domingo, 22 de março de 2020

Rubrica “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, Com: José Domingues, Sub-chefe de bar, no Dano's Sports Bar, Quinta do Lago, Algarve.


Olá caros amigos estarmos a viver, um período muito difícil de muita contingência e para muitos de emergência, nos mais variados sectores da sociedade, em particular na industria da hospitalidade.

Estou de volta ao meu, vosso Blogue, o Cocktails & Mistura Fina, com a Rubrica denominada, “UM BARTENDER, UM COCKTAIL, UMA MENSAGEM SOBRE A ATUALIDADE”, o maldito vírus Covid-19.


Esta rubrica tem por missão divulgar vários profissionais de bar, bem como, a sua criatividade na elaboração dos cocktails, assim como, deixarem uma mensagem sobre o difícil momento pelo que todos passamos, devido ao maldito vírus Covid-19, que está a provocar danos irreparáveis na nossa sociedade.


O Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração de todos. Assim continuarei a postar dentro do possível os “testemunhos” de todos os que utilizem um pouco do seu tempo, na partilha de momentos da sua vida pessoal e profissional. Obrigado!


Depois de Londres com a Sónia Pereira e de Carlos Santiago do Porto, o meu terceiro convidado, nesta “Rubrica” é do Algarve, o meu grande amigo e profissional de bar, preocupado com a sustentabilidade, está ciente que o futuro passa pelo uso de produtos locais e portugueses para impulsionar a economia local e nacional, o José Domingues, Sub-chefe de Bar, no Dano's Sports Bar, Quinta do Lago, Algarve.


José Domingues, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Dano's Sports Bar, Quinta do Lago.

Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Sub-chefe de bar.


José Domingues faz uma breve descrição do Dano's Sports Bar?

Temos uma decoração com fotos de família e do próprio Sr. Dano O'Brien, que era nadador olímpico, e pai do proprietário que prestou homenagem ao seu pai.


O nosso cliente é um tipo de cliente que procura um ambiente caseiro, boa cerveja, boa música e bom sistema de som, para ver o Cristiano Ronaldo a marcar de bicicleta em full hd, posso dizer que temos o tipo de cliente que vai para nos ver e passar tempo connosco.


José Domingues qual o cocktail que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Ultimamente o cocktail que sugiro no meu bar, é da minha autoria, o “The Ransom”.

Breve história do cocktail The Ransom:

A história deste cocktail nasce em 1745, quando o príncipe Carlos Eduardo organizou um exército para restituir os tronos Britânicos que pertenciam à sua família. Na Escócia, na eminência de uma derrota, o príncipe fugiu para a ilha de Skye, com a ajuda de seu fiel capitão, John MacKinnon, a quem foi oferecido um resgate pela cabeça do Príncipe, mas o capitão não cedeu.


Segundo a lenda, o príncipe recompensou MacKinnon com a receita duma bebida, o seu elixir pessoal, que seria mais tarde conhecido como Drambuie, devo dizer que como me deixa triste uma bebida que eu tanto gosto seja tantas vezes deixada de lado na hora de criar cocktails, eu, quis pegar num produto difícil de trabalhar e fazer algo delicioso, que honrasse o acto de honra do Capitão John, e, se um príncipe agradece com Drambuie, é um orgulho "mixa-la" para minha família  “Cocktails & Mistura Fina”.

Esta receita é muito simples pois tenho trabalhado com uma filosofia que é tentar reduzir desperdício e tentar que tudo o que eu ponha o meu selo seja super fácil de reproduzir e que que mesmo assim não se perca sabor e o mais essencial o fator Ohh, que ouço dos clientes quando dizem só esses ingredientes.


É um cocktail que se complementa a textura e cheiro são divinais e o “after taste” é Ohhh.

Ransom by José Domingues

Ingredientes:

4.5 cl de Drambuie
1.5 cl de Campari
3 cl de Sumo de lima
3 drops de old fashioned bitters.

(SÓ REALLY)


Método de preparação:

Colocar todos Ingredientes no shaker, efectuar um hard shake, utilizar a técnica double strain e verter para uma garrafa tulipa gelada, servir ao cliente num copo cálice, com um cubo de gelo, o mais "clear" possível e uma pétala de rosa.

A minha ideia de "garnish" é uma foto tirada no momento que estou a fazer o cocktail a foto pode ser do que o cliente quiser porque o que quero é que o cliente se lembre do momento que teve ali comigo.


José Domingues deixa-nos uma mensagem sobre a actualidade e o maldito vírus Covid-19?

Pois de momento estou fechado em casa, afastado do que mais gosto de fazer acreditem ou não o que nós os bartenders mais gostamos de fazer é criar memórias, criar momentos inesquecíveis, nada ele dá mais prazer que aquele momento que entram pela porta clientes e quando saem do nosso estabelecimento somos amigos.


Por isso amigos, posso vós dizer estou preocupado, estou preocupado com o futuro do meu pequeno que está fechado a 10 dias, preocupado com os meus avós que já estão muito velhos, mas estou também preocupado com o futuro do nosso ramo, adivinham-se tempos duros, mas devemos nós lembrar sempre que depois da noite vem o dia e sol brilhará outra vez.


Mas depois de sobrevivermos a isto, quero que façamos um pacto todos que a partir desse momento daremos mais valor ao que é nosso, seremos mais humanos e que seremos mais unidos, faremos um esforço para gastar o nosso capital, nos nossos bares, nos nossos hotéis e restaurantes, nas nossas cartas usaremos o pequeno mercado e o que é nosso, apenas unidos sairemos por cima desta calamidade.


Daqui a 6 meses voltaremos a falar dos melhores sítios para beber um cocktail, melhores sítios para comer um bife, melhores sítios para ir dançar nada é para sempre pessoal, grande abraço e mantenham-se seguros…


Senhor Francisco espero que goste…
Muito obrigado, por sua causa estes 2 dias não pensei em “corona” pensei em como não o deixar mal visto!
Do vosso amigo Zé.
Muito obrigado


José Domingues o Cocktails & Mistura Fina, agradece a colaboração e faz votos de sucesso pessoal, profissional e particular de muita saúde.

Sem comentários: