sexta-feira, 15 de novembro de 2013

“Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Eduardo Marques, futuro Head Bartender do Le Royal Meridien Hotel & Resort no Dubai.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com a Quinta Rubrica no nosso blogue, “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continuamos a apresentar um convidado o qual vai partilhar três receitas, “ Perfect serve Gin Tónico”, as quais são inéditas ou de autor.


Apesar de há muito tempo se beber o Gin Tónico em Portugal, a tendência do “Perfect serve Gin Tónico” veio revolucionar as técnicas e dar largas à criatividade dos Bartenders / Mixologistas. Assim surgiram novos sabores e aromas aliados aos mais diferentes tipos de gin e águas tónicas. O objectivo é ir ao encontro de público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.


Hoje viajamos até Lisboa onde fomos ao encontro de um apaixonado pelo mundo do bar e ligação á gastronomia. Um estudioso de varias temáticas entre as quais os “Gins” da qual de tornou “expert”. É com um enorme prazer que vos apresento o convidado da Quinta Rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” By Eduardo Marques, futuro Head Bartender do Le Royal Meridien Hotel & Resort no Dubai.

Eduardo Marques onde trabalhas actualmente?

Sou um Visionário no que respeita a aliar e incorporar Ingredientes Culinários nas minhas propostas de bebidas, tenho vindo a colaborar com um dos Restaurantes mais "Cool" e bem frequentados da Capital "Restaurante Frei Contente".

Recentemente fui contratado para Head Bartender do Le Royal Meridien Hotel & Resort no Dubai, espero acima de tudo defender as cores nacionais lá fora e acredito que "os Bartenders devem ser treinados como Chefs...".


Em que outras entidades desempenhaste a tua actividade profissional?

Até há pouco tempo trabalhei no Hotel Avenida Palace Lisboa, passei também pela Croisi Europe Cruzeiros em Paris.


Aprofundei os meus conhecimentos sobre os “GINS”, com muito estudo, dedicação e trabalho tornei-me “Gin Expert”: Ultimamente tenho vindo a colaborar com a Monkey 47 e William´s Chase, assim como, com a Discube que representa as marcas (Platu, Boé, The Botanicals, Nr. 0 e Nao portuguese Premium Gin), bem como, tenho desenvolvido Acções  e Workshops por todo o País sobre a temática dos “Gins”.


Pelo gosto de colaborar para o desenvolvimento da profissão sou Co-Founder da Cocktail Art and Science, membro do Arm Your Glass Institute, que têm por objectivo a partilha de conhecimentos acerca do Beverage em geral e por dignificar a nossa profissão.


Este é algum do meu historial de Carreira profissional.

Eduardo Marques como se iniciou o gosto pela profissão?

No seio de uma profissão, a qual considero uma Arte, soube desde o início encontrar o meu espaço e o meu caminho.
Uma directriz que visa o fazer feliz cada cliente que sirva ou aconselhe...porque trabalhamos com ele e para ele.

Decidi desde sempre, não apenas servir uma bebida…mas sim, originar uma Experiência.
Uma Experiência, onde não só o conteúdo possui o que de melhor sabemos fazer (com Alma, Paixão e Devoção), algo que é facilmente visível e transmissível ao Cliente, mas também a Apresentação, os últimos retoques e todos os detalhes que possam realmente marcar a diferença no produto final.

Faço questão que o Cliente mostre interesse pelo que estou a preparar e que de forma directa ou indirecta, possa cativar sobriamente a sua atenção.

Faço e gosto de explicar passo a passo, sem deixar de parte qualquer pormenor, o processo de conceber uma bebida, e isso consegue também marcar a diferença.


A minha filosofia e visão de criar experiências nas pessoas, alia o fundamento base de as fazer sentir especiais.
Trabalho sempre em redor dessa meta.

Estudo os Espíritos e as bebidas ao pormenor: a sua História, origem, componentes, Ingredientes e processo de criação.
O ritual é sempre prová-los "Straight" e percebe-los na sua plenitude.


O próximo passo será o Pensar como os Misturar e nas minhas possíveis propostas de Assinatura.
Pois, o meu lugar nesta Arte Nobre, tão Digna de tornar novas Experiências possíveis...é o Criar, Inovar e Influenciar.

Cocktails & Mistura Fina agradece desde já a disponibilidade para partilhares com os nossos seguidores na rubrica “Um Bar...Um Barman...Cocktails & Perfect Gin Tónico” três receitas “ Perfect serve Gin Tónico” da tua autoria.


Para esta especial ocasião, e desde já agradeço o convite do grande mestre Francisco Guerreiro, apresento aquilo que eu chamo "UMA TRIOLOGIA GÍNICA".

Simplificando, são 3 propostas de Gin & Tonic, que apesar de puderem ser degustadas individualmente, são por mim apresentadas como um seguimento degustativo na forma de: Aperitivo, Jantar e After-Dinner.

Recentemente apresentado em Demonstrações e Workshops, e dados a provar aos presentes, incorporei Ingredientes inovadores, frescos e Biológicos...Fazendo uso de uma Mixologia e Inspiração invulgares.


Influenciado por a Cultura e Gastronomia Mediterrânicas e Bartenders Internacionais como The Aviary Chicago, Andrew Nichols e L´Artisan, apenas fiz uso de 2 marcas de Gin: Um mais seco e um outro mais Floral e leve, sempre com a ideia de não adulterar ou alterar a própria receita original dos próprios Gins.


A ideia, será manter a identidade da Matéria-Prima, Gin e seus Botânicos, e Elevá-lo.

Dar a quem prova, a oportunidade de degustar um Gin & Tónic fresco, leve e frutado antes do jantar, sobressaindo as notas Cítricas e consequente frescura.

A Minha primeira proposta para o Perfect Gin Tónico aperitivo é:

Seville Blossom By Eduardo Marques


Ingredientes:

60 ml de Premium Gin Macaronesian
1 Colher de Xarope de Manjericão
250 ml de Premium Tónica
Twist de Laranja
Raminho de Coentros

A servir com gomos de laranja frescos e Toping de Chocolate.


Dar a quem prova, uma saudável, Biológica e Inovadora proposta de Gin & Tónic enquanto saboreia um jantar á base de Sushi, Peixe Grelhado ou Mariscos, onde sobressai as notas do Cardomomo e do Aipo.

A Minha proposta de Perfect Gin Tónico para acompanhar o Jantar é:

Mediterranian By Eduardo Marques


Ingredientes:

60 ml de Premium Gin Filliers 28
1 Colher de Xarope de Cardomomo
250 ml de Premium Tónica
2 Azeitonas cortadas
1 Tomate Cherry
1 Ramo de Aipo

A servir juntamente com Tostas com paté de sardinha e Tomate Cherry.


A finalizar a Triologia, nada melhor que uma proposta de Gin & Tónic como After-Dinner, onde as notas de Amêndoa Amarga se misturam com um toque Spicy do Gengibre e Canela.


A Minha proposta de Perfect Gin Tónico a servir como after-dinner é:

Afrodite By Eduardo Marques


Ingredientes:

60 ml de Premium Gin Macaronesian
1 Colher de Xarope de Vanilla
250 ml de Premium Tónica
2 Rodelas de Gengibre
Pau de Canela

A servir com um cacho de uvas frescas.

Importante realçar que as propostas de Gin foram cuidadosamente pensadas, concebidas e apresentadas, apenas fazendo uso de dois Premium Gins, Macaronesian e Filliers 28.

Propostas de Gin & Tónic para serem degustadas em qualquer ocasião e durante todo o ano.


Eduardo Marques Cocktails & Mistura Fina aproveita a oportunidade para desejar o maior sucesso pessoal e profissional no novo projecto como Head Bartender do Le Royal Meridien Hotel & Resort no Dubai.


Mestre Francisco Guerreiro muito obrigado, estaremos sempre em contacto!!!


Gostaria de enviar um grande abraço a todos os Bartenders nacionais espalhados por todo o Mundo e que diariamente dignificam a nossa profissão e as cores nacionais. Assim espero eu fazer também.

Sem comentários: