terça-feira, 12 de novembro de 2013

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner“ By Nelson Antunes, Bar Manager no Hotel Corinthia Lisbon.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, é com enorme agrado que estou de volta com a sétima Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar um convidado o qual vai partilhar duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”, as quais serão inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Na sétima “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By…“ “viajamos” até à capital lusitana, Lisboa, para poder partilhar convosco mais um amante do mundo do bar. Um profissional de bar que tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional implementando as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes com elevados padrões de qualidade. Convosco, Nelson Antunes, Bar Manager no Hotel Corinthia Lisbon, onde é o responsável pelos dois bares do hotel, o Tempus Lounge Bar e o Terrace Lounge Bar.


Nelson Antunes o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Queria desde já agradecer-lhe o seu convite, recebi o com uma enorme alegria, como sou um seguidor acudo do seu blog faço com todo o gosto esta rubrica.


Sou o Bar Manager no Hotel Corinthia Lisbon, onde sou o responsável pelos dois bares do hotel, o Tempus Lounge Bar e o Terrace Lounge Bar.

Faz uma breve descrição dos dois bares do hotel, o Tempus Lounge Bar e o Terrace Lounge Bar, assim como, qual o tipo de serviço?

O Tempus Lounge Bar é um bar que se encontra no lobby do hotel oferece uma vista fantástica para o terraço.


É um bar genuinamente clássico e onde o seu esplendor permanece intacto, mas é na inovação na mixologia, e nas misturas de aromas e sabores de cada estação onde procuramos enaltecer as nossas capacidades e brilhar com um “ fantastic” os nossos clientes todos os dias, não só com os cocktails mas sim com todo o serviço de simpatia cortesia e o saber receber bem todos os nossos hospedes e clientes.


Lounge  Bar Team

O Terrace Lounge Bar, é localizado nos jardins encantadores do hotel, o tranquilo Terrace Lounge é o espaço chill-out perfeito. Lindamente decorado com assentos confortáveis, é o local ideal para um delicioso almoço ao ar livre ou jantar. Delicie-se com um café da manhã no final do glorioso sol ou observar como as mudanças de luz e desaparece ao pôr-do-sol, enquanto saboreia um cocktail cuidadosamente os sons de música ao vivo.



Quando começou o gosto pela profissão?

Acho que é algo que quando se entra já não sai, é um bicho que anda sempre connosco, o prazer de estar sempre em contacto com pessoas, de todo o mundo, de todas as raças, e todas religiões, permite-nos ser alguém neste mundo muito especial, nesta profissão conseguimos ser felizes e fazer os outros muitos felizes com as nossa alma solidária, com o nosso sorriso, prontidão, o saber ouvir os nossos clientes, e ter o prazer de criar experiencias memoráveis aos nossos clientes. A arte de preparar cocktails não está ao alcance de qual quer um, é só para quem realmente ama esta profissão.


Sou Barman a 13 anos e passei por diversos hotéis em Portugal tais como:

Hotel Penha Long Resort onde iniciei como aprendiz de bar, depois passei pelo Pestana Palace Hotel como Barman de 2ª e depois promovido a 1ª, mais tarde passei pelo Hotel Marriot Praia D´el Rey como sub-chefe de bar, como faz parte do meu perfil a inovação e querer sempre mais, fui fazer a abertura do Hotel Grande Real Villa Itália em Cascais como chefe de bar com o meu grande amigo João Pacheco onde a qualidade do serviço era apontada como ex-libris, mais tarde uma nova proposta abertura do Westin Campo Real em Torres Vedras como chefe de bar, mais um desafio pela frente, onde a parte da formação era crucial para futuro do hotel, onde os recurso ainda eram muito novatos mas com uma vontade de aprender enorme, deu-me bastante gozo ensinar tudo o que tinha aprendido até ali. Faz parte da minha pessoa ensinar tudo o que sei, e se não sei vou tentar saber.


Gosto de estar sempre actualizado no que diz respeito à minha paixão pelo bar, bebidas, conceitos, experiências, dai participar sempre que possível em formações, iniciei a minha formação na escola de Formação Profissional da Pontinha, mais tarde Curso Pós laboral de Barman de 1ª com o formador Joaquim Sabino na escola de Hotelaria das Olaias, de seguida curso de Chefe de Bar com o formador Fernando Brito na escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, como parar é morrer, nem pensar, conheci a maior referencia do Flair Bartending em Portugal, Sr.º Paulo Ramos, da Cocktail Academy com quem tive o prazer de ter varias formação de Flair e não só, vários workshops etc.


Fiz a formação em mixologia molecular com o Sr.º Fernando Brito na Cocktail Team de Hugo Silva onde tirei todo o partido na evolução nessa áreas e poder oferecer experiências aos nossos clientes, mais recentemente formações de Gin e águas tónicas, Fever Tree e Schweppes.


Também tive oportunidade de participar em outras acções de formação como:

Work Shop Havana Club Lisbon
Work Shop Aguardente da Lourinha DOC


Work Shop Martin Miller com César Costa  

 
Work Shop Fever Tree com Alberto Pires
Prova de Vinho da Madeira Henriques & Henriques
Produtor da Aguardente de e Licores da Madeira J,Faria & Filho  
          
                                        
No Master Delta Café Com Ex Srº Comendador Rui Nabeiro


Nelson Antunes Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria, duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”.


Nelson Antunes, qual a tua proposta na modalidade de Cocktail Before Dinner?

Nome do Cocktail: Rose G´Vine By Nelson Antunes


Ingredientes:

30 ml de Gin G`vine Floraision
30 ml de Sumo de toranja natural
15 ml de Xarope de Sabugueiro
Clara de ovo
Flor de alfazema

Método de preparação: Colocar gelo partido no copo para gelar o mesmo, depois colocar os ingredientes no boston shaker, bater vigorosamente, retirar a água do gelo do copo e verter o cocktail para o mesmo.

Tipo de copo: Bordeaux.

Decoração: Rodela de toranja desidratada, Ramo de alfazema para dar o aroma em torno do copo, e uma borboleta.


Na modalidade de Cocktail After Dinner, qual a tua proposta?


A minha proposta na modalidade de After Dinner é:

Nome do Cocktail: Le Mozart Martini By Nelson Antunes


Ingredientes:

30 ml de Licor de Chocolate Mozart
15 ml de Creme de Banana Bols
25 ml de Natas aromatizadas com vagem de baunilha

Método de preparação: Colocar a taça de cocktails a gelar, colocar os ingredientes no boston shaker, retirar o gelo da taça, verter lentamente para a taça, polvilhar com pimenta rosa e colocar um stick de chocolate

Tipo de copo: taça de cocktail

Decoração: Palito de chocolate e pimenta rosa


Qual a tua sugestão na “Modalidade de Long Drink”?

A minha sugestão na Modalidade de Long Drink é:

Nome do Cocktail: Long Berry Mix By Nelson Antunes



Ingredientes:

1/2 de Lima
10 Folhas de hortelã
8 Gr de Açúcar branco
40 ml de Vodka Black Royalty
30 ml Puré de morangos (Home Made)

Preenchido com soda de Hibiscus (Home Made)

Método de preparação: Colocar no copo boston a lima, açúcar e hortelã, macerar bem, colocar os ingredientes, colocar gelo em cubos, bater vigorosamente e verter para um long drink

Tipo de copo: Long drink

Decoração: Um talo de hortelã e morangos


Recentemente Nelson Antunes foi o vencedor da etapa centro do Schweppes Challenge e será um dos Finalistas no próximo dia 21 de Novembro em Lisboa.


Nelson Antunes participou no lançamento do Barman do Ano, aqui com Pedro Paulo, presidente do Júri e prepara-se para participar no Concurso Barman do ano 2014   
   

Sem comentários: