quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Kascão Oliveira, Chefe de Bar do St. George's Pub, em São Paulo, Brasil.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.



Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Kascão Oliveira, Chefe de Bar do St. George's Pub, em São Paulo, Brasil.

É sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na sua Rubrica com… Kascão Oliveira, Chefe de Bar do St. George's Pub, em São Paulo, Brasil que muito tem contribuído para a evolução do bar no Brasil, bem como, tem dignificado a profissão. Formador de novos talentos no mundo do bar. Reconhecido pelos seus pares pelo profissionalismo que patenteia, assim como, pelas suas capacidades técnicas e criatividade na elaboração dos célebres Dry & Martinis. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


O texto nesta Rubrica grande parte está em Português do Brasil.

Kascão Oliveira o Cocktails & Mistura Fina gostava que fizesses uma breve apresentação e partilhasses momentos relevantes da tua vida profissional com os seguidores do nosso Blogue?

Caro amigo Guerreiro como é carinhosamente conhecido aqui no Brasil, conforme solicitado segue as respostas para o seu conceituado Blogue!!!

Meu nome é kascão Oliveira tenho 45 anos de idade natural do Brasil, sou corintiano de coração e Barman de formação, quando as pessoas não falavam muito de Martini no Brasil, eu vi um mercado com 200,000,000 de pessoas e apostei nessa coquetelaria começando por São Paulo e hoje vejo o Brasil todo bebendo Martinis, começando pelo clássico Dry Martini, em 2007 junto com o Roberto Matarazzo Suplicy um quatrocentão paulistano, me convidou para abrir um bar de cocktails clássicos, ai apostei no negocio e foi a maior historia que São Paulo teve quando se trata de Dry Martini, e por isso fiquei conhecido como o Rey do Dry Martini no Brasil, eu vendia 30 garrafas de Gin por noite somente para preparar o clássico Dry Martini, mas tinha outras variedades de Martinis aromatizados.


Kascão Oliveira qual o teu local de trabalho?

O meu local trabalho é no St. George’s Pub que está localizado em uma das regiões mais nobres de São Paulo, e chegou com uma proposta intimista e tradicional no Itaim Bibi. Na rua Clodomiro Amazonas.


Qual as função que desempenhas?

A minha função é a de Chefe dos Bartenders, num total de 6 profissionais no balcão, todos atendendo preparando caipirinhas, whisky, pints de cervejas e uma grande variedade de bebidas simples ou compostas. Eu fico somente responsável pela preparação dos Martinis, uma historia Grande neste bar!!!


Kascão Oliveira durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Trabalhei em vários Bares na cidade de são Paulo, comecei na Coca Cola em 1984, depois foi ser Comim na Well´s uma antiga rede de Fast Food do Grupo Pão de Açúcar, mas tarde fui para o Almanara como Atendente de balcão, em 1987 entrei para o estrelado grupo do Gean Carlo Bolla na Boite Gallery como ajudante de bartender, fique por la 4 anos depois passei por vários bares badalados na cidade, na década de 1990 passei por muitos bares como o Musseta Brew pub etc. todos como Chefe dos Bartenders.


 No ano de 2000 fui para o litoral norte de São Paulo trabalhar no Freijó, depois levei meu amigo e professor Derivan Ferreira de Sousa para ministrar aulas naquela Região Paiana, foi uma época de muito sucesso, bebemos muito e demos muitas risadas na madrugada rsrsr, mas também formamos muitos outros profissionais que hoje fazem sucesso, em 2003 a 2005 ministrei aulas na faculdade FMU no curso de bartender e restaurante na Escola da Camara Municipal de São Paulo.


Qual a tua formação a nível de bar?

Nos anos oitenta, fiz um curso no Senac em são Paulo, também frequentei cursos na ABB - Associação Brasileira de Bartenders e uma passagem num treinamento da IBA, MINHA HISTORIA ESTÁ MUITO LIGADA AOS LIVROS DE COQUETELARIA E À PRÁTICA, faço isso valer muito, eu vejo no mundo todo uma mudança de comportamento muito grande, trabalhei aqui no Brasil com muitos portugueses que nos ensinou muito, por isso tenho dedicação e responsabilidades com as bebidas, frutos de uma formação europeia portuguesa, vejo os bartenders portugueses cada dia se aperfeiçoando mais, um exemplo para o mundo da coquetelaria.


Kascão Oliveira qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

No passado fui uma profissão não muito Grata, nos tínhamos dificuldades e até preconceitos, isso já aconteceu no Brasil com os Chefs, mas hoje um Bartender de nível tem valor e privilégios no Brasil. Ganha superior a um bancário ou até mesmo um advogado, veja eu sou um exemplo vivo na profissão de bartender, não se falava de bartender nos midia hoje vivemos nas mais badaladas revistas, jornais, blogs redes sociais e programas de tv, um bom bartender no Brasil hoje ganha 5 mil euros por mês, sucesso para todos nós.


Qual opinião sobre a vertente da Mixologia?

Tenho profundo Respeito por esses profissionais da Mixologia, verdadeiros químicos, eu como um clássico preciso admirar esses génios.


Diz algo sobre a vertente do Flair Bartending?

Bem sobre o Flair, acho que o mundo tem espaço para todos, eu jamais jogaria uma garrafa para cima no meu bar, mas se isso dar certo no trabalho dele eu desejo sucesso.

Kascão Oliveira como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais e que classificações conquistaste?


Sobre concursos, participei em alguns concursos no Brasil, vi pessoas serem favorecidas e acabei desistindo por falta de ética dos organizadores, mas gostava de participar quando eu era mais jovem, participei no concurso do Hennessy e fui o vencedor, foi uma época muito boa na minha vida, depois aconteceram mais uns e fui- me decepcionando com os jogos de cartas marcadas, hoje não participo mais.


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

Meu cocktail clássico preferido é o Dry Martini, não poderia ser outro é claro,

Dry Martini

Ingredientes:

100 ml  de Gin
3 Gotas  de Noilly Prat

Preparado no copo de misturas.

Serve-se na taça Martini


Decoração complemento uma azeitona furado em 3 lugares com caroço, de preferência uma azeitona portuguesa a melhor que existe para um bom Dry Martini, MEU GIN favorito para o preparar é o Beefeather.


Kascão Oliveira o Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.

Tenho muito prazer em partilhar as minhas criações de sucesso com os seguidores do Blogue Cocktails & Mistura Fina

Eu adoro novas criações, trabalho muito com xarope porque não tenho reclamação da clientela, gosto da linha clássica da iba, mas misturar é meu negócio. Costumo dizer que meus Martinis são como as passadas de Michael Jackson, sem defeitos rsrsr e isso faz o sucesso acontecer.


Bond Martini… Um dos Grandes sucesso By Kascão Oliveira

Ingredientes:

40 ml de Vodka
10 ml de sumo de limão
25 ml de Xarope  de  Romã
25 ml de  Licor  de laranja

Método de preparação: Bater todos os ingredientes na coqueteleira e coar para uma taça Martini,

Para decorar somente um twist de laranja.


Hennessy City São Paulo By Kascão Oliveira

Ingredientes:

40 ml de Cognac Hennessy
30 ml de Sumo de cranberry
20 ml de xarope   de  Romã
10 ml de suco  de limão

Método de preparação: Bater todos os ingredientes na coqueteleira e passar para um copo balon com o gelo.

Decorar com um ramo de hortelã.


Atleta do Seculo, uma homenagem ao amigo Pelé By Kascão Oliveira

Ingredientes:

50 ml de  cognac 
50 ml de Café quente
2 Colher de açúcar a gosto
2 Colheres de chantilly 
Canela em pó qb

Método de preparação: Em um copo com alça coloque um Cognac, depois adicione o café mexa com açúcar coloque a chantilly e depois pulverizar com a canela em pó e sirva com um canudinho.


Qual a tua bebida preferida?

Minha bebida preferida é o Gin Beefeather


Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Francisco falar hoje no Brasil qual o Barman que mais admiro fica muito difícil, sou amigo dos mais velhos como meu amigo Derivan Ferreira de Sousa trabalham-mos á muitos anos juntos, sou admirador do seu conhecimento e aprendi muito com ele, mas dos anos 90 para cá chegou um safra de Barmen muito boa, eu não seria justo com todos se falasse somente de um, sou fã de todos os grandes Barmen do Brasil até porque sou amigo de todos eles.


Um Bar para ter muito sucesso precisa de lindas mulheres no balcão com uma taça Martini na mão!


Atenciosamente kascão Oliveira. The king of Dry Martini!!! Obrigado Francisco pela oportunidade!!!

Sem comentários: