sábado, 4 de janeiro de 2014

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Márcio Silva, sócio proprietário e mixologista do bar "The Meatball House", em São Paulo, Brasil e Embaixador Global da Cachaça Yaguara.

O Cocktails & Mistura Fina neste novo ano de 2014 continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender. Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na Rubrica Com… é Márcio Silva, sócio proprietário e mixologista do bar "The Meatball House", em São Paulo, Brasil e Embaixador Global da Cachaça Yaguara.

Márcio Silva é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na Rubrica Com… no teu percurso profissional tens vindo a contribuir muito para a evolução do bar no Brasil e no mundo em especial como Formador na área de Bar, função que desempenhas desde 2000. Tens honrado os profissionais de bar Brasileiros no Brasil e além-fronteiras, bem como, dignificado a profissão.


Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, constantemente disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos cursos, workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências.
Sempre patenteou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Passou por vários países, mais foi na Europa que frequentou vários cursos, em particular em Inglaterra e em Espanha, onde acrescentou ao seu grau académico na Universidade de Málaga com Pós Graduação em “Químico”.


Outrora com seu caderninho com nomes de grandes bartenders no mundo os quais gostaria de conhece-los, o sonho concretizou-se e teve a honra de não só de os conhecer, mas também trabalhar ao seu lado em diferentes momentos.


Como costuma dizer Márcio Silva está sempre "behind the scene" de muitos concursos. Em 2012/13 fez parte da organização no Brasil e Espanha do que já é considerado o maior concurso do mundo Diageo Global World Class Finals, que tem por objectivo eleger “The World's Best Bartender from Diageo Reserve”.


Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.

O texto nesta Rubrica grande parte está em Português do Brasil.

Márcio Silva, qual o teu local de trabalho e qual a função que desempenhas actualmente?

Sou sócio proprietário e mixologista do bar em São Paulo, "The Meatball House" e embaixador global da Cachaça Yaguara, lançada á 2 meses no Brasil e cujo lançamento para NYC e Londres está marcado para fevereiro/março deste ano de 2014.


Desde Quando?

Estou em dois projectos muito recentes mas que me completam profundamente quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Como embaixador da Cachaça Yaguara desde junho de 2013 e o The Meatball House inaugurou em novembro de 2013.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhaste?

Durante o ano de 2013 fui Gestor de bares do grupo Tetrabros nos bares La Maison est Tombée e Vaca Véia em SP.

Organizador mundial das finais do Diageo World Class.
2013 - Cruzeiro Azamara
2012 - Rio de Janeiro

Também desempenhei a função de Gestor de bares do grupo Cia Tradicional de Comércio nos bares SubAstor, AstorSP, Astor RJ, Pirajá e Botagallo de início de 2009 até início de 2012.


Treinador (formador) mundial das marcas Reserve da Diageo Global através da empresa Spiritual Advisors desde 2007.

Treinador (formador) Internacional da rede TGI Fridays na Europa desde 2000.


Qual a formação a nível de bar ou outra?

Sou Bartender com formação Europeia com vários cursos principalmente na Inglaterra.

Também sou químico de formação académica com pós graduação na Universidade de Málaga, em Espanha.


Márcio Silva, como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Todos os portugueses que conheci são extremamente profissionais e sempre tive o prazer de aprender ao lado deles.

Tenho vários amigos e admiro muito o trabalho dos portugueses ao redor do mundo.


Dos meus amigos de profissão portugueses, sou fã do seu trabalho (Francisco Guerreiro), do professor Paulo Ramos, do André Guerreiro, do Nuno Curro, do Joaquim Sabino, do Piero Bertassoni, do José Guerreiro, do Dalio Calado em NY e Humberto Marques na Dinamarca, do César Santos em Marbella, do Rui Coelho em Londres  e o João Eusébio pelo excelente trabalho que ele desempenhou na Espanha e agora virou Embaixador Global do Gin Larios, entre muitos outros.




Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

Na minha convicção todos os Barmen / Barmaids = Bartenders somos profissionais de hospitalidade no qual trabalhamos com conhecimentos gastronómicos através de bebidas para a formulação de coquetéis.


Qual opinião sobre a vertente da Mixologia?

Na minha opinião, mixologia é uma visão gastronômica em relação aos ingredientes e seus fundamentos físico-químicos para elaborar o que chamamos de coquetéis.

O bartender mixologista busca equilibrar o coquetel quanto ao seu aroma, aspecto e conteúdo alcoólico, sendo que o equilíbrio e a variação de álcool dependem muito de conhecimentos específicos de todas as bebidas dispostas no bar.

E a mixologia sempre esteve e está baseada na evolução história e tecnológica das bebidas alcoólicas como também na evolução profissional dos bartenders através dos tempos.


Diz algo sobre a vertente do Flair Bartending?

Traduzindo Flair para o português, flair significa algo inesperado durante a apresentação de algo ou momento.

Assim, na minha opinião, o Flair Bartender é o bartender que coloca um talento a mais durante o seu desempenho no atendimento, sendo desde a hospitalidade, formulação de coquetéis ou venda de qualquer produto relacionado ao bar.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Que classificações?

Nunca fui de participar como competidor de coquetéis, pois desde que me lembro estive "behind the scene" de muitos concursos.

Nos dias de hoje sou um dos organizadores do Final World Class Diageo.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Definitivamente o Negroni elaborado com um excelente:

London Dry,
Campari,
Antica Formula
Bitter de laranja.


Também sou muito fã do Drake elaborado com cachaça Yaguara.

Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Amo o que faço e assim faço com muito mais prazer do que o normal, desta forma todas as composições me deixam muito feliz de prepará-las.



Márcio Silva o Blogue Cocktails & Mistura Fina gostava que partilhasse 3 receita de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Com receita, método de preparação, decoração e como servir.

Aqui ficam as minhas 3 propostas para os seguidores do Cocktails & Mistura Fina:

The New Fashioned (The Meatball Cocktail) Twist em um Old Fashioned By Márcio Silva.


Ingredientes:

50 ml de Whiskey bourbon Wild Turkey,
10 ml de Whisky Single Malt Jura Prophecy,
10 ml de Xarope de maple canadense,
Dash de Bitter aromático Angostura
Dash de Bitter de laranja.

Método de preparo: Mexido em Mixing Glass

Ritual de serviço: Servido em um cantil de inóx dentro de um pequeno balde de gelo acompanhado de um copo baixo pequeno com cubo de gelo guarnecido com 1 cereja natural, fatia de laranja e twist de laranja.


Kriek Boom By Márcio Silva

Ingredientes:

50 ml de Rum Havana 3 años,
2 Lances de Bitter aromático Tropical Tiki,
15 ml de Xarope de cereja Amarena,
15 ml de Sherbet de limão Tahiti (lima)
Completado com cerveja Kriek.


Método de preparo: Montado diretamente no copo longo com gelo triturado.

Uso jarrinhas de cereja Amarena,

Guarnição: Folhas de hortelã com açúcar de confeiteiro e 1 cereja natural.


Elixir Faca na Vaca (coquetel engarrafado) By Márcio Silva

Ingredientes:

Método de preparo:

Faço uma proporção sempre de 12 litros para filtrar em super bag e depois engarrafar em garrafinhas de 150 ml.

Ponche artesanal clarificado em leite, elaborado com cachaça Yaguara com infusão de abacaxi, licor Green Chartreuse, Amaro Averna, vinho Sauvignon Blanc, Bitter aromático Tropical Tiki, água de coco, suco natural de frutas cítricas e mix de especiarias.


Qual a bebida preferida?

Sem sombra de dúvidas a Cachaça... E a Cachaça Yaguara fortaleceu ainda mais essa preferência.





Márcio Silva, qual o Barman que mais admira? Ou que serve como referência?

Difícil falar somente 1, pois em todos esses anos conheci muitos profissionais no qual pude tirar referencias e me moldar da melhor forma.


Cheguei até ter um caderninho com nomes de grandes bartenders no mundo no qual gostaria de conhece-los e tive a honra de não só conhecer, mas também trabalhar ao lado deles em diferentes momentos.


Citando alguns, o maior Rock Star da profissão na minha opinião sempre foi Gary Regan, tenho um carinho grande por ele, seguido de Spike Marchant, Xavier Padovani, Tony Conigliaro, Kenji Jesse, Dale D'Groff, Mr. Ueno, Jason Fendick, Chris Edwards, Alex Skarlen, Stan Vadrna, Ben Reed, Jamie Boudreau, Max La Rocca, Brian Silva, Humberto Marques, Rudy Huerta, Julie Reiner, entre muitos outros.


Ah! Francisco. Tava esquecendo de citar meus amigos bartenders brasileiros que admiro. Hahahahahahahaha...


Daqui do Brasil, tenho um apreço muito grande pelos nomes de grandes Bartenders:

Marcos Néia da Costa, Tony Harion, Marcelo Serrano, Vítor Barros, Marco de la Roche, Fabio La Pietra, Rafael Pizanti, Francis Ribeiro, Tiago Santos, Beatriz Alencar, Márcio Mariano, Saulo Souto, entre muitos outros que estão aparecendo.


Juro que estou esquecendo de nomes que admiro aqui.


Outros assuntos de interesse.

Sou uma pessoa muita casinha como dizemos aqui no Brasil, quando não estou trabalhando, estou na minha casa sempre com minha família ou amigos ao redor.


E para lazer, aprendi a amar andar de bicicleta, no meu tempo livre, faço uma seleção de músicas, coloco o fone de ouvido e ando bastante sem rumo.


Minha meta para esse ano é tirar umas férias e fazer o caminho francês de Santiago de Compostela de bicicleta.

Meu ano de 2013 foi non stop.


Obrigado pela oportunidade!!!

Abraços!



2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelo post e a oportunidade de dividir um pouco da minha histórias com você e nossos irmãos portugueses de profissão.
Desejo a todos um excelente ano de 2014.
Enorme abraço desde São Paulo.
Márcio Silva

Anónimo disse...

Obrigado pelo post e oportunidade de compartilhar um pouco da minha história com você e nossos irmãos de profissão em países de lingua portuguesa.
Desejo a todos um excelente 2014.
Enorme abraço desde São Paulo.
Márcio Silva