terça-feira, 24 de dezembro de 2013

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Daniel Carvalho, Head Bartender, no Sindicato Club, em Valongo.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar 4 receitas, 2 “ Perfect serve Gin Tónico”, bem como, uma sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” e 1 Signature Cocktail, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje “viajamos” até ao norte do país, aos arredores do Porto, mais propriamente a Valongo, para partilhar convosco mais um apaixonado do universo do bar. Um profissional de bar que tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional nas mais variadas vertentes do mundo bar, desenvolvendo as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes com elevados padrões de qualidade. Convosco, Daniel Carvalho, Head Bartender no Sindicato Club, em Valongo.


Daniel Carvalho o Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Desempenho a função de Head Bartender do Bar Vip, um espaço vocacionado para o serviço do “Gin”, no o Sindicato Club, em Valongo.
Represento um recente Club nos arredores do Porto (Alfena), que reforçou uma vida nocturna repleta de “glamour” e diversão no concelho de Valongo até altas horas, com um espaço extremamente atraente e requintado entre o clássico e vintage.


Daniel Carvalho faz uma breve descrição acerca do tipo de serviço no Sindicato Club?

O Sindicato Club aposta fortemente no serviço de excelência e profissional, com 2 áreas.

A Mainroom com 2 bares (1 deles Vip com uma vasta selecção de garrafas Premium), pista de dança no piso inferior, e zona VIP com sofás delicadamente distribuídos no piso superior.
Área Lounge, com mesas e cadeiras confortáveis para longas horas de conversa entre amigos e degustação de cocktails e snacks.


Serviço de Bar VIP com Gin Tónico Premium, G&T com infusões de chá, e bebidas Premium (Vodkas, Whisky, Bourbon, Rum, Aguardentes Velhas e Champanhe), assim como elaboração de cocktail à base de gin e outros.


No espaço Lounge temos serviço de Caipirinhas, Mojitos, Cocktails e Snacks.

Quando começou o gosto pela profissão?

O início do prazer nesta profissão remonta á época de 1995, pelo trabalho ainda na minha juventude em bares e discotecas de renome da noite Portuense. Por efeitos dessa paixão, recebi recentemente formação em Técnicas de Bar Americano por Paulo Ramos Cocktail Academy, e iniciei esta “aventura” no Bar Villa em Ermesinde (Porto), que desde já agradeço ao Gerente do Bar (Ricardo Freitas) pela oportunidade de lançar uma carreira no Bartending. 


Fruto do incentivo dos meus colegas de bar, clientes e amigos, procurei a especialização, retirando informação por pesquisa, Workshops, Masterclass e convívio entre profissionais de bar.

Na minha opinião, estar preparado e acompanhar sempre as inovações e tendências de épocas é estritamente necessário para um Bartender.


Daniel Carvalho o Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade para partilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” duas receitas “ Perfect serve Gin Tónico” da tua autoria, uma “Sugestão Cocktail (Martini)” e um “Signature Cocktail”.

A Minha primeira proposta para o Perfect Gin Tónico é:


G&T “Vanilla Sindicato NAO” Perfect Serve by Daniel Carvalho

Gin NAO. Este é um Gin que se diferencia por ser envelhecido em barricas do vinho do Porto, dando-lhe, “a alma portuguesa”, e esse foi um dos principais motivos pela minha escolha…a aposta no Produto Nacional de enorme potencial. O gin é destilado em Inglaterra, local onde se situam as melhores destilarias, mais tarde engarrafado em Portugal, depois de um estágio de quatro meses em barricas de vinho do Porto, o que lhe confere um travo diferente dos demais, o aroma é bastante equilibrado e suave, finalizando-se com a presença a carvalho, típico das barricas.


Ingredientes:

5 cls Gin NAO
Grãos de café Arábica
Vagem de Baunilha
Tónica Premium 1724


Preparação:
Copo Balão (700ml) com pé, adicionar bastante gelo consistente para refrescar, retirar excesso de água.

Flambar 5/6 grãos de café arábica.

Adicionar os grãos de café flambados.

Aromatizar gelo e interior do copo, tal como o seu bordo, com 4cm de Vagem de baunilha ligeiramente aberta no seu meio.

Adicionar 5 cls Gin NAO. Com a ajuda de uma colher de bar adicionar a tónica 1724 lentamente.

Mexer levemente para envolver os ingredientes.

Decorar com a Vagem de Baunilha no bordo do copo.


A minha segunda proposta de Perfect Gin Tónico é:

G&T “Spicy Mombasa” Perfect Serve by Daniel Carvalho

No final do século XIX, no coração da época vitoriana, o grande império britânico dominava as rotas comerciais e a maior parte do tráfego de mercadorias entre o Oriente e o Ocidente. A descoberta mais importante, na altura, foi a cidade litorânea de Mombaça, em frente à Ilha de Zanzibar, que, devido à sua posição estratégica, não demorou muito para se tornar o principal porto e centro comercial de toda a África Oriental. E foi neste local que o clube de Mombasa foi fundado em 1885 pelos britânicos.

É destilado quatro vezes com uma selecção de ingredientes naturais, que utiliza na sua composição o zimbro, laranja, limão, coentro, alcaçuz, canela, cássia, noz-moscada, angélica, cravo e cominho.

Mombasa Club é um Gin Premium muito recente, tipo London Dry de 41,5 % alc./vol.

O produto final é limpo, claro e brilhante, levemente doce, fresco com ervas e aromas cítricos. No aroma, destaca-se claramente o zimbro, sem deixar de se sentir a presença de outras especiarias e ervas mencionadas. Um gin fabuloso e de enorme versatilidade, e tendo em conta os seus botânicos, decidi optar pelo componente “picante e doce” neste fabuloso Gin.


 Ingredientes:

5 cls Gin Mombasa Club
Gengibre Fresco
Cravinho da India
Zest de Laranja

Tónica Premium Schweppes Gengibre/Cardomomo


Preparação:
Copo Balão (700ml) com pé, adicionar bastante gelo consistente para refrescar, retirar excesso de água.

Colocar 1 zest de laranja com 5 Cravinhos da India “espetados”.

Retirar de 1 zest de laranja os óleos essenciais e aromatizar o bordo do copo (não introduzir no copo)

Cortar 2 rodelas de Gengibre, aromatizar o interior do copo e gelo.

Adicionar 5 Cls de Gin Mombasa Club. Com a ajuda de uma colher de bar adicionar a tónica Schweppes Gengibre/Cardomomo.

Mexer levemente para envolver os ingredientes.

O zest de laranja com cravinho da índia serve como decoração.


A minha sugestão na Modalidade de “Cocktail tipo Martini” é a seguinte:

“Expresso Vanillatini Cocktail” by Daniel Carvalho


 Ingredientes:

5 cl de Vodka Absolut Vanilla
3 cl de Kahlua (licor de café)
5 cl de Café expresso
2 Colheres Bar de açúcar de Baunilha
Vagem de Baunilha


Método de Preparação:

No Boston shaker, adicionar o Café Expresso, açúcar, Kahlua e mexer com a colher de bar para dissolver o máximo de açúcar. De seguida adicionar a Vodka e bastante gelo. Agitar vigorosamente.


Servir numa taça de Martini previamente gelada, “strain” de todo o conteúdo do shaker.
Decorar com Grãos de Café e 3 Cm da Vagem de Baunilha.


Após a recente chegada ao mercado do Gin NAO, e ter feito a respectiva prova, executei um cocktail que gostaria de partilhar com o Blog Cocktails e Mistura Fina.


Signature Cocktail “Portus NAO” By Daniel Carvalho

Relativo ao nome escolhido, Porto por ser a minha linda área de Residência e pelo mundialmente conhecido vinho do Porto. O Porto tem origem num povoado pré-romano que na época designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal, e NAO, derivado ao próprio nome do GIN NACIONAL, com estágio de 4 meses em barricas usadas para vinho do Porto. Chamaram-lhe NAO, um trocadilho com ‘nau’, navios que eram muito usados pelos portugueses na época dos Descobrimentos.


Ingredientes:

5 cl de Gin NAO
3 cl de Vinho do Porto Tawny Reserva Sandeman 10 Years
1,5 cl de Xarope Açúcar/Canela ( Homemade )
Frutos Silvestres
2 Grãos de Pimenta da Jamaica
Açúcar Granulado ou Amarelo

Método de Preparação:

Caramelizar frutos vermelhos com 2 colheres bar de açúcar e 1 cl de Vinho do Porto para degustação.

No Boston shaker, adicionar 2 Framboesas e 2 Amoras, os Grãos de Pimenta da Jamaica e macerar com o pilão juntamente com o Xarope e Vinho do Porto (como gosto pessoal, escolhi Porto Tawny pelas especiarias, mas também podem executar com Porto Ruby pelos frutos Silvestres), e por fim adicionar os 5 Cl de Gin NAO. Adicionar bastante gelo e bater vigorosamente.


Servir numa taça de cocktail ou flute, preencher com todo o conteúdo do shaker por “Double Strain”. Raspar ligeiramente um pouco de pau de canela no topo.

Decorar com um Pau de Canela e se preferir com os Frutos Silvestres Caramelizados num prato à parte.


Na área de Gin Tónico Premium, não podia passar pela referência ao amigo e homónimo Daniel Carvalho – Gin Lovers Portugal, que em muito contribuiu, não apenas em transmissão de conhecimento, como em incentivo para criar e perceber esta tendência do G&T, e ao amigo Raul Gomes (DISCUBE) pela forma entusiástica de divulgação do seu portefólio de gin, conhecimentos, e franco apostador em criações com bebidas do seu portefólio, como foi o caso do Gin NAO. Um sentido obrigado.


"Para finalizar ficarei eternamente agradecido ao amigo Francisco Guerreiro, pela oportunidade de participar no seu Blog “Mixologia – Cocktails & Mistura Fina” com esta rubrica, e assim, divulgar o meu trabalho.

Receba os meus sinceros parabéns pelo fantástico trabalho realizado na divulgação desta arte e seus “atores”, e inclusive pela partilha dos seus fenomenais conhecimentos e experiência.

Um forte abraço e até sempre…"

Festas felizes.

Gin Gin



2 comentários:

Anónimo disse...

Sem sombra de dúvida que a inspiração, vontade e paixão estão aqui bem presentes...
Para quem teve a oportunidade de conhecer o Daniel Carvalho no seu mundo mágico, tem a perfeita noção do que falo. Cocktails feitos com paixão e dedicação com sabores simplesmente alucinantes de tão fantásticos que são! Eu sou uma fã sem dúvida. Parabéns Daniel pela evolução, o teu talento, pela constante boa disposição e simpatia e claro está, pelas poções mágicas com que sempre nos delicias!
Para quem ainda não conhece, não percam a oportunidade e façam-no! Vão ficar "viciados"!!!
Parabéns Daniel!!!

Anónimo disse...

Sem sombra de dúvida que aqui mora a inspiração, dedicação, paixão, imaginação e muito talento!
Quem conhece o Daniel e teve a oportunidade de o ver em "acção" e de provar as suas "poções mágicas" sabe do que falo... Fiquei fã!!!
Para quem ainda não teve a oportunidade, faça-o, acredite que ficará "viciado" e deliciado.
Daniel, a ti dou te os meus parabéns pela tua conquista e evolução, acima de tudo pela simpatia e disposição sempre presente e pela paixão que dedicas a fazer essas maravilhosas poções mágicas.
Parabéns!!!