quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Cocktails & Mistura Fina apresenta OPINIÃO de André Peixe, Bar Manager, no Fox Trot bar – Cocktail bar, em Lisboa, sobre a Masterclass de Pedro Paulo e acerca do Concurso Barman do ano 2014.

Pedro Paulo, Head Bartender no One Aldwych Hotel em Londres, o Barman do ano 2013 U.K e presidente do júri do concurso Barman do Ano 2014 veio a Portugal para uma Masterclass exclusiva para os participantes no Concurso Inter Barman do Ano 2014.


O evento realizou-se no dia 10 de Dezembro no Hotel Marriott Lisboa, onde afluíram vários Barmen já inscritos no Concurso, assim como, as entidades patrocinadoras da iniciativa.

A Masterclass ministrada por Pedro Paulo baseou-se na sua formação e teve como base a sua evolução pessoal e profissional.


O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender., assim como, a iniciativas como Concurso Inter Barman do Ano 2014 que permitem a valorização pessoal e profissional dos Barmen.

Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Por considerar relevante para os Barmen e seguidores do Blogue Cocktails & Mistura Fina, apresenta mais um convidado, André Peixe, Bar Manager, no Fox Trot bar – Cocktail bar, em Lisboa, para partilhar a sua opinião sobre a Masterclass de Pedro Paulo, bem como, acerca do Concurso Barman do ano 2014.


Qual a razão que levou o André Peixe a participar no concurso Inter Barman do Ano 2014?

A razão que me leva a participar neste concurso é poder ter a oportunidade de entrar num concurso cuja organização está feita para profissionais de bar, e tem um regulamento que trás as exigências que todos os profissionais de bar exercem diariamente. Ora revendo-me neste contexto faz todo o sentido poder concorrer a este evento, que assim permitirá conviver e conhecer mais profissionais em Portugal, sendo que o objectivo será a partilha e as trocas de ideias e conceitos, espero aprender muito ainda neste concurso se tiver a oportunidade de ser um dos finalistas, contudo se não for um dos finalistas, serei um dos concorrentes que assume este compromisso, um compromisso com o profissionalismo e o recordar e homenagear os grandes profissionais que em tempos já longínquos dignificaram, lutaram e conseguiram erguer esta profissão em Portugal, coisa que hoje em dia poucos o fazem! Este sem dúvida é um concurso que visa o profissionalismo e os profissionais que queiram ainda aprender e demonstrar o seu potencial. Tirei todas as dúvidas que ainda poderia ter nos dois dias que convivi e presenciei em conjunto com outros colegas. Esta organização, assim como o concurso merece todo o nosso interesse, pois numa altura que as pessoas com responsabilidades e com poderes e lugares para fazer algo por esta profissão, nada o fizeram e fazem, esta é sem dúvida uma oportunidade que nos dão. Pior, se formos rever o idealismo deste concurso, que é reeditar um concurso de modos parecido com este, que foi a sua ultima edição há já longos 40 anos, ninguém nos últimos anos lutou pela nossa classe e pela nossa querida profissão, o associativismo perdeu-se e com isso perdeu-se em Lisboa uma associação que organizava vários eventos e dava a oportunidade a que profissionais estivessem mais unidos e com oportunidade de entre si trocarem conhecimentos e conceitos de trabalho, hoje em dia em Lisboa isso não acontece e estamos a falar da capital do pais. Este concurso esta a dar-nos a oportunidade de fazer algo que muitos de nós ainda não teve, que é participar num concurso que visa reorganizar o interesse em ser barman e o interesse em levantar esta nossa querida profissão!


André Peixe qual a opinião sobre a Masterclass ministrada por Pedro Paulo?

Na minha modesta opinião, estivemos na presença de um excepcional profissional e com muito conhecimento e experiência, já presenciei diversas Masterclass e muitos Workshop´s, devo dizer que esta com o objectivo que tinha, foi excepcional no sentido que foi muito conseguida, penso e foi a noção que tive no momento, que todos nos revemos nas palavras do colega e presidente de júri Pedro Paulo, acerca do barman em termos gerais, a importância da relação com o cliente a importância que é estarmos atentos á pesquiza (investigação), á inovação de conceitos de trabalho e á nossa imagem, imagem essa que é a que nos dá o credito para estarmos onde queremos e onde merecemos estar, estes são pontos de extrema importância no nosso dia a dia, e aqui também esta masterclass fez jus ao nome, pois de certo que todos os profissionais ali presentes tem tudo isto em mente, mas nunca é demais reavivar e ouvir de novo todos estes itens, no fundo foi como se estivesse ali a voltar á escola ou sentir que estava de novo a ouvir palavras que ouvi num principio de um novo trabalho a quando nos dão as boas vindas e nos dizem para não esquecermos as nossas etiquetas. Esta foi sem dúvida uma das partes mais produtivas, pois tive o cuidado de olhar em meu redor e ver na cara de todos os presentes o que eu ali estava a sentir, pois por momentos pensei, serei eu que me estou a entusiasmar ou estamos todos a gostar? E logo obtive resposta quando fiz essa avaliação, estava espelhada no rosto de cada um. Assim como no intervalo e no final da masterclass, foi o sentimento geral, estávamos todos contentes com o que ali tínhamos assistido. Na segunda parte aquando da demonstração de cocktail o júri Pedro Paulo, presencio-nos com alguns momentos de puro profissionalismo e de puro prazer em estar ali, pois tivemos a oportunidade de fazer uma prova de todas as suas composições e de conhecer um ou outro ingrediente que ainda não tínhamos conhecimento ou pelo menos não tinha tido contacto com o mesmo, dou o exemplo do xarope de pipocas, fabuloso! Sem dúvida uma mais-valia e um grande masterclass! Desde já o meu obrigado à organização e ao júri Pedro Paulo ter proporcionado esta oportunidade!


Qual o momento que desejas salientar na Masterclass?

Como disse a trás o momento no todo, pois foi sem duvida uma excelente masterclass, onde o grande destaque vai para que todos tivemos oportunidade de ali presenciar o trabalho de um excelente profissional e os seus conselhos e métodos de trabalho sem pagar um cêntimo! Esta sem duvida uma parte fundamental a salientar, pois ter oportunidade de participar num concurso com tamanha organização com um "plantel" de júri de tamanho reconhecimento nacional e até internacional, e termos estas benesses de também podermos presenciar masterclass sem ter que pagar, é sem duvida de salientar, até pelo contexto de vida que vivemos em Portugal, e se realmente este fosse um concurso onde se poderia dizer que era apenas para alguns ganharem dinheiro, aqui está a prova que não são alguns que ganham, todos ficamos a ganhar com estas acções! Fantástico! Um grande bem haja a todos!


Quais as expectativas do André Peixe na participação no Concurso Barman do Ano 2014?

 As expectativas neste momento são elevadíssimas, procuro neste momento capacitar-me e preparar-me para concorrer com grandes profissionais deste pais e em conjunto com eles aprender mais ainda! Estamos perante um excelente e elevadíssimo concurso que trará sem dúvida a todos os participantes a gratidão e o orgulho de um dia termos escolhido seguir esta profissão!



Obrigado desde já Sr. Francisco pela oportunidade, mais uma vez de dar a minha opinião acerca da nossa profissão e desta vez acerca de um concurso Barmen do Ano 2014 o qual nos irá sem dúvida valorizar!

Caros colegas as inscrições do Barman do Ano 2014 estão abertas até ao dia 20 de Dezembro.


A organização decidiu alterar de modo a que todos os interessados consigam enviar a tempo as suas candidaturas!!

Consulte o regulamento e inscreva-se!

Participa!!!

Sem comentários: