terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Vitorino Rodrigues, Flair Bartender, free lancer, Algarve, Portugal.

Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Vitorino Rodrigues, Flair Bartender, free lancer, Algarve, Portugal., nasceu e foi criado atrás do balcão do café da sua mãe, Vitó como é conhecido, desde sempre nutriu paixão pelos copos pelo que, foi com naturalidade que em 2003 se tornou bartender profissional.


Desde então, Vitó tem se assumido como uma referência na noite portuguesa, e presença obrigatória nos bares dos melhores clubes e eventos, tais como os MTV Europe Music Awards, a Festa de Abertura do Casino de Lisboa ou a Inauguração do Nikki Beach Vilamoura entre muitos outros.


Vitó foi ainda o Bartender do Cocktail Bar do evento Sasha Summer Sessions em 2008 e 2009, tendo ainda sido bartender da tour Malibu, que passou por 20 casas de Norte a Sul do País, bem como 'Embaixador' da marca Ricard no Sul do País.


Perfeccionista, concentrado e profissional, Vitó encontra-se numa epopeia em busca da 'bebida perfeita' e, pelo caminho, vai fazendo as delícias de todos aqueles que, além de apreciarem um bom 'drink', gostam de o ter servido com distinção.

Os seus serviços incidem na elaboração de cocktails, shows, performances, festas privadas, inaugurações (lojas, bares, discotecas), aniversários, apresentações de marcas, publicidade, bem como a consultoria de produtos e equipamentos de bar, cartas de bar, entre outros.


Em 2011 Vitorino Rodrigues lançou o livro de sua autoria Medronho “Cocktails Gourmet” o qual foi apresentado na Fatacil, em Lagoa, Algarve.

Vitorino Rodrigues é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na sua Rubrica Com… no teu percurso profissional tens a contribuir muito para a evolução do bar em Portugal, bem como, tens dignificado a profissão. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


Vitorino Rodrigues Qual o local de trabalho e que função que desempenhas actualmente?

De momento estou a trabalhar como free lancer

Qual a tua formação a nível de bar?

Para além da experiência ao longo de muitos anos atrás do balcão tenho, fiz várias formações tendo como meta a minha valorização pessoal e profissional, bem como para adquiri competências para prestar o melhor serviço aos clientes. 

Entre os quais destaque:

Curso de Barman de 2º (Hccp, Relações interpessoais);
Curso de Técnicas de venda;
Curso de nível 1 e 2 na Cocktail Academy em Lisboa (introdução ao flair, técnicas avançadas de bar);
Bols academy (Portugal);
Workshops no evento “Bar Shows” (Londres);
Curso de café e técnicas avançadas e cocktails (Portugal);
Formação “Havana Club” (Portugal)
 Formação “Drinks Academy” (Portugal);
Formação mixologia molecular e “Advance Drinks” (Itália);
Curso de Formação Pedagógica de formadores.
Workshop de Café


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Trabalhei em vários sítios. Vou só citar alguns e referentes ao ano de 2013, como, o Dromedario Bistro Bar, em Sagres, Ristronte Trattoria Primavera e Oficina Bar em, Carvoeiro.

Quanto às funções primeiro Bartender e por várias vezes Bar Manager.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Vejo bem, que por norma estão bem cotados, e fazem um trabalho acima da média.

Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Na minha opinião acho que é uma profissão instável e mal paga em modo geral, pouco respeitada e com muitos espetos à mistura.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia.

Misturar com lógica, casando os melhores ingredientes, procurando o “drink” perfeito.

Diz algo sobre o Flair Bartending?

Flair Bartending é o melhor na vertente animação que se pode ter no bar.

O Flair é ser livre, fluir, rápido, irreverente e artista.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Quais as classificações?

Em concursos de cocktails tenho participado pouco, só em Flair, os únicos que continue a participar.

As classificações mais importantes foram:

3rd Place Final Bols Cocktail Academy Challenge 2007
Duas vezes Vice-campeão Nacional nos concursos de Flair da Associação Barmen Portugal nos anos de 2007 e 2009
IBA World Taiwan 33th Place 2007
RoadHouse World Open 18th Place 2008
Algarve Flair Challenge II 6th Place 2011


Qual a tua bebida preferida?

 A minha bebida preferida é a Água.

Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Melon Sour

Receita Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Gosto de todas no geral, mas se for da minha autoria melhor, mas o mais importante é o cliente fique satisfeito


O Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.

É com todo o prazer. Aqui ficam, espero que gostem.

Ginger Lemon Prosecco By Vitó

Ingredientes:

Gengilbre fatiado
Zest de Limão
15 ml de Licor Lemocello
Prosecco

Método de preparação: Usando o muddler para extrair os aromas do gengibre e o limão com o licor Lemocello, coloca-se gelo, e um ¼ do prosecco usando a técnica stir, vertendo para um copo de champanhe de 380 ml, coloca-se mais umas 6 a 8 fatias de gengibre, preenchendo com o resto prosecco, decorando com uma zest de limão.

Prefeito para acompanhar o carpaccio de polvo


Malibu Passion By Vitó

Ingredientes:

37,5 ml de Licor Malibu
15 ml de Sumo de limão natural
60 ml de Sumo de maracujá 100%
Float grenadine

Método de preparação Técnica: Shaker

Copo: ARC 31 CL

Decoração: Gomo de Lima

Esta receita foi criada em 2007


Monchique Cream By Vitó

Ingredientes:

22 ml de Aguardente de Medronho 
2 Colher de bar café brasa
2 Colher de bar chocolate
10 ml de Xarope de caramelo
60 ml de Leite
Servido quente, num copo hot drink


Qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Admiro vários, mas de momento não tenho referencias.

Qual a opinião acerca da formação profissional ministrada actualmente?

Acho que actual formação terá de ser reestruturada, para não acontecer o que acontece, o formando leva um “boom” de informação que pode levar algum tempo a dilui-la, e por vezes esquece uma parte, e porque da teoria á pratica ainda é um longo caminho.

Acho que o que pode acontecer e o aparecimento do coaching e training.

Há falta de mais prática real em muitos casos, e também acho que ainda temos falta de mais informação/formação por parte das marcas.


Vitorino Rodrigues Cocktails & Mistura Fina tem conhecimento que lançaste o livro da tua autoria com o título Medronho “Cocktails Gourmet” o qual foi apresentado na Fatacil, em Lagoa, Algarve, no ano de 2011. Fala-nos um pouco acerca do projecto.


O Livro Medronho “Cocktails Gourmet” foi apresentado na Fatacil 2011com o apoio da Câmara Municipal de Monchique. O mesmo dedicado ao Medronho, nas suas vertentes de Aguardente e Melosa.


Encontrei na aguardente de Medronho de Monchique um grande potencial para seguir uma linha exclusiva no mundo dos “cocktails gourmet” que prima pela qualidade e diferenciação.


Neste livro estão 32 propostas produzidas com Aguardente de Medronho ou Melosa, e na sua maior parte usando produtos tradicionais de Monchique como é o caso dos Figos, Limões, Tangerinas, Maças, etc, contendo as informações para um “faça você mesmo!”, utilizando as técnicas mais modernas na preparação deste tipo de bebidas, no caso em apreço, 9 técnicas diferentes. Gostaria de salientar e agradecer a diversos produtores que associaram-se a esta edição, assim como a Câmara Municipal de Monchique destacando a importância deste produto na afirmação do potencial do Concelho.



Para mim foi muito importante as palavras do Presidente da Câmara Rui André que salientou o seguinte «A presente publicação representa um momento alto na divulgação nesta parte importante da nossa Cultura prestando um valioso contributo na promoção e preservação de um produto de invulgar qualidade como é a Aguardente de Medronho de Monchique….A preparação destes cocktails, associada à tradicional Aguardente de Medronho, vem desvendar a riqueza deste produto, o seu potencial na preparação de outras bebidas, constituindo assim também o garante da continuidade deste património local, protegendo-o, mas também potenciando a sua venda…».


Quero acrescentar que a primeira edição do livro continua disponível e pode ser adquirida junto de Vitorino Rodrigues.


Para mais informações:



Votos de sucesso pessoal e profissional!!!

Sem comentários: