sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner” By Tiago Mira, Head Bartender, no Hotel One Aldwych, Londres, Inglaterra.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, é com imenso prazer que estou de volta com a sexta Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar um convidado o qual vai partilhar duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”, as quais serão inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham. O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Na sexta “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By…“ “viajamos” até Londres para poder partilhar convosco mais um amante do mundo do bar. Um jovem que um dia decidiu rumar até terras de Sua Majestade, apostar nas suas competências, conhecimentos e já reconhecido pelos seus pares. Convosco Tiago Mira, Head Bartender, no Hotel One Aldwych, em Londres, Inglaterra.


Tiago Mira o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.

Qual o teu local de trabalho, que funções desempenhas? e qual o tipo de serviço?

Hoje encontro-me a trabalhar num Hotel chamado One Aldwych, mais concretamente no Lobby Bar exercendo a posição de Head Bartender.


Ironia do destino hoje trabalho com o Pedro Paulo, primeiro Bartender Português que conheci quando cheguei a Londres á aproximadamente 2 anos.


Faz uma breve descrição do Lobby bar no Hotel One Aldwych?

O Lobby bar é um bar único para mim, todo o ambiente, decoração e serviço, faz com que se distinga, estando entre os melhores de Londres.

É um cocktail bar onde a criatividade / imaginação é um factor sempre presente, desde os produtos que utilizamos, ate à forma como servimos.


Quando começou o gosto pela profissão?

Permita-me que volte atrás no tempo...

Onde um Dia um grande Chefe de bar mas essencialmente um grande amigo me disse, "Tiago, nunca te esqueças que um Gin & Tónico é sempre um Gin & Tónico, seja aqui (Portugal), ou no estrangeiro, o que faz dele especial és tu".

Hoje mais que nunca dou valor a esta frase, pois são as nossas qualidades como profissionais mas acima de tudo pessoas que nos ajudam a superar obstáculos e a destacar no meio de tantos outros.


A este meu grande amigo (Manuel Fialho chefe de bar dos Hotéis M'Ar de Ar em Évora) o Meu obrigado por tudo.


Ainda assim não posso nem devo esquecer outras pessoas e lugares, como é o caso do bar KAB+1 onde servi as minhas primeiras bebidas com os meus 16 anos, estando nessa altura a tirar o curso de Hotelaria / Restauração na escola profissional de Alvito, onde tive grandes professores que de uma forma ou de outra me deram bons concelhos também.


Mas tudo começou mais a sério com os meus 18 anos quando entrei para o M'Ar de Ar Muralhas em Évora e decidi investir no meu futuro profissional, frequentando algumas formações no âmbito de cocktails, mixologia molecular e Flair Bartending na Cocktail Team do Master Hugo Silva.


Ainda assim não estava satisfeito com o Salário, condições económicas do Pais, mas fundamentalmente com o facto de estar estagnado a nível profissional, pois existe um grande Tabu em Portugal com a Idade, uma vez que as empresas olham ao BI ou Cartão de cidadão mais do que às habilidades profissionais.


Digo isto por experiência própria, uma vez que fui a várias entrevistas em Lisboa e Algarve e a conversa era sempre a mesma.

Então em 2012 decidi mais um amigo meu embarcar nesta aventura em terras de Sua Majestade.


Londres tem sido uma cidade magnífica para mim, deu-me a oportunidade de entrar e em alguns casos sagrar-me vencedor em competições de cocktails, assim como conhecer grandes profissionais da Área, os quais hoje somos todos grandes amigos.


Tiago Mira Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue 3 "Cocktails" da tua autoria, duas receitas “Cocktails After & Before Dinner” e uma receita na “Modalidade de Long Drink”.

Tiago Mira, qual a tua proposta na modalidade de Cocktail Before Dinner?


Nome do Cocktail: Forbidden Fruit By Tiago Mira

Ingredientes:

40 mls de Snow Queen Vodka
20 mls de Licor de Maçã & Earl Grey
10 mls de Chartreuse Verde
20 mls de Sumo de Limão
10 mls de Xarope de açúcar
15 mls de Clara de Ovo

Método de preparação: Shaker

Serve-se no Copo coupette

Decoração: Noz-moscada

Na modalidade de Cocktail After Dinner, qual a tua proposta?

A minha proposta na modalidade de After Dinner é:


Nome do Cocktail: Symphony By Tiago Mira

Ingredientes:

40 mls de Boulard
30 mls de Benedictine
15 mls de Chá de Eucalipto
5 mls   de sumo de limão
10 mls de Xarope de açúcar
Espuma de limão
500 mls de Chá de Limão (casca)
2 Folhas de gelatina

Método de preparação: Dissolver as folhas de gelatina com o chá e deixar arrefecer, colocar dentro de um sifão de Natas e injectar 1 botija de gás para Natas.

Colocar no frio e passados 10 minutos esta pronto a utilizar.

Preparação do cocktail.

Método: Shaker

Serve-se no Copo coupette

Decoração: chocolate ralado.


Tiago Mira apesar de Cocktails & Mistura Fina na Rubrica solicitar uma sugestão na “Modalidade de Long Drink” sabe que por gostares bastante de uma criação tua e pretenderes partilhar com os amantes dos “Cocktails”. Qual a tua sugestão?

A minha sugestão é uma composição de bar a qual lhe dei o nome de 1998 Vision espero que gostem. É composto por:

Nome do Cocktail: 1998 Vision By Tiago Mira


Ingredientes:

50 mls de Dalmore 15
20 mls de Mas Amiel
5 mls de Averna
10 mls de xarope de Cereja com especiarias

Método de preparação: Stirred

Serve-se no copo Old Fashion

Decoração: Casca de Laranja



Para finalizar, gostava de Agradecer ao Sr. Francisco Guerreiro por me ter convidado a fazer parte deste blogue que faço questão de seguir muito regularmente, agradeço também o que tem feito e faz pela indústria de bar em Portugal, pois tem sido incansável.

Obrigado

Sem comentários: