sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cocktails & Mistura Fina com André Costa, Bartender, actualmente a trabalhar no The Mayfair Bar no Mayfair Hotel Londres, Inglaterra.

Cocktails & Mistura Fina com André Costa, Bartender, actualmente a trabalhar no The Mayfair Bar no Mayfair Hotel Londres, Inglaterra.


Cocktails & Mistura Fina, continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Como sempre tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é André Costa, Bartender actualmente a trabalhar no The Mayfair Bar no Mayfair Hotel Londres, Inglaterra. Quando conheci este jovem talento fiquei impressionado com a vontade que denotou em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e saberes, assim como, a sua valorização pessoal e profissional.


André Costa, Cocktails & Mistura Fina, agradece desde já a disponibilidade para partilhares momentos a nível pessoal e profissional, assim como, composições de bar da tua autoria. com os seguidores do meu Blog.


Francisco Guerreiro, muito obrigado é para mim uma honra poder marcar presença no seu excelente Blog o Cocktails & Mistura Fina que é seguido por inúmeros Bartenders internacionais.


André Costa qual a formação a nível de bar? 

Desde muito cedo que descobri o gosto pelo Bar. Apesar da minha formação inicial, escolar, ser Técnico e Operador de Informática, decidi implementar os meus conhecimentos frequentando cursos relacionados com a profissão de Bartender tais como:

Curso de introdução ao flair Bartending - Cocktail team

Curso de Working Flair – Cocktail Team

Balance course – Black pepper and Basil

Também tenho participação em workshops sobre diversos temas levados a cabo pela Associação Barmen Barlavento Arade no sentido de adquirir um maior leque de saberes acerca do vasto mundo das bebidas.


Que outras formações tens?

Conforme já referi tenho o Curso profissional de técnico e operador de informática e porque achei importante para a minha formação, desempenho e valorização profissional o Curso de Técnicas Estratégicas de Venda – Odete Fachada

Qual o actual local de trabalho?

Decidi apostar na carreira profissional fora de Portugal, já que, a situação no nosso país está a passar uma fase muito complicada. O meu actual local de trabalho é no The Mayfair Bar no Mayfair Hotel Londres.


No teu percurso profissional quais foram os anteriores locais de trabalho?

O meu último local de trabalho em Portugal foi no Absolutely Cocktail Lounge Bar – Praia da Rocha. Anteriormente trabalhei no Outro Bar - Praia da Rocha, Cheers bar - Praia da Rocha e no Tertúlia Bar – Zona Ribeirinha de Portimão. 


Qual a função que desempenhas no The Mayfair Bar no Mayfair Hotel Londres? 

De momento desempenho a função de Bartender mas sou polivalente em qualquer outra função dentro da área de bar

Desde de quando trabalhas em Inglaterra?

Estou a trabalhar no The Mayfair Bar desde 04/03/2013.


Como está ser a experiência de trabalhar como Bartender em Inglaterra?

Estou a gostar e é tudo muito diferente, é como um recomeço pois aqui ninguém conhece o meu trabalho anterior e tenho que voltar a provar tudo de novo. Também tenho visto que nem tudo é o que parece pois aqui tanto encontramos excelentes Bartenders como encontramos pessoas sem a formação mínima para os cargos que desempenham, acho que é um local com todas as condições para se aplicar um serviço de excelência a todos os níveis pois clientes, circulação de dinheiro e masterclasses por aqui não faltam.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

O que tenho acompanhado dos Bartenders portugueses espalhados por todo o mundo tem sido fenomenal e a meu ver estamos muito bem representados pois somos um povo que sempre soube receber bem as pessoas e isso também se aplica ao recebermos os nossos clientes como se fossem nossos amigos de longa data e servi-los com as melhores produtos que podemos dar como se os recebesse - mos em nossa casa.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/ Bartender?

A meu ver ainda existem muitas pessoas que não vêem a nossa profissão como sendo algo que se pode seguir carreira e faze - lo ate ao fim, temos o exemplo do Francisco que ainda hoje é Bartender e continua a amar esta nobre profissão. Para mim ser Barman é como já outros disseram “um modo de vida” pois desfrutamos cada momento, cada decoração que fazemos, cada gargalhada com um cliente ou colega, cada pequeno detalhe etc.


André Costa, qual a tua opinião acerca da vertente da Mixologia?

Mixologia é arte de buscar a combinação perfeita procurando obter cada ingrediente ideal e até mesmo cria-lo se necessário, utilizar os produtos de mais alta qualidade e saber o porquê de combina-los, saber a sua história as suas utilizações, as suas origens, e mais importante que isso tudo utilizar estes e outros conhecimento para criar o cocktail ideal para um determinado cliente pois devemos perceber que todas as pessoas tem gostos diferente e o que para um cliente pode ser uma combinação extraordinária para outro poderá ser a tragédia total. Para mim isto e ser mixologista que até é um termo que não gosto muito de aplicar eu sou só taberneiro.


Diz algo sobre o Flair Bartending?

Flair bartending e uma arte e requer bastante treino e dedicação tal como um desporto, a meu ver um Bartender para ser completo devera saber entreter o seu cliente se necessário mesmo que não seja com malabarismos mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença por isso penso que o Working Flair e bastante útil e só temos a ganhar aplicando-o no momento certo e de forma a não interferir negativamente no nosso trabalho. O flair de competição e algo que eu admiro mas apesar de já ter participado em competições nunca foi meu objectivo ser um profissional de flair prefiro movimentos que posso aplicar facilmente no local de trabalho mesmo que sejam de Exebition Flair.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails? 

Os concursos foram um novo desafio para mim (proposto por Francisco Guerreiro e Tiago Laginha) pois sem formação a nível clássico tive que aprender como funcionavam os concurso e uma outra maneira de trabalhar. Conheci excelentes profissionais e cresci muito como Barman, aprendi novas técnicas, novos ingredientes, e vi o que era necessário para se ser um bartender que merece o pódio. Atingi um dos meus objectivos ao ficar em 2º classificado no segundo concurso em que participei, foi um orgulho para mim pois não estava confiante na minha bebida e com pouca experiência em clássica foi um completa surpresa. Depois disso tenho participado em todos os concursos que me foi possível tentando sempre ter algo diferente para mostrar.

Quais foram as principais classificações?

Todas foram importantes para mim, pois dei sempre o meu melhor, no entanto gostaria de destacar as seguintes:


Concurso Jovem Talento da Gastronomia 2012 – 1º Lugar na modalidade de Barman.

2º Concurso de Mixologia Avançada Com Arte e Tradição ABBA – 2º Classificado

Sangria Challenge Best Taste by ÚNICA, Lagoa - 6º Classificado.


1º Festival de Cocktails viagens e Sabores da ABBA – 2º Classificado

1º Concurso de Mixologia Avançada Com Arte e Tradição ABBA – 15º Classificado.


Qual o "Cocktail" clássico preferido? 

Eu não tenho um cocktail favorito pois varia consoante a ocasião mas como adoro café e simplicidade é sempre algo eficaz no bar vou escolher o cocktail Black Russian.

BLACK RUSSIAN

Ingredientes:

5 cl Vodka
2 cl Coffee liqueur

Técnica: Stir

Preparado no copo de misturas. Serve-se na taça a cocktail. Ou se solicitado com gelo no copo On-the-rocks.

Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

A composição de bar que talvez me dê mais prazer de preparar deve ser o Espresso Martini por ser tão simples e ao mesmo tempo ter tudo o que se quer num cocktail, uma aparência deliciosa, um aroma único e um sabor que qualquer amante de café (como eu) irá adorar. Por vezes faço receitas diferentes consoante o gosto de cada cliente e desta forma tornando-o personalizado.


ESPRESSO MARTINI

Ingredientes:

3cl Vodka
1,5cl Licor de Café
1,5cl Xarope de baunilha
5cl Café espresso

Método de preparação: Preparado no Shaker. Serve-se na taça a cocktail dupla.

 
André Costa, gostaria que partilhasses 3 "Cocktails" da tua autoria, com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Com certeza, é com todo o prazer que partilhe os meus cocktails neste espaço, contribuído também para a divulgação da arte e criatividade dos Barmen. Aqui vos deixo as seguintes composições de Bar da minha autoria. 


MERMAID LEGEND 

Ingredientes

3cl Aguardente de Medronho da Serra de Monchique
2cl Brandymel 
2cl Xarope de Rosmaninho 
7cl Sour Mix 
1 Raminho de alecrim 
4 Framboesas

Método de preparação: Maceração, Shake & Strain
Serve-se: Taça Dupla 
Decoração: Raminho de Rosmaninho (também como ingrediente)


HOT XXXmas MAMA

Ingredientes

4,5cl Rum escuro havana 7
2,5cl Drambuie
1,5cl Xarope Monin toffee nut
1 Pau de canela
3 Pinhões

Método de preparação: Flamejado em copo de balão

Serve-se: Copo balão pré aquecido


QUIET NIGHT 

Ingredientes:

1 bsp Peach Jam 
3,5cl Bols Advocaat 
1,5cl Bols Coffee 
9 cl Sour Mix 
2 cl Cinnamon Syrup 

Método de preparação: colocar todos os ingredientes no Shaker, adicionar gelo, agitar vigorosamente. Efectuar a técnica double strain.
Serve-se no double cocktail glass.
Decoração: 3 grãos de café e canela em pó mais obtida do pau de canela. 


Qual a bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Rum, pelas suas características que são únicas.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Uma das minhas referências são sem dúvida o Português, Nelson Bernardes, actualmente também a trabalhar em Inglaterra, pelo trabalho que tem realizado e como nos tem representado no estrangeiro, também Francisco Guerreiro por ser a pessoa que a meu ver mais puxa pelo bar em Portugal sem qualquer tipo de interesses e faz todos os possíveis para ajudar os Barmen portugueses a crescerem e desenvolverem. A nível internacional aponto o Luca Cordiglieri pela sua criatividade.


Sem comentários: