quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Flávio Prospero, Bartender, Português a trabalhar no Bar / Restaurante Cottons Rum Shack, em Camden, Londres, Inglaterra.

Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Flávio Prospero, Bartender, Português a trabalhar no Bar / Restaurante Cottons Rum Shack, em Camden, Londres, Inglaterra que iniciou a sua formação na área de hotelaria, Bar, na escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Muito cedo manifestou a vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais.


Atento às novas tendências, como Mixologia Avançada e Molecular, Flair Bartending, está sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências, assim como, a sua valorização pessoal e profissional, bem como, desenvolver o seu trabalho focado na qualidade de serviços e satisfação do cliente.



Flávio Prospero é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na sua Rubrica Com… o Barman Português do Bar / Restaurante Cottons Rum Shack, em Camden, Londres, Inglaterra que muito tem contribuído para a evolução do bar em Portugal e dignificado a profissão, bem como, grande defensor dos produtos portugueses. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.


Flávio Prospero qual o local de trabalho e que função que desempenhas actualmente?

Antes de mais gostaria de agradecer o convite do amigo Francisco para participar neste prestigiado blog que tanto tem feito em prol do bartending nacional e internacional.

Actualmente trabalho num bar de Rums na zona de Camden, em Londres. O Bar / Restaurante chama-se Cottons Rum Shack, é um bar de Rum e restaurante especializado na gastronomia autêntica caribenha, mais especificamente da Jamaica.



O espaço e propriedade do mundialmente conhecido Global Rum Ambassador, Mr. Ian Burrel, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente em Espanha aquando da minha presença na Rum University Experience, uma formação organizada pelo mesmo no sul de Espanha, contando com a presença de gurus do mundo do bar como, os historiadores Jared Brown e Anistatia Miller, o embaixador do Tiki Beachbum Berry, David Cordoba embaixador global da Bacardi entre outros.



 Durante o curso surgiu a oportunidade de trabalhar no Cottons e lá estou eu, a aperfeiçoar os meus conhecimentos sobre rum, com uma colecção de mais de 400 Rums de todo o mundo e algumas raridades incluindo uma das únicas garrafas de Wray & Nephew 1944 originalmente usada na criação do famoso cocktail Mai-Tai.


Quando iniciaste a tua actividade no mundo do Bar?

Eu iniciei o percurso como Barman à cerca de 18 anos atrás quando nas férias de verão fui trabalhar num Parque Aquático na Praia da Vagueira, aí havia um bar com música ao vivo, o Labregro, comecei aí muito novinho no meio de tantos adultos, entretanto o interesse foi crescendo e mudei para a cidade de Aveiro onde iria trabalhar no Hotel Moliceiro, o mais charmoso da cidade até aos dias de hoje, aí começou a sério a paixão pelos cocktails e mundo do bar.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Em 2002 decidi aventurar-me pelo mundo, então fui trabalhar em cruzeiros para a Royal Caribbean Internacional, viajei por toda as Caraíbas, América do Norte, mar do norte e mediterrâneo.


Desde então já trabalhei em quase todo o tipo de bar, destaco o Algarve, Vale do Lobo Resort e Dunas Douradas Beach Club Resort.


Tive a minha primeira breve passagem por Londres com o Paulo Figueiredo no Aqua, e voltei este ano onde trabalhei na cadeia Hilton, no Sky Lounge em Tower Bridge.

Esta experiência tem sido fantástica, tive a oportunidade de participar em algumas competições, de conhecer muitos fantásticos Barmen de topo e fazer algumas formações, aqui tem-se o respeito e oportunidade de desenvolver bastante.


Flávio Prospero qual a tua formação a nível de bar?

No que se refere à minha formação frequentei um curso pós-laboral na Escola de Hotelaria e turismo de Coimbra.

A fim de implementar os meus conhecimentos e competências frequentei várias formações na Cocktail Academy do Master Paulo Ramos, vários Masters, incluindo Mixologia avançada e Molecular em Itália.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

O Bartending nacional sempre foi bastante respeitado internacionalmente, mas penso que estamos numa vaga de sucesso mundial, com muito orgulho de fazer parte deste movimento que conta com grandes Barmen portugueses em funções de grande destaque mundialmente. Isto ajuda as próximas gerações também no futuro.

Espero poder sempre contribuir para o crescimento da nossa profissão e deixo o convite a todos os colegas se passarem por Londres, entrem em contacto comigo, venham visitar e se precisarem de ajuda cá estarei para ajudar no que puder.


Qual opinião sobre a vertente da Mixologia?

Mixologia é a busca, estudo de aroma, sabores e as suas ligações, criando através de um cocktail, um conjunto de sensações sensoriais surpreendentes.


Qual a tua opinião sobre a Mixologia Molecular. Uma tendência que veio ou não para ficar?

Depende de como olhamos para essa vertente, existem técnicas que já são usadas e fazem parte da rotina e podem estar presentes na maioria dos espaços, por outro lado, nem todas as técnicas são aplicáveis no dia a dia de um bar, a não ser que o conceito seja exclusivamente dedicado ao Molecular. E sinceramente nalgumas técnicas perdeu-se completamente o conceito de Bartending.


Diz algo sobre a vertente do Flair Bartending?

Nunca fui muito bom e acho que se transformou mais numa vertente de Entertainmnet para o bar. Acho no entanto que o working Flair é bastante atractivo e produtivo no dia a dia de um Bartender.

Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Neste momento sem dúvida Um Old fashioned ou um Smoked Negroni que o Nuno Pires prepara, fantástico. Uhmmm…


Qual a composição de bar que mais gostas de preparar?

Eu gosto de preparar todo o tido de composições principalmente várias ao mesmo tempo, é desafiador. Os clássicos sem dúvida, bem balançados.

Qual a tua bebida preferida?

Neste momento estou a descobrir o Rum, a sua versatilidade e os diferentes tipos de Rums existentes, não existe outro espírito tão abrangente na sua categoria como o Rum.


Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasses as receitas de 3 "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.

É com todo o prazer que partilho com os seguidores do Blogue Cocktails & Mistura Fina os seguintes “ Cocktails”. Espero que gostem…

Quero apresentar-vos a minha última criação para a Competição da Coco Real, um creme de coco das Caraíbas.


O Coco Columbus celebra os descobrimentos e as trocas comerciais da época, mistura sabores do oriente com sabores das Caraíbas e um toque de Portugal.

Coco Columbus By Flávio Prospero


Ingredientes:

50 ml de Rum Apletton especial
20 ml de Porto Cruz Pink
25 ml de Coco Real
60 ml de Sumo de lichie
15 ml Sumo de Lima
Manjericão
Pimenta preta


Método de preparação: Shake & double strain

Serve-se com gelo picado decorado com manjericão e coco.


O outro cocktail que vos apresento:

Sandy Beach Cooler By Flávio Prospero


Ingredientes:

50 ml de Gin Oxley
25 ml de Creme de Mure
15 ml de Sumo de Lima
15 ml de Xarope de Açúcar
Melancia
Folhas de Lima Kafir

Método de preparação: Macerar a Melancia com as Folhas de kafir, juntar restantes ingredientes.

Shake e duplo Strain, decorar com melancia e folhas kafir.


Para finalizar aqui fica o cocktail da competição da “Auchentoshan”, Auchentoshan Cocktail Competition 2013

Old tree By Flávio Prospero


Ingredients:

35 ml de Auchentoshan 3 Wood
20 ml de Velvet Falernum
10ml de Rosemary Honey
30ml de Yuzu
10 ml de egg white
2 drops Cardamom Bitters
2 Bay leafs
Spray with barrel essence.


Dry shake ingredients, add ice and shake again, strain to tall elegant martini glass, rinsed with barrel essence.

Garnish with nest of bay leaf and rosemary sprig tight with lemon string. Finish with a spray of orange zest.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Cada um com a sua quota-parte, mas gostaria de destacar também algumas pessoas que me influenciaram neste meu percurso como a D. Cristina Durães, directora do Hotel Moliceiro, o Paulo Ramos da Cocktail Academy, o Paulo Figueiredo, o Nuno Pires, o Valter Dias, o Nuno Ferreira, o Ricardo Calado, Nuno Amaro e Chefe Miguel entre outros que conheci mais recentemente como o Nelson Bernardes, o Daniel Carvalho, o Pedro Paulo, o Tiago Mira. A todos o meu muito obrigado.


Cocktails & Mistura Fina tem acompanhado de perto o teu percurso como Barman e impulsionador de temáticas acerca do mundo bar, bem como, de vários projectos acerca do mundo das bebidas. Fala-nos acerca dos teus projectos?



É verdade criei no ano passado o Grupo dos Bartenders de Aveiro onde organizamos alguns convívios e partilha de conhecimentos, organizei vários Master em Aveiro, este ano levei a cabo um workshop de Gin no Mare no Gin Bar na Praia da Vagueira e sou o criador da página do facebook Portuguese Liqueurs & Forgotten Spirits, uma página dedicada exclusivamente a promover produto Português junto dos Bartenders internacionais.


Tenho ainda alguns projectos para o próximo ano em Parceria com o Paulo Ramos da Cocktail Academy muito interessantes.



Amigo Francisco um muito obrigado por este artigo e pela oportunidade de os colegas conhecerem um pouco mais sobre o meu percurso.

1 comentário:

FlAVIO PROSPERO disse...

Obrigado Caro amigo Francisco pela divulgaçao do meu trabalho e do trabalho de todos os bartenders Portugueses. Abraço e Bem Haja.