quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

INTER BARMAN DO ANO 2014. Uma explicação pessoal por Dr. Paulo Amado Director Geral das Edições do Gosto e da Inter Magazine, o grande mentor do Concurso.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência a iniciativas como o Concurso Inter Barman do Ano 2014. Esta louvável iniciativa possibilita a valorização pessoal, profissional, dos Barmen, assim como, aumenta as suas capacidades pessoais, profissionais e conhecimentos, sobre o vasto mundo do bar, bem como, contribui para dignificar a profissão de Barman ou Barmaid.


O grande mentor do Concurso Inter Barman do Ano 2014 é o Dr. Paulo Amado Director Geral das Edições do Gosto e da Inter Magazine, que ao longo de muitos anos tem vindo a ser o maior impulsionador da Gastronomia em Portugal, responsável pela realização de vários eventos relacionados com alimentação e bebidas, (Veja aqui: http://www.e-gosto.com/docs/ ) desta feita decidiu apostar nos Barmen.



Com as Inscrições do Barman do Ano 2014 a terminar já no próximo dia 20 de Dezembro, Cocktails & Mistura Fina, não podia deixar de solicitar uma OPINIÃO/EXPLICAÇÃO ao Dr. Paulo Amado acerca forma como nasceu o Concurso Inter Barman do Ano, bem como, do percurso do evento até ao momento.




BARMAN DO ANO 2014. Uma explicação pessoal por Paulo Amado…


Estamos, na organização do Barman do Ano, embutidos de um espirito revivalista e contemporâneo. A iniciativa surge porque queríamos celebrar o 40 aniversário do 1º Concurso nacional de Barmen, nascido em 1973. Evocou-nos um espirito de grandeza e abrangência que nos interessou recuperar e metemos mãos à obra. Não foi trabalho de um dia, mês ou mesmo ano. Este projecto custou-nos mais de dois anos de sonho. O folheto e o mundo para o qual nos transporta é de facto magnífico, talvez por isso tenhamos feito um fax símile que oferecemos aos que estiveram presentes na apresentação e celebração dos 40 anos do 1º Concurso nacional de Barmen, a 27 de Julho de 2013 no Marriot Hotel em Lisboa. Um dos primeiros passos seria a da valorização dos que chamamos fundadores do mundo barmen em Portugal. Com esse respeito prestado e que iremos repetir na final na mesma data em 2014, enchemos o peito e seguimos em frente.



Aproveito para agradecer a todos os que nos apoiaram e a Francisco Guerreiro, aqui em particular. Foi graças a ele que cheguei a Pedro Paulo, um meu conterrâneo que desconhecia e que tantas provas já tinha dado por terras de Sua Majestade. Avaliando o seu currículo, a decisão foi pessoal, convidei-o para ser elemento do júri e presidir a competição. O Dave, Nelson Bernardes, Luis Domingos e o Kiko, Fernando Brito e mais recentemente o Virgílio Évora, mas também o Joaquim Sabino e o Antero Jacinto e claro o Francisco Guerreiro. A escolha dos elementos ficou-se pelos contactos que tinha, das ligações construídas ao longo de anos e das sugestões de alguns elementos do júri e naturalmente da vontade de trazer um ambiente multiparticipado, no júri, tal como no evento no seu todo. Ali teríamos as associações da classe, as associações conexas, de outros profissionais de relevo, como os directores de hotel e finalmente as representações dos proprietários (que ainda não fechamos) e naturalmente os patrocinadores. Nascida a ideia de um renascimento, seguiram-se as datas e regulamentos e uma silaba tónica, queremos um evento altamente vocacionado para a o conhecimento, para a pedagogia, a partilha entre profissionais, a evolução. É isso que estamos a fazer, estou convencido disso.



Decorreu recentemente a masterclasse de Pedro Paulo que foi um lugar de elevado interesse e em linha com o que planeamos. Pedro Paulo, ainda que seja um rapaz novo, tem 27 anos, tem também uma experiência viva. Tirou o seu curso superior em gestão hoteleira e especializou-se na área de bar, tendo trabalhado em locais de grande relevância (está de malas aviadas para um dos melhores, senão o melhor, pelo menos as listas é o que dizem, bares do mundo) e ganhou importantes troféus no Reino Unido. Escolheu por si um conjunto de temas que apresentou, precedendo essa hora de partilha de um acolhimento pessoal. Fez questão de cumprimentar os participantes um a um e de lhes dar as boas vindas ao evento e à sua masterclass. Explicou e partilhou e depois continuou a fazê-lo, desta vez já com os colegas mais perto de si, sugestão do Alberto e elaborou um conjunto de cocktails que deu a provar.




Aqui na INTER, estamos todos bem empenhados nesse trabalho de montar este evento e de continuar a dar bom espaço ao mundo das bebidas em Portugal. A próxima edição será um bom sinal disso, achamos. Aproveito para agradecer a todos o empenho e que seja um bom caminho, longo e acompanhado. Com todos e para todos. É possível, façamos isso juntos!!!






O Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade do Dr. Paulo Amado em partilhar esta OPINIÃO/EXPLICAÇÃO acerca do Concurso Inter Barman do Ano 2014, com os seguidores do nosso Blogue. Deseja o maior êxito para o evento e para todos os envolvidos no projecto.

Mais informações:




Sem comentários: