segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cocktails & Mistura Fina com Alexandre Ruas, Bar Manager / Mixologista, actualmente a trabalhar no Hotel Bristol em Oslo na Noruega.

Cocktails & Mistura Fina com Alexandre Ruas, Bar Manager / Mixologista, actualmente a trabalhar no Hotel Bristol em Oslo na Noruega.



Cocktails & Mistura Fina, continua a dar destaque aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.



Como sempre tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Alexandre Ruas, Bar Manager / Mixologista, actualmente a trabalhar no Hotel Bristol em Oslo na Noruega. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, sempre disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e saberes, assim como, a sua valorização pessoal e profissional.


ALEXANDRE RUAS EM PRIMEIRO LUGAR, MUITO OBRIGADO POR ACEITARES PARTILHAR COM OS SEGUIDORES DO COCKTAILS & MISTURA FINA, ALGUNS MOMENTOS DO TEU PERCURSO PROFISSIONAL, ASSIM COMO, COMPOSIÇÕES DE BAR DA TUA AUTORIA.


- Qual a formação a nível de bar? 

Comecei por tirar um curso de Restaurante /Bar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa que durou 3 anos no período de 2007 ate 2009. 
Tenho estado sempre a actualizar em cursos e workshops ...

- Actualmente qual o local de trabalho?

Trabalho no Hotel Bristol em Oslo na Noruega. O nome do bar é Bristol bar.



- Anteriormente quais os locais onde desempenhas-te a actividade profissional no mundo bar?

Trabalhei em vários bares em Portugal antes de me mudar para Oslo. Comecei a minha carreira de Barman num pequeno Hotel bar em Carvoeiro quando passava as minhas férias de verão.

Em Lisboa foi onde cresci como profissional. Trabalhei numa cadeia americana (Hard Rock Café) por alguns anos até decidir ir tirar o curso de hotelaria, foi muito positivo para aprender a ser mais eficiente e ganhar experiência de um bar. Após o curso de Hotelaria trabalhei mais em hotéis como o Le Meridian; Villa Gále e outros. De vez enquando fazia alguns trabalhos em Night clubs e para outras empresas.


Em 2009 decidi que queria experimentar novos caminhos no mundo de Barmen e decidi vir para a Noruega onde descobri uma comunidade de Bartenders muito dedicados á sua profissão, trabalhei em Hotéis como Grims Grenka (Design Hotel) e Bares em Oslo. Hoje em dia estou a gerir um Bar de Hotel no centro da cidade.


- Qual a função que desempenha? 

No actual trabalho desempenho a função de Bar Manager / Head bartender 

- Desde Quando?

Comecei este novo desafio no final de 2011.


- Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Tenho notado nos últimos anos que existe um crescimento exponencial de bartenders Portugueses. Esta é uma profissão que exige muita dedicação e pesquisa, sinto que temos bartenders a trabalhar em mercados onde o nível e criatividade são mais exigentes como por exemplo o Nelson Bernades que trabalha no Waldorf Hilton em Londres e o meu vizinho na Dinamarca Humberto Saraiva Marques que trabalha no icónico Bar 1105 em Copenhaga. Por isso acredito que os bartenders estão a fazer uma boa representação da nossa comunidade. 

Por vezes encontro bartenders Portugueses em grandes feiras e seminários em sítios como The Tales of the Cocktail em Nova Orleans e BCB em Berlin, Cocktail week London. Estes sítios são grandes pontos de encontro de bartenders Internacionais onde nos juntamos e partilhamos os mais variados temas.


- Qual opinião sobre a profissão de Barman / Barmaid / Bartender?

Em 1863 um senhor Inglês chamado Edward Hingston entrou no Ocidental Hotel em São Francisco. A caminho do bar ele encontra uma pessoa atrás do balcão bem vestida e a fazer bebidas com um estilo muito próprio como nunca tinha visto antes, esse bartender fazia bebidas estranhas como crustas, smashes e daisies. Aqui está algo na qual ele teria que escrever.

Hingston estava a olhar para não mais que o grande Jerry Thomas o Júpiter Olympos do Bar.

Eu quando leio referências como estas em livros fico com um orgulho imenso em ser bartender, pois estamos a dar uma experiência ao nosso cliente. Na minha opinião ser bartender não é apenas entregar ao nosso cliente uma bebida fabulosa mas sim também fazermos sentir que essa pessoa sinta-se especial!


Quantas vezes nos deparamos em situações em que estamos a ouvir os nossos clientes a falar dos problemas e alegrias da vida, somos um amigo e confidente só por estar atrás do balcão.

Não existe nada melhor do que chegar a um bar e sentir que a pessoa que nos serve está em controlo do momento e sabe exactamente a bebida que estamos a pedir, ou se não temos ideia do que vamos beber ele toma a iniciativa em ajudar te a procurar a bebida perfeita para aquele momento.


- Diz algo sobre a vertente da Mixologia.

Mixologia é um termo moderno de definir um Barman que se especializa em fazer bebidas com as mais variadas especiarias e técnicas. Alguém a quem se dedica o seu tempo a pesquisar e que deverá saber bastante dos espíritos e demais.


- Diz algo sobre o Flair Bartending?

Comecei mais pela vertente do flair, mas hoje em dia estou muito mais concentrado em perceber a história de bar e tentar fazer as melhores bebidas que consigo.

O flair é um show que o bartender da ao seu cliente, sendo que está a entregar uma experiencia ao mesmo. Usado nos apropriados momentos acho o flair bastante atractivo quando feito bem. 

No meu trabalho todos os bartenders têm um pouco de flair neles, na maneira como agarram o jigger ou como manipulam o shaker ou na maneira de fazer um pour, na realidade todos temos um pouco de flair em nos, cada um tem um estilo diferente que reflecte a personalidade de cada um.


- Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Cita alguns em participas-te? 

Participar em concursos foi muito importante para mim, abriu mais o meu interesse por bar, descobri novos conceitos e ideias que nunca tive a oportunidade de experienciar. 

Também fiz amigos que se localizam em muitas partes no mundo.


O primeiro grande concurso que participei foi o World Class, onde ganhei a primeira fase, competindo na final Norte da Europa. Foi a melhor experiência que já tive, aprendi imenso e é um momento muito humilde quando se vê o nível que existe neste tipo de competição.

Tive também presente no Absolut invite recentemente em Estocolmo, fiquei qualificado em terceiro lugar na competição em Oslo.


Aqui tenho uma pequena cronologia de algumas competições feitas:

2013: 3rd Place Absolut Invite, Oslo, Norway.
2010: Winner of the Norwegian selection in We are world class, Oslo, Norway.
2009: Winner of the Upcoming Flair-stars Competition at TGI Fridays, Karl Johan, Oslo, Norway.
2009: 5th Place Hard Rock Flair Open, HRC, Oslo, Norway.
2009: 2nd Place at the Hafjell Flair contest, Lillehammer, Norway.


- Qual o "Cocktail" clássico preferido? 

O meu clássico preferido é o Negroni.


Glass: Rocks

Garnish: Twist de Lanranja

Method: Stir todos os ingredientes 

2cl Gin
2cl Campari
2cl Sweet Vermouth
Um twist de laranja


- Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Gosto muito de fazer clássicos, mas neste momento estou a fazer muitos Flips e Tiki drinks, mas no geral não tenho nenhuma ordem do que mais gosto de fazer.


- Alexandre Ruas, gostaria de pedir para partilhares com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina 3 "Cocktails" da tua autoria, com a respectiva receita, método de preparação, decoração e como servir.

Será um prazer divulgar cocktails da minha autoria com os Bartenders e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, de entre muitos escolhi os seguintes:

Morning Wood Flip 

Glass: Flip glass

Garnish: Nutmeg

Method: Pour all ingredients to a shaker, Dry shake it first and after shake it with ice.

4cl Brandy
2cl Orange juice
2cl sugar Syrup
2 bar spoons Coffee Heering
1 Egg

Kon-Tiki 

Glass: Jar

Garnish: half lime on flames
Method: Shake all the ingredients besides the Ginger, after pour it to the jar and top it with the Ginger-beer

4cl Rum
2cl Lime juice
2cl Grapfruit juice
2,5cl Orgeat
Top with Ginger Beer


Bjørn´s Margarita

Glass: Rocks

Garnish: Long slice of cucumber 

Method: Muddle cucumber in the shaker, pour all ingredients together and strain it to a rocks glass with big ice cube.

4cl Tequila blanco 
2cl Agave syrup 
3cl lime 
Muddle cucumber


- Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Tenho várias pessoas a quem admiro e sigo o trabalho que fazem como por exemplo Alex Katrena, head bartender no Artisian bar, de Londres, gosto imenso do Garry Regan, Autor de livros, todos os livros que li dele fazem-me sentir bastante humilde e aprendo sempre bastante. 


A última pessoa que fiquei bastante impressionado de como expõe o seu conhecimento foi o Bjorn Kjellber que trabalha num bar em Estocolmo chamado Little quarter. É uma pessoa com bastante conhecimento acerca da Tequila.


Alexandre Ruas Cocktails & Mistura Fina agradece a partilha de saberes e conhecimentos acerca do Bartending e faz votos do maior sucesso pessoal e profissional.


Sem comentários: