terça-feira, 19 de novembro de 2013

“Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner“ By Sandro Pimenta, o Head Bartender do Hotel Epic Sana, Lisboa.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, é com enorme agrado que estou de volta com a oitava Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar um convidado o qual vai partilhar duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”, as quais serão inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Na Oitava “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By…“ “viajamos” Lisboa, para poder partilhar convosco mais um amante do mundo do bar. Formado na EHTL Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa onde frequentou o curso mesa/bar tendo concluído em 2003 e com uma vasta experiencia internacional tendo trabalhado em Miami, Madrid e Londres. Um profissional de bar que tem vindo a apostar na sua valorização pessoal e profissional nas mais variadas vertentes do mundo bar, implementando as suas competências, conhecimentos, procurando desta forma servir os seus clientes com elevados padrões de qualidade. Convosco, Sandro Pimenta, Head Bartender do Hotel Epic Sana, Lisboa.


Sandro Pimenta o Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas?

Francisco antes que mais é um enorme prazer e honra o convite feito por si e é com um prazer que lhe respondo. Ainda bem que o temos, a lutar pela nossa arte.

Já percorri um pouco o mundo trabalhei em Miami, Madrid e Londres e de momento trabalho no Hotel Epic Sana Lisboa uma nova unidade hoteleira de 5* situado nas Amoreiras em Lisboa onde desempenho a função de Head Bartender.


Faz uma breve descrição dos bares do hotel?

O Hotel Epic Sana Lisboa, uma nova unidade hoteleira de 5* situado nas Amoreiras em Lisboa tem 3 Bares o Scale, o Scale Terrace e o UpScale o Bar situado no 9º andar do Hotel com uma infinity pool com uma vista de cortar a respiração.


Qual o tipo de serviço?

Os 3 Bares têm um tipo de serviço clássico / descontraído pois a nossa prioridade é o cliente e que seja bem atendido e se sinta em casa.


Sandro Pimenta quando começou o gosto pela profissão?

Quando estava a terminar o 9º ano não sabia bem o que iria seguir como estudos, e por mais piada que pareça vi o filme ``Cocktail`` e aquilo pareceu me magia, fiquei fascinado com o mundo dos bares e dos cocktails, comecei a pesquisar e encontrei a Escola de Hotelaria, e desde esse dia que iniciei a escola o meu Amor pela Arte do Bar que não considero uma profissão mas sim a minha paixão de vida só veio a aumentar.


Na escola tive a sorte de ter o grande mestre Joaquim Sabino como formador e em 2002 representei Portugal em Cuba pelo concurso Havana Club/Grand Marnier, e o formador Virgílio Évora grande mentor ao qual agradeço tudo o que sei.


Sandro Pimenta Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria, duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”.

Sandro Pimenta, qual a tua proposta na modalidade de Cocktail Before Dinner?

As minhas sugestões para os cocktails são:

Nome do Cocktail Before Diner: My Gin Fizz By Sandro Pimenta


Ingredientes:

5cl. de Gin Bombay Sapphire
1cl. de Xarope de Açúcar
1cl. de Sumo de Lima
4 Colheres de Bar da calda da cereja vermelha
Preencher com Soda

Método de preparação - Juntar os ingredientes todos menos a soda no shaker, bater vigorosamente servir num copo tipo mini jarro, preencher com soda e decorar com uma espiral de limão e uma cereja vermelha.

Na modalidade de Cocktail After Dinner, qual a tua proposta?

A minha proposta na modalidade de After Dinner é: O Irish Coffee a escolha deve-se ao facto ser um clássico de renome ao qual acrescentei a minha criatividade na sua apresentação ao cliente. Espero que gostem…


Nome do Cocktail: Irish Coffee

Ingredientes:

4cl. de Irish Whiskey
10gr. de Açúcar Mascavado
6cl. de Café Quente
3cl. de Natas

Método de preparação: Preparar em copo a Irish Whiskey, colocar o açúcar, o café quente, mexer, colocar o whiskey, mexe e aquecer no steamer, no topo da bebida coloca uma colher para verter as natas ficando estas no topo da bebida sem misturar.


Qual a tua sugestão na “Modalidade de Long Drink”?

Sugestão na Modalidade Long Drink, neste, com todo o respeito vou pedir para alterar e apresentar o meu cocktail de autor que me fez ir a Cuba em representação de Portugal o Isla Caliente.

 Nome do Cocktail: Isla Caliente


Ingredientes:

2cl. de Havana Club
2cl. de Grand Marnier Cordon Rouge
2cl. de Galliano


 Método de preparação: Gelar previamente a taça a cocktail e decorar com rafia em torno do pé e com um pau de canela no interior da taça, juntar todos os ingredientes no shaker e bater vigorosamente o mesmo, double strain e voilá.


Sem comentários: