em Portugal, quer em Londres e nos Estados Unidos.


Serviço de Bar, IEFP
Freestyle Bartender, Cocktail Academy
Bartender/ Mixologist, New York bartending School
Internation Bartender, Shaker bar School – Londres
WSET Level 3, Londres
Vários Master's e visitas a caves de vinho, destilarias, etc.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?


Tive a oportunidade de trabalhar para várias empresas das quais destaque:

Bartender - Mojito bar Catering
Bartender - Aqua London
Bartender e Formador - Cocktail Academy
     


Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

É a melhor profissão do mundo:)

Como vê a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Tenho muito orgulho nos meus colegas / amigos que estão representar e a dignificar muito bem a profissão de Bartender, em vários países do mundo.



Diz algo sobre a vertente da Mixologia?

Art que mistura o conhecimento, paixão, criatividade e estilo!


Qual a tua opinião sobre a Mixologia Molecular. Uma tendência ou veio para ficar?

Na minha opinião já colocou um marco na história do Cocktail!
Aprecio, e acredito que tenha o seu lugar no mundo do bar. Como tudo, terá que acompanhar a evolução do bar.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Adoro Flair bartending profissional!
É uma arte em constante desenvolvimento e com muitos fans.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Quais as classificações?
Adorei as várias competições que participei. Foram momentos muito especiais e importantes na minha carreira, deram me a oportunidade de conhecer profissionais fantásticos, de fazer grandes amizades, de trocar ideias e conhecimentos.

Bols Flair chalenge, Portugal – 1º lugar.
Gin Sipsmith, Londres - Não sei:)


Qual o "Cocktail" clássico preferido? Receita?

É uma pergunta difícilJ

Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Mais uma pergunta difícil:)


O Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.


Aqui ficam com todo o prazer as três receitas da minha autoria que partilho com os seguidores do excelente Blogue Cocktails & Mistura Fina:

Nome: Alpine Tea By Valter Dias

Copo: bule / chávena de chá

Guarnição: Bolos secos

Ingredientes:

40 ml Gin Sipsmith
50 ml Chá frio de ibiscus
10 ml Sumo de limão
10 ml Licor st Germain

História: Criado para a competição da Sipsmith em 2010, em Londres.



Nome: Avalanche By Valter Dias

Método: Shaker

Copo: a Flip

Ingredientes:

40 Vodka Sipsmith
10 ml Green Chartreuse
40 ml Chocolate liquido
Float - Espuma de limão

História: Criado para a competição da Sipsmith em 2010, em Londres.


Nome: Luanda Ice Tea 2013 By Valter Dias

Copo: Collins 450 ml

Método: shaker

Guarnição: limão

Ingredientes:

15 ml vodka Ciroc
15 ml Rum Zacapa 23
15 ml Gin Tanqueray No Ten.
15 ml Licor de Laranja MYR
25 ml Sumo de limão
Dash Xarope de açúcar
40 ml Blue Tamarinho

Historia: Inspirado num dos clássicos mais populares e mais consumidos no início da minha carreira como bartender. É um simples e requintado twist na receita original do long island ice Tea. É usado um ingrediente típico Angolano (Tamarino), acompanhado pela luxúria e a qualidade de vários produtos.


Qual a bebida preferida?

Outra pergunta difícil:)


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

O Barman que mais admiro e me serve de referência é o Master Paulo Ramos da Cocktail Academy. Tem desenvolvido um trabalho extraordinário em prol do Bartending em Portugal e vários países, promoveu o sistema americano de bar, implementou novas técnicas, inovou nas bebidas, nos cocktails e nos produtos, bem como, foi o grande impulsionador do Freestyle Bartending, que quando bem executado é uma mais-valia para o serviço de bar oferecendo grandes momentos de animação e promove as vendas. Marcou vários profissionais de bar pela positiva dando destaque à criatividade no serviço de bar.


Como está a ser a experiência como Embaixador da Diageo?

Esta a ser uma experiencia única.
Muito enriquecedora em termos de conhecimentos adquiridos sobre as varias marcas de bebidas, cultura de consumo de bebidas por parte da sociedade Angolana, etc.



Outros assuntos de interesse.

Gostaria de aproveitar para agradecer aos meus colegas que partilharam os seus conhecimentos, contactos e óptimos momentos de boa disposição e alegria.

Desejo muitos sucessos para todos.

Valter Dias

Sem comentários: